sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Elvas esquecida pelo turismo alentejano

É com verdadeiro desagrado que escrevo este post. Na leitura habitual do Linhas de Elvas, um dos destaques foi a forma como a Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT) claramente se esqueceu de promover Elvas em eventos importantes, como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) ou a FITUR de Madrid, considerada a maior feira de turismo do Mundo.
A pergunta normal que nos vem à cabeça seria do género, "como é possível esquecerem-se de promover uma das cidades mais importantes do Alentejo, uma cidade que tem um processo de candidatura a Património Mundial?".

A resposta não é fácil, e no contacto telefónico entre o Linhas de Elvas e o Presidente da ERT António Ceia da Silva, podem-se depreender várias ilações. A mais clara é que fugiu claramente à questão, dizendo que a ERT esteve presente nestes eventos para promover o Alentejo no seu todo e não concelho a concelho. Uma resposta politicamente correcta, mas há casos que merecem ser considerados de uma forma distinta e Elvas é um deles, em especial pela candidatura importante que todos os alentejanos pretendemos tenha sucesso.
Sim todos os alentejanos, pois se as nossas fortificações conseguirem o almejado título de Património do Mundo, não é só Elvas que ganha com isso, mas TODO O ALENTEJO. Por isso Sr. Ceia da Silva, a nossa cidade deveria ter tido uma apreciação diferente, e deveria ter tido algum destaque na divulgação da nossa região em tão prestigiados eventos.
Como é possível que no livro "Lo mejor del Alentejo", apresentado na FITUR, não se coloque uma simples foto de Elvas? Como é possível que no anexo informativo de 64 páginas apenas constem a Pousada de Santa Luzia (actualmente fechada), o Monte do Vale na Terrugem, e o Olé Tours (fechado)? Não basta a informação ser mínima como também muito desactualizada.

Sobre a posição da Vereadora Elsa Grilo, creio que já se deveria ter pensado em participar na BTL de uma forma autónoma. Afinal nós somos os principais interessados em divulgar Elvas, e quem melhor que os elvenses para promover a nossa cidade, para que o Mundo conheça o nosso riquíssimo património histórico/cultural.
É por mais evidente que não contamos com o apoio do Sr. Ceia da Silva, seja por qualquer desentendimento com a autarquia, ou simplesmente porque não nos coloca no mapa de prioridades turísticas do Alentejo.
Por isso considero não serem mal gastos os milhares de euros necessários para a publicidade de Elvas em eventos como os anteriormente citados. São importantes, pois através deles podemos chegar a um mercado potencial de muitos milhares de turistas.
Isso significa que poderão entrar muitos euros na nossa cidade, e o investimento feito terá de certeza o retorno esperado.

Deve a edilidade repensar a estratégia de promoção de Elvas, seja de uma forma autónoma, seja através de um diálogo sério com o Sr. Ceia da Silva para que a ERT nos coloque no topo das prioridades, principalmente pela questão da candidatura a Património do Mundo.

(fonte/foto Linhas de Elvas)

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Luís Pedras, a pessoa (2ªparte)

Nesta segunda parte da entrevista ao Luís Pedras, a conversa andou sobre o seu SLB, o desporto em Elvas, em particular o futebol, o nosso artesanato, o estado actual em que se encontra politicamente a nossa cidade, e qual o futuro que os elvenses podemos esperar.
A palavra é do líder local do Bloco de Esquerda.

TP – Sei que gostas de desporto, em especial o futebol. É desta que vais comemorar o título nacional?
LP - Não sei Scottish, ainda agora começou a 2ª volta e como sabes esta é uma prova essencialmente de regularidade. É um facto que o meu SLB só tem uma derrota com o Braga e têm ambos os mesmos pontos. O teu SCP se perder na próxima jornada poderá ficar definitivamente despachado a 15 pontos, e o FCP está a 6 e cada vez a jogar pior. Só por sorte não saiu da Taça, enquanto o meu SLB dá gosto ver jogar. O melhor ataque da Europa com 44 golos é obra, portanto é melhor encomendar as faixas e pensar fazermos a festa do GLORIOSO na rotunda.

TP – Falando de futebol. Acompanhas “O Elvas”? Como vês actualmente o clube?
LP - Sou adepto d'"O Elvas", e todos os clubes têm problemas. Nós tivemos já num bom patamar mas subiu-nos o rei à barriga e derrapámos por aí fora até chegar a esta humilhante e frustrante posição (distrital). A incongruência e falta de apoio das sucessivas direcções ditou o actual rumo do clube, no entanto não se pode deitar a toalha ao chão, há que levantar a cabeça e apoiarmos o clube. A união faz a força e Elvas precisa de um Clube Alentejano de Desportos forte e competitivo. Penso que se está a fazer um excelente trabalho nos escalões de formação e se deve apoiar com mais determinação e discernimento, pois de pequenino é que se torce o pepino, apesar de já ninguém trabalhar por amor à camisola, mas esta camisola tem de ser bem suada e respeitada por todos os atletas e dirigentes.

TP – O que achas que se deveria fazer para o clube voltar a marcar presença num patamar mais importante a nível nacional?
LP - Talvez o modelo já adoptado por outros clubes para terem alguma injecção de capital com a criação das S.A., ficando sempre o clube com 51% dos activos. Este é um problema demasiado grande. Penso que "O Elvas" nos próximos tempos (10 anos) não tem capacidade para enfrentar esse tipo de desafios, e talvez a melhor opção seja de facto uma opção similar aquela que adoptou o Campomaiorense à bastante tempo, a formação, pois temos que fazer a sementeira à nossa medida.

TP – A oferta desportiva que os jovens elvenses dispõem é bem maior do que na nossa altura. Como vês o desporto na nossa cidade?
LP - Não tenho duvidas nenhumas em afirmar que o parque desportivo de Elvas é dos melhores do interior de Portugal e regozijo-me por tal. De facto os complexos que foram criados possibilitam uma diversidade de modalidades que no nosso tempo não tínhamos. As próprias freguesias rurais já dispoêm também de bons complexos desportivos sabendo nós que há cidades e vilas por esse pais que não têm nada parecido. Portanto felicito o esforço que se têm vindo a fazer nesta área, e recordo-te que em 2008, por proposta minha na Assembleia Municipal, foi aprovada uma moção de louvor a "O Elvas" e "Os Elvenses" pela excelente performance competitiva e títulos alcançados em todos os escalões de formação.
Falando de apoios, a Câmara Municipal não pode ser constantemente o bombeiro salvador de todas as colectividades e clubes, pois a subsidio-dependência é uma má política para todas as direcções. A imaginação, criatividade, espírito de empreendimento são as chaves para muitos problemas que atravessam associações, colectividades e clubes. Captar a atenção de empresários através de projectos apelativos, inovadores e acima de tudo exequíveis, é o caminho a seguir. Por outro lado já é tempo de se incentivar os melhores atletas, através de prémios por revelação, mérito das suas prestações regionais, nacionais e também internacionais. Penso que esta é uma forma de estimular mais a competição entre os atletas.


TP – Voltando às tuas profissões, consideras que o nosso artesanato está a melhorar e a ganhar importância, ou necessitaria de alguma remodelação?
LP - O artesanato sempre teve a sua importância quando bem contextualizado, isto é, não faz sentido a olaria tradicional por exemplo do Redondo estar a fabricar travessas em forma de peixe feitas por máquinas, e mais grave ainda decoradas com flores típicas dos pratos. Neste sentido é preciso reequacionar métodos, estabelecer processos e definir programas, porque só assim é que se consegue manter uma identidade. Por outro lado podem-se e devem-se estabelecer pontes, comunhões entre o tradicional e o moderno, e a realização de feiras de artesanato deve obedecer a regras, normas e perfis pré-estabelecidos, senão não passam de simples feiras de actividades económicas. Neste sentido é necessário proteger o verdadeiro artífice ou artesão, e por isto estou neste momento a desenvolver um projecto de uma associação transfronteiriça de artistas plásticos. Penso que é um projecto pioneiro tendo em conta o desenvolvimento de conceitos de eurocidades, e que pode trazer bastantes benefícios para todos os artistas. A interactividade e o intercâmbio de conhecimentos é sempre uma mais valia para todos. O artesão deve apostar sobretudo no rigor e qualidade em detrimento da quantidade. Só assim se pode entrar com sucesso nesta sociedade onde cada vez mais impera a competitividade.

TP – Estando a entrevistar um candidato à autarquia, mas sem querer entrar em discussões políticas, e despindo a camisola do partido, gostaria de saber como vês actualmente a nossa cidade de uma forma global?
LP - Sinceramente essa história de mimetismo, isto é adaptar-se ao meio segundo as circunstâncias ou despir a camisola segundo as intenções, não me diz absolutamente nada. Um homem é aquilo que é e nada mais, porque o resto chama-se pedantismo, ser aquilo que realmente não é. A nossa cidade sofreu nos últimos anos muito desenvolvimento estrutural e consequentemente a qualidade de vida dos elvenses melhorou indubitavelmente. A recuperação da biblioteca, do cine-teatro e do antigo Cine São Mateus, do Estádio Municipal e Piscinas Municipais, o saneamento básico, a circular, embora lhe falte a ciclo-via o que considero imperdoável, quando se desenvolvem conceitos de sustentabilidade urbanística. No entanto e comparando com anteriores gestões, esta tem conseguido algum progresso e desenvolvimento para o concelho. Já tive oportunidade para o dizer e seria hipócrita senão o fizesse, esta é a minha forma de estar na politica, com energia positiva. Por outro lado regozijo-me por algumas propostas que tenho vindo a fazer tanto na Assembleia Municipal como no programa que apresentei, estarem a ser reformuladas e aproveitadas e felicito os responsáveis por terem essa coragem.
Elvas globalmente melhorou isso é inegável, embora ainda faltem equipamentos fundamentais como um Centro Cultural, uma praia fluvial porque temos todas as condições para desenvolver um projecto deste tipo, e o turismo necessita de uma politica estrutural e sustentável, pois medidas avulsas não se compadecem com o futuro. Penso que no entanto chegou a hora de unir, de juntar forças, para que de uma forma honesta e leal se criem condições e compromissos de reciprocidade. Para uma democracia participativa é necessário envolver mais os cidadãos, comprometê-los com a vida da cidade, pois às vezes num pequeno pormenor reside a diferença.


TP – Ninguém tem uma varinha mágica para resolver os problemas, mas na tua opinião o que se poderia fazer para debelar os problemas existentes?
LP - Implementar a Agenda 21, isto é, promover a democracia participativa nos conselhos municipais, comissão municipal para o turismo, provedor do munícipe, mais abertura, discussão e debate. Duas cabeças pensam melhor que uma e três melhor que duas. A democracia também significa assertividade e é fundamental saber conviver com a critica de uma forma positiva, sem rancor ou retaliação. Vivemos numa sociedade moderna e é fundamental que esse modernismo chegue também às mentalidades. Ser justo com as pessoas revela sobretudo capacidade de tolerância, a relação de proximidade entre o cidadão e o político estabelece mais confiança e ajuda a desvanecer o cepticismo.

TP – Pensas, como cidadão elvense, que o nosso futuro está profundamente ligado ao TGV, comboio de mercadorias e plataforma logística?
LP - Este projecto é vital para o futuro de Elvas tanto em termos de emprego como de desenvolvimento. É sem duvida uma mais-valia fundamental para a afirmação da nossa região, tal como é a candidatura das nossas fortificações a património mundial. Considero que se estes dois projectos forem uma realidade, a nossa cidade dará um passo de gigante para sair da crise. Outro projecto também importante é a construção da prisão em Vila Fernando, e com a consolidação destes projectos estão reunidas todas as condições para se captar mais investimento em empreendimentos turísticos, serviços e transportes. Sou bastante optimista e penso que se está a fazer tudo para que sejam uma realidade muito próxima.

TP – Os elvenses vão contar com o Luís Pedras, num futuro a médio e longo prazo, como político local? Há motivação para continuar ou pretendes dar o salto para voos mais altos?
LP - O Luís Pedras sabe bem aquilo que quer. Neste momento estou muito empenhado e entusiasmado com a minha actividade artística de ceramista, e provavelmente não vou estar disponível para assumir mais cargos dentro do BE. Possivelmente não me irei recandidatar para a Comissão Coordenadora Distrital, e em termos Concelhios vamos ver também como será. Quando se pretende descentralizar, regionalizar e se sente que o partido está cada vez mais urbano e assimétrico, então há algo que não funciona e as ultimas eleições disseram-me isso mesmo. O meu activismo político está intacto e de boa saúde, mas nada está decidido. Os problemas são debatidos em local próprio e em sede própria, a liberdade de cada um é também a liberdade de todos, e quando se estabelecem regras também se estabelecem direitos. Para se fazerem omoletes são necessários ovos...

Creio que o amigo Luís Pedras com esta entrevista nos deu a oportunidade de conhecer um pouco melhor quem é o líder local do BE. Foi sem dúvida uma conversa de amigos, sem tabus políticos, e desde já agradeço a pronta disponibilidade do Luís quando lhe pedi a entrevista.

Scottish

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Luís Pedras, a pessoa (1ªparte)

Luís Pedras é o líder da concelhia do Bloco de Esquerda na nossa cidade. Foi candidato pelo seu partido nas últimas eleições autárquicas, tendo sido a terceira força política mais votada. Tem 44 anos, é casado, pai de 2 filhos, e conheci-o quando trabalhámos num Despachante Oficial, no tempo em que ainda havia fronteiras na UE. Agora é artesão e formador de artesanato, e desde 1995 está na política.
Não conseguiu entrar na Câmara como vereador e só na Assembleia Municipal o BE registou um mandato, no caso, o Alcides Silva.

O Três Paixões vai dar a conhecer a pessoa, e desde já agradeço a amabilidade desta entrevista ao Luís Pedras. Será publicada em duas partes, e nesta primeira falamos de como surgiu a política no seu caminho, de como a família o apoia, ou do passado e presente profissional tendo como base a olaria. A não perder!

Três Paixões – Quando sentiste que a política te atraía?
Luís Pedras - Desde muito cedo que me interesso pela política. Quando era aluno do 10º ano na Secundária já estava ligado à JS. Fui apoiante da primeira candidatura de Mário Soares à presidência, e o socialismo democrático sempre norteou a minha consciência política. Considero que os pilares de uma sociedade moderna assentam num estado verdadeiramente social, onde todos sem excepção tenham igualdade de oportunidades, direito a uma habitação digna, direitos iguais à educação, saúde, trabalho e justiça, no fundo é a essência da nossa Constituição.
A política é um dos status da nossa natureza, pois o homem é um animal político, mas a política surge em mim como uma necessidade cívica. Denunciar, alertar para os atropelos constantes desta sociedade assimétrica, é na verdade a condição "si ne qua non" da minha vivência. A arte também me revelou a necessidade desta atitude, a pintura de Goya "Os Fuzilamentos" ou o quadro "Guernica" de Picasso ilustram perfeitamente esta coexistência ou dualidade arte/política.


TP – Identificavas-te na altura com os ideais políticos dos partidos que existiam, ou só decidiste avançar quando surge o BE?
LP - Como referi anteriormente os meus ideais são socialistas, um socialismo moderno e democrático que enfrenta as preocupações e problemas sociais com determinação e frontalidade. Não vale a pena andar a esconder os tabus, eles existem, fazem parte de nós, desta sociedade, e por mais fracturantes que sejam têm que ser enfrentados e resolvidos, como por exemplo o aborto ou o casamento/união de facto de cidadãos do mesmo sexo. A nossa sociedade não pode perder o comboio da evolução, o conservadorismo só serve para ocultar verdades, a dialéctica existencial sobrepõe-se a qualquer ideal político. Sempre foi esta a minha visão politica, desde os tempos da JS, passando por uma candidatura como independente à Junta de Freguesia de Caia e São Pedro, apoiada pela CDU de João Vintém. Portanto ainda não existia o BE, somente em 2004 comecei a actividade politica com o BE, e em 2005 tornei-me militante e criou-se a CCD. Desde então faço parte da comissão eleita, fui eleito deputado municipal de 2005 a 2009 sendo o melhor resultado do BE em todo o Alentejo.

TP – Qual foi a opinião da tua família quando avançaste para a política?
LP - A posição da minha família sempre foi bastante assertiva, respeitou sempre esta decisão, no entanto como todas as famílias não gosta de ver o seu tempo, o tempo da família que considero extremamente importante e fundamental para estabelecer uma boa relação, ser "usurpado", retirado. Quando se está em campanhas eleitorais sofremos um desgaste físico e mental verdadeiramente avassalador, e é perfeitamente lógico e compreensível que os níveis de preocupação subam bastante por todos aqueles que nos amam e gostam de nós.

TP – Mudando de assunto. Trabalhas-te comigo num Despachante Oficial, mas quando esse capítulo da nossa vida encerrou, por onde estiveste?
LP - Como sabes ainda estive cerca de 9/10 anos nessa actividade. Depois da data fatídica de 01/01/1993, o mercado único, a abertura das fronteiras foi realmente uma machadada enorme na economia local e no emprego. Não foi fácil de repente ficar desempregado, mas não desarmei, não deitei a toalha ao chão. Sempre fui um amante das artes e assumi essa condição de artífice e artista. Muitas vezes digo que há males que vêem por bem e assim aconteceu, pois abracei esta arte, este ofício com determinação e muita responsabilidade. Fiz a minha formação com bons mestres oleiros tradicionais e mestres estrangeiros de renome internacional como o mestre Kimura, ou o grande mestre espanhol Arcádio Blasco. Realmente consegui absorver toda a essência desta arte ancestral através dos conhecimentos, do ensinamento ao longo de cerca de 16 anos com estes mestres e a experiência e reconhecimento através de prémios regionais, nacionais, e internacionais, feiras e exposições individuais e colectivas.
Penso que somente com empenho, dedicação, prazer e satisfação, rigor e qualidade, é que podemos enfrentar esta sociedade cada vez mais competitiva e exigente. A olaria, a comunhão dos quatro elementos da formação do mundo, a terra (barro), o ar (O2), a água e o fogo, o domínio do fogo, deu-me outra visão da arte.
A actividade como formador também ocupou parte destes anos, pois ministrei diversos cursos de formação profissional, worshops e formação durante 10 anos no Centro Educativo de Vila Fernando. Considero mesmo que este foi o maior desafio pedagógico que tive e ao mesmo tempo uma experiência muito enriquecedora. Sou formador desde 1995 e sempre na área obviamente da cerâmica, concretamente azulejaria, decoração cerâmica, modelação, RAKU e ÁGATA, e roda tradicional.


TP – A olaria é uma virtude, uma paixão, ou foi a possibilidade de seguir em frente?
LP - Como sabes a poesia filosófica, a arqueologia, a antropologia e a paleontologia foram sempre áreas ou ciências que me despertaram interesse e curiosidade. A necessidade de compreender bem o nosso passado para poder explicar melhor o presente sempre me fascinou, e a olaria estabelece essa ponte entre o passado e o presente através do domínio do fogo, técnicas de modelação, preparação de pastas e a própria cromática (os óxidos). É esta versatilidade e potencialidade que nos oferece a cerâmica, que me seduziu inexoravelmente.
Depois desenvolver projectos como o "Fénix-renascer da ronca de Elvas" e verificar que se estão a revitalizar, a recuperar tradições, no fundo alimentar a raíz da nossa identidade cultural, mergulhar nessa memória colectiva e emergir com uma lufada de ar fresco. Dá-me muito prazer e satisfação, porque sinto que estou a contribuir positivamente para que a nossa essência cultural não se desvaneça.


TP – Tens muitos alunos? Quais as idades?
LP - Todos sabemos as idades dos formandos que tinha no Centro Educativo de Vila Fernando, enquanto na formação profissional já aparecem alunos de praticamente todas as faixas etárias desde que sejam adultos. Por exemplo, o workshop na ESE de Porlalegre eram os futuros professores de EVT, enquanto que na Escola Básica 2,3 nº2 da Boa-fé eram alunos e pais em interactividade sobre as roncas.

Não perca amanhã a segunda parte da entrevista a Luís Pedras.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Elvas gosta de Fado

No passado Sábado o Cine-Teatro esteve praticamente cheio para se assistir ao espectáculo "Recordar o Fado Antigo". Integrado nas comemorações dos 351 anos da Batalha das Linhas de Elvas, o elenco contou com a participação dos fadistas António Passão, Maritina, Marta do Carmo, Vera Cristina, as elvenses Carla Isabel e Marlene, além de Franklin do Carmo e Lurdes de Sá, os dois responsáveis por reunir este grupo que sem dúvida seduziu o público presente.
A particularidade deste elenco reside em que era 100% alentejano, assim como os 4 músicos que deram som à noite. Jorge Silva, Rogério Ferreira, o elvense Rui Garrido e António Barros mostraram uma enorme qualidade, não fossem eles alentejanos claro!

A noite não foi apenas de fados antigos, também se ouviram fados mais actuais. Muito bem estiveram as duas fadistas elvenses, apesar de que a Carla Isabel estava ainda com alguns problemas na voz devido a uma constipação que teima em não se curar. Mesmo assim as duas formaram um dueto, cantando um fado dedicado à filha da Carla Isabel. Foi um dos grandes momentos no Cine-Teatro nas mais de duas horas e meia que durou o espectáculo.

Destaque também para a jovem fadista eborense Vera Cristina, que com apenas 14 anos de idade mostrou grande potencial para o futuro do fado alentejano.

Está de parabéns o evento, e mais uma vez se mostrou que pagando nem que sejam apenas 2€, os elvenses aderem a este tipo de iniciativas, sempre que se sinta que a qualidade vai estar presente. Creio mesmo que todos os espectáculos deste género no Cine-Teatro deveriam ser sempre com a necessária compra de bilhetes. Isto porque se é de entrada gratuita, pode-se questionar a qualidade do espectáculo. Pagando sentiremos a sensação de responsabilização de um bom espectáculo por parte de quem o promove.

Algo que este Humilde Observador não gostou, foi o facto de apenas haver um micro em palco para os fadistas, situação que "complicou" a apresentação por parte de Franklin do Carmo e Lurdes de Sá, que se tiveram de alternar, assim como o dueto da Carla Isabel com a Marlene. São situações que se podem evitar e que espero sejam corrigidas no futuro.

Como muito bem diz o companheiro Xavier de Sousa, venham mais espectáculos assim, a bem de Elvas como cidade eminentemente cultural.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

P.S. - Foto do amigo Lupor, que fez uma reportagem fotográfica enorme :)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Basquetebol: Vitória do SCC em jogo especial

Ontem em Campo Maior aconteceu algo que nunca antes me tinha sucedido no Basquetebol, defrontar o Clube Elvense de Natação. Por esse motivo o jogo foi especial, uma sensação bonita de ter pela frente as camisolas azuis escuras, que durante muitos anos tiveram este Humilde Observador como um dos treinadores.
Continuo associado ao projecto do CEN, mas agora como dirigente, e a equipa que compõe a Secção está totalmente empenhada em fazer desta apaixonante modalidade uma referência no desporto elvense.

No entanto também faço parte de um outro projecto, o do Campomaiorense, um clube que aposta no Basquetebol e que pretende que a modalidade seja uma alternativa desportiva válida na terra do café. Comecei há três épocas a orientar os "galgos", depois de ter disputado como jogador o CNB 2. Esta época, como já leram neste cantinho, sou o Coach da equipa de Sub-14 Masculinos. Um desafio muito diferente do anterior, pois passar dos Seniores para orientar miúdos de 12/13 anos, leva a uma forma de trabalhar completamente diferente.
Não treinava estas idades há muitos anos, mas o trabalho desenvolvido nestes 4 meses pode-se considerar até agora como positivo. No Campeonato Regional acabamos no quarto lugar, e agora no Torneio Intercalar já obtivemos duas vitórias em tantos jogos disputados.

A segunda vitória, por 77-23, foi frente ao Clube Elvense de Natação. O jogo disputou-se em Campo Maior e a superioridade actual do SCC ficou espelhada no marcador final. Deve-se dizer que a equipa do CEN conta ainda com pouco tempo de trabalho, e que este tipo de resultados irão surgir mais vezes, mas de uma coisa podem sentir-se satisfeitos os técnicos do CEN, e é a grande disponibilidade apresentada pela sua jovem equipa.
Muita intensidade na defesa que conseguiu parar em vários fases do jogo, a melhor técnica individual e colectiva da minha equipa, motiva de certo a continuar o bom trabalho feito até aqui.

No primeiro período o SCC foi sem dúvida superior, como demonstra o claro 23-1 de parcial, muito por culpa da boa defesa a todo o campo por parte do SCC, que aproveitou o nervosismo inicial do jogadores de Elvas. Foram várias as perdas de posse de bola com consequentes ataques fáceis dos de Campo Maior e assim a diferença foi naturalmente aumentando.
Mas o segundo período foi bem diferente, pois o "cinco" utilizado pelo SCC era mais "baixo", e isso fez com que os jogadores do CEN tirassem o nervosismo de cima. A intensidade foi muita, assim como a precipitação e por isso o resultado foi mais equilibrado devido aos inúmeros erros de ambos conjuntos. Parcial de 12-9 para o SCC, e ao intervalo o marcador registava 35-10 para os da casa.

Resultado normal pelas condicionantes que acima referi, mas a diferença não era maior pois os meus jogadores teimaram em fazer tudo ao contrário daquilo que lhes é pedido. Maus passes, más recepções, pouca exploração dos corredores laterais em contra-ataque, e para agravar o problema, a precipitação no lançamento, situações que motivaram ainda mais os jogadores do CEN. Estas serão situações a rever já nos próximos treinos, pois avizinham-se partidas com grau de dificuldade mais elevado.
No terceiro período digamos que as coisas voltaram um pouco mais ao que se previa no início, ou seja a superioridade do SCC. O parcial foi de 19-8, e nos últimos 10 minutos foi de 23-5. Estes registos são normais, pois o "andamento" do SCC neste momento é superior, e à medida que o tempo passava a condição física do CEN acusava cansaço.

No final o 77-23 é justo, com um valente puxão de orelhas aos jogadores do SCC pelo mau jogo desenvolvido em várias fases da partida, perante um adversário notoriamente mais frágil. Aos jogadores do CEN dizer que devem continuar a trabalhar, pois com a intensidade e disponibilidade demonstradas os resultados irão de certeza aparecer.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Patrick Sequeira apela ao associativismo dos comerciantes

Estive a ouvir a entrevista que Patrick Sequeira, presidente da Associação Empresarial de Elvas, deu à Rádio Elvas, e sinceramente fiquei satisfeito. Posso mesmo dizer que muitas das opiniões formadas pelo Patrick, estão de acordo com as que este Humilde Observador pensa sobre o futuro de Elvas, várias vezes comentadas nesta casa.

A Associação Empresarial de Elvas conta, segundo o seu Presidente, com cerca de 260 associados, a grande maioria do comércio, mas também de prestação de serviços, e da agricultura. A mensalidade é de 5€ e o desejo de aumentar o número de sócios está no pensamento da Associação, havendo um objectivo claro de atingir os 400 até ao final do presente ano. A soma mensal da quotização é a única fonte de receitas da AEE, mas mesmo assim conta com dois funcionários, e vários projectos em mão afim de desenvolverem a própria associação e o tecido empresarial de Elvas.

Conforme disse Patrick Sequeira, a grande arma da AEE será a Guia "Elvas Viva", que está prestes a sair. Dinamismo e modernismo incidindo em especial no comércio tradicional, de forma a divulgar uma zona muito badalada na blogosfera elvense, é a base desta Guia.

O Presidente da AEE lança um alerta aos comerciantes, e é a sua mudança de mentalidade. "Não cabe na cabeça de ninguém passar por algumas lojas e nem as luzes da montra estão ligadas". Tem razão, e este é um dos muitos sinais que pedem a gritos a tal mudança de atitude necessária para a revitalização do comércio tradicional elvense.
Tenho comentado por diversas vezes que condeno a forma como muitos comerciantes esperam de braços cruzados que a sorte lhe sorria e que os clientes surjam do nada. Ou então aguardam que a Câmara Municipal de Elvas promova eventos no Centro Histórico para assim haver mais gente nas ruas. Mas o que acontece? Lojas fechadas nas tardes de Sábado pois o fim-de-semana é para descansar...

A AEE apela aos comerciantes um espírito associativo, de forma a que em conjunto se encontrem soluções para a dinamização urgente do comércio tradicional. Um exemplo disso foi a Casa do Pai Natal, motivo importante para muitos visitarem o Coração de Elvas, realizarem as compras natalícias, aproveitando que os filhos iriam desfrutar uns bons momentos na casa que estava na antiga Rodoviária.
Na entrevista Patrick Sequeira considera importante que se mudem as "caras" das lojas, pois em muitos casos os comerciantes contam com uma idade avançada e seria importante motivarem os filhos a continuarem com os projectos. Também devem os comerciantes modernizar os seus espaços, não terem receios de apostar, de aproveitarem os apoios governamentais para a revitalização do comércio, como é o projecto Modcom.
Concordo com isto, o associativismo de acontecer em Elvas é um bom sinal, é uma forma de mostrarem que pretendem alterar o rumo dos acontecimentos, que querem acordar do marasmo actual. Também o facto de as pessoas mais idosas pensarem na preparação da passagem de testemunho, é um factor fundamental para o futuro do comércio tradicional. Receio de modernizar as lojas, de tratar de dar uma nova vida as suas empresas, é algo que neste momento é legítimo devido à conjuntura actual de crise, mas mesmo assim deveriam ver todas as possibilidades de actualizarem os seus negócios.

Se 2009 foi o ano de consolidação da AEE, em 2010 Patrick Sequeira disse que irão desenvolver várias actividades, como Jornadas Gastronómicas, ou acções em determinadas épocas do ano, como o Carnaval, a Páscoa, no Verão com animação de rua, de forma a trazer gente às ruas do Centro Histórico. Boas iniciativas sem dúvida, mostrando em especial a preocupação de desenvolver as áreas económicas mais importantes actualmente em Elvas, o comércio e a restauração.

A Zona Industrial foi alvo de críticas nesta entrevista, pois segundo o Presidente da AEE, não dignifica Elvas, e não está de acordo com as necessidades da nossa cidade. Patrick é da opinião que o tecido empresarial deveria fisicamente ir em direcção a Badajoz e explicou porquê. Primeiro porque estamos perto de que se torne realidade o projecto económico mais importante para Elvas, a Plataforma Logística/Comboio de Mercadorias/TGV, a luz ao fundo do túnel, e também porque temos 150 mil potenciais clientes para as áreas em que realmente nos destacamos.
Estou de acordo com a apreciação, pois a nossa mão de obra em diversas áreas é apreciada por "nuestros hermanos" e não é à toa que temos muitos elvenses a trabalhar em Badajoz e arredores.
Os pacenses vêm a Elvas, não só para degustar a excelente cozinha elvense, mas também para fazerem compras que há alguns anos nos pareciam improváveis, as casas. São muitas as famílias espanholas residentes em Elvas, que preferem a qualidade de construção aliado aos preços menos elevados, e assim deixam bastante dinheiro em Elvas.
É um mercado vasto que podemos e devemos explorar desde que seja de uma forma consciente, coerente e dinâmica.

Também me pareceu interessante o desejo de diálogo com os estabelecimentos de Ensino locais, de forma a serem leccionados cursos que realmente tenham saída em Elvas. Vejo na AEE vontade de preservar as profissões que são a base comercial da nossa cidade e isso é algo que temos de louvar.

Deixo aqui uma sugestão à AEE. Nos tempos actuais, uma das ferramentas fundamentais de trabalho é a internet. Penso que seria importante a criação de um site, de forma a que com facilidade e rapidez os sócios podessem saber mais da Associação, ou mesmo poderem obter resposta rápida para qualquer eventual esclarecimento.

Com tudo isto, deixo uma pergunta aos leitores do Três Paixões. Terá a Associação Empresarial de Elvas capacidade para mudar o rumo dos acontecimentos no que toca ao nosso comércio tradicional?

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Barragem do Caia continua a encher

Boas notícias sobre a Barragem do Caia. A albufeira que abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior e Monforte está com 53% da sua capacidade máxima, que é de 185 milhões de metros cúbicos.
Segundo informações da Associação de Beneficiários do Caia, o nível subiu 3,22 metros, com um ganho de 30 milhões de metros cúbicos.
Até às 9 horas de ontem a cota estava em 226,43 metros, que corresponde a um volume perto dos 98 milhões de metros cúbicos.

(fonte site Rádio Elvas / foto Tudoben.com)

Boas notícias sem dúvida numa região que tem sentido a seca no Verão, de forma a ter havido os indesejáveis cortes de água. Ainda estamos longe do fim do Inverno e parece que a chuva vai proporcionar mais metros cúbicos para a Barragem do Caia.
Não gostamos do céu cinzento, da chuva que nos obriga a andar com guarda-chuvas, andamos irritados, não queremos sair, mas TODOS sabemos que a água nos faz muita falta.

Como informação aos leitores do Três Paixões, o Instituto de Meteorologia anuncia para Portalegre céu muito nublado, vento fraco de S/SE e as temperaturas irão variar entre os 6º de mínima e os 12º de máxima. Segundo o Accuweather (que fornece informação do tempo para Elvas nesta casa), apenas vamos ter chuva na noite de Sexta e manhã de Sábado. Na primeira noite do fim-de-semana estará nublado, sem precipitação, mas os que decidirem sair devem ir agasalhados pois as temperaturas vão baixar. No Domingo o céu irá estar nublado mas o frio será o que vamos sentir com mais força.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mais sobre o TGV...

Fazendo umas leituras online pelos jornais nacionais, deparo-me com a notícia que a RAVE poupou nada menos que 900 milhões no projecto TGV.

Segundo o administrador Carlos Fernandes para o Jornal Público, houve "um melhor aprofundamento dos estudos e a divulgação dos mesmos de modo a facilitar a vida aos concorrentes, uma tecnologia de ponta australiana para mapear terrenos, e uma boa articulação do traçado do TGV com a Rede Eléctrica Nacional (REN) permitiram que a linha de alta velocidade entre o Poceirão e Caia, estimada inicialmente em 2260 milhões de euros, acabasse por ser adjudicada por 1359 milhões de euros. Ou seja, uma redução de 40 por cento no projecto".
O administrador entende que "se tivéssemos dado de empreitada um projecto fechado para a construção da linha, isso não daria tanta liberdade aos concorrentes para o optimizarem, mas, como aprofundámos estudos e demos toda a informação, os consórcios puderam trabalhá-la e encontrar soluções que baixaram os preços".

Fundamental para que o projecto seja menos caro, foi "a elaboração de traçados alternativos virtuais, tendo sido um dos aspectos mais optimizados neste processo graças a um poderoso software de última geração da empresa australiana Quantm. A Rave foi pioneira na sua utilização e pôde, assim, varrer o terreno virtual do corredor entre o Poceirão e Caia e encontrar milhares de traçados alternativos ordenados em função do custo e das características técnicas. Esta informação foi, depois, entregue aos consórcios que escolheram as suas soluções." Segundo Carlos Fernandes, "graças a isto foram poupados entre 300 a 400 milhões de euros no projecto".

Apesar do enorme valor que vai ser a factura deste projecto, a RAVE tem conseguido "emagrecer" a despesa, e isso é de agradecer.
Mas há mais, pois "numa outra frente, a RAVE e a REN juntaram-se e planearam entre ambas a melhor localização das subestações onde é transformada a energia eléctrica de muito alta tensão para os 25 mil volts com que será alimentada a via-férrea. Como a REN está também a construir a sua rede no Alentejo, foi possível encontrar pontos de contacto com a rede ferroviária em Pegões, Évora e Elvas que permitiram reduzir de 108 para 36 milhões de euros o custo das infra-estruturas eléctricas para o TGV".

Carlos Fernandes diz que grande parte das poupanças foi conseguida "porque foram dadas as ferramentas para os privados poderem trabalhar e optimizar soluções". É que, por via da qualidade do projecto, nenhum consórcio poderia aí fazer a diferença, pois todas as normas técnicas de uma linha de alta velocidade estão predefinidas internacionalmente. "Logo, todo o nosso foco esteve voltado para a redução do custo, o que foi conseguido".

Significativo foi o que li noutra notícia do Público, em que o TGV poderá criar 36 mil postos de trabalho no Turismo em 20 anos. "Num estudo encomendado pela RAVE, a Deloitte prevê que a alta velocidade provoque aumento da entrada de turistas espanhóis em Portugal. A eliminação de barreiras psicológicas nas viagens proporcionadas pelo comboio de alta velocidade, a sua comodidade e a possibilidade de se poder trabalhar a bordo, vão provocar um aumento das viagens entre Portugal e Espanha com impactos muito significativos no turismo. A consultora Deloitte estimou que o valor acrescentado potenciado por este sector em 2030, induzido pela alta velocidade, será de 553 milhões de euros, com um aumento de 36 mil postos de trabalho".

O estudo fala do mercado espanhol como factor de desenvolvimento económico em Portugal, pois "ao ligar a rede ferroviária portuguesa à espanhola, a alta velocidade vai proporcionar um mercado interno alargado de 58 milhões de consumidores ibéricos. O documento diz que dentro de duas décadas haverá um acréscimo de 1,3 milhões de dormidas de turistas espanhóis em Portugal, um valor que, ainda assim, só corresponde a 0,4 por cento das 311 milhões de dormidas de nuestros hermanos em Espanha em 2006".

São estudos, valem o que valem, mas penso que são interessantes e que nos podem dar uma noção do que poderemos vir a beneficiar com o tão falado TGV. Este estudo da Deloitte toca em especial no terreno do turismo e na quantidade de visitantes que poderão vir de Espanha.
Aqui para a nossa região não será tanto assim, se bem que poderemos ter algum movimento desde que consigamos tornar as nossas muralhas Património do Mundo. Penso, e já o referi por diversas vezes, que fundamental para Elvas será a linha do comboio de mercadorias e a Plataforma Logística, que originarão muitos postos de trabalho numa cidade em que o desemprego tem vindo a aumentar significativamente.
Que venham depressa!!!!

(fonte Jornal Público - link 1, link 2)

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Basquetebol: Vitória indiscutível

AMB Bacêlo - 36
SCC - 65

No arranque da participação do SCC no Torneio Intercalar de Sub-14 Masculinos, uma vitória robusta e merecida. A diferença de 29 pontos registada no final, deveu-se a uma boa primeira parte, em que com a proibição de substituições durante os dois primeiros quartos, conseguimos ser mais equilibrados na definição dos "cincos".
Com uma defesa agressiva, sempre com a intenção de recuperar a bola antes que o adversário conseguisse lançar ao cesto, e encetando um contra-ataque bastante efectivo, originaram que ao intervalo o marcador registasse um claro 11-40 para o SCC.

Partida sentenciada e a sensação no reatamento era de que se poderia dilatar a vantagem. Não aconteceu muito por culpa do Bacêlo, que apelando à honra de jogar em casa, encetou um equilíbrio no jogo que merece elogios. Também o facto dos jogadores de Campo Maior verem tamanha diferença no marcador, fez com que aparecesse algo que nós treinadores nunca queremos ver nas nossas equipas, relaxamento e desconcentração.
O Bacêlo venceu o terceiro parcial por 14-11, mas no quarto e derradeiro período o SCC registou o resultado inverso, ou seja, 11-14.
No final 36-65, que premeia sem dúvida a boa primeira parte do SCC, mas que também serviu de aviso a má segunda parte para futuros jogos.

No próximo Domingo haverá "derby" regional com a recepção em Campo Maior do Clube Elvense de Natação. Será um jogo especial para este Humilde Observador pois em 17 anos como treinador, esta vai ser a primeira vez que serei adversário do CEN.
O jogo está marcado para o próximo Domingo pelas 11h00 no Pavilhão Rui Nabeiro.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Medidas preventivas para TGV prorrogadas por um ano

O Conselho de Ministros prorrogou ontem por um ano, a vigência das medidas preventivas de salvaguarda à programação e execução da ligação ferroviária do TGV do eixo Lisboa-Madrid, que deverá estar concluído em 2013.

A resolução do Conselho de Ministros pretende viabilizar a construção da rede ferroviária de alta velocidade do eixo Porto-Lisboa, evitar a alteração das circunstâncias e condições existentes em determinadas zonas, assim como facilitar e tornar menos onerosa a execução da obra.

O prazo das medidas preventivas fica prorrogado por um ano nas zonas abrangidas pelo traçado previsto nos municípios de Moita, Palmela, Montijo, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Évora, Redondo, Vila Viçosa, Alandroal e Elvas.

A resolução justifica o prolongamento do prazo com a impossibilidade de “proceder à programação integral do empreendimento público, dada a sua complexidade, nomeadamente as limitações decorrentes do atravessamento de áreas urbanas consolidadas”.

(fonte Público / Lusa)

É uma boa notícia sem dúvida pois a prorrogação salvaguarda a programação e implementação da linha ferroviária de alta velocidade que tanto ambicionamos. Estas medidas pretendem evitar alterações que comprometam a execução do empreendimento, ou torná-lo mais difícil e oneroso, como acima indica a notícia do Público/Lusa.

O eixo Lisboa-Madrid tem de estar concluído em 2013, ou seja dentro de 3 anos. Muitas notícias, boas e más, iremos ter ao longo deste largo período de tempo, mas o desejo que a via férrea de alta velocidade se fixe definitivamente em Elvas é ENORME.
Já por várias vezes referi que este projecto poderá ser a principal tábua de salvação da nossa cidade, mas também não podemos agarrá-lo como a nossa única esperança.

Há muito por fazer em Elvas, não só pela edilidade, mas por TODOS os Elvenses!! Aqui estarei para opinar sobre isto, e sugerir medidas a tomar.

P.S. - Ontem este Humilde Observador teve um lapso ao não parabenizar o Centro Artístico Elvense, o popular "Grémio", pelos seus 132 anos de vida. As minhas desculpas pelo lapso e o desejo de que sejam muitos mais os que se celebrem.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Prémio Zé de Mello 09 para o Três Paixões

É com grande satisfação que este Humilde Observador recebe o Prémio Zé de Mello, como melhor blogue de Elvas, na edição de 2009. Num dia marcante para todos os elvenses, este cantinho foi galardoado pelo trabalho desenvolvido precisamente para a causa comum aos Prémios, a nossa cidade de Elvas.

Antes de mais elogiar o trabalho que têm feito os outros dois nomeados para a categoria, no caso o Cidad'elvas e o Elvas Cidade Viva, merecedores sem dúvida da nomeação, conforme se viu na votação dos internautas.
A luta salutar pela vitória foi renhida até aos derradeiros momentos, com a pouca diferença entre esta casa e o Cidad'elvas. A vitória caiu para este lado, mas se tivesse sido para o blogue que recentemente avançou com a iniciativa "Elvas sem Fome", que merece os mais rasgados elogios, também teria sido bem entregue, pois recordo que o Cidad'elvas foi nomeado pelo segundo ano consecutivo.
Por tudo isto penso que todos somos vencedores, pois como diz o Velho Conselheiro, TODOS SOMOS ELVAS.

Este Prémio irá trazer maior responsabilidade ao Três Paixões, na medida em que o trabalho realizado até aqui teve o apoio na votação dos inúmeros leitores que diariamente visitam este cantinho, mas que para o futuro imediato obriga à continuidade da dedicação de "falar" sobre Elvas, sempre de uma forma pessoal, para todo o mundo.
Fica a promessa que o Scottish irá continuar a emitir as suas opiniões no que toca às Três Paixões e não só.

Os meus sinceros agradecimentos ao Zé de Mello pela nomeação, aos votantes que com os seus "cliques" deram a vitória a este projecto, e à minha cara metade, pelo apoio incondicional para que o trabalho apresentado seja o melhor possível.

Scottish
Galardoado com o Prémio Zé de Mello 09

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

351 anos da Batalha das Linhas de Elvas

Amanhã temos mais um feriado municipal da nossa cidade (que não será gozado por todos...). 351 anos de comemorações da Batalha das Linhas de Elvas, que ao longo deste mês de Janeiro contará com uma diversa programação por parte da edilidade.

O destaque do dia 14 de Janeiro vai para a Romagem ao Padrão e ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria. Seguem-se as cerimónias militares e militarizadas na Praça da República, desfile, e evocação histórica da Batalha com uma representação ao vivo que no ano passado foi a agradável surpresa dos muitos presentes.

Também se deve lembrar que a Banda 14 de Janeiro celebra o seu 55º aniversário, pelo qual o Três Paixões endereça os mais sinceros Parabéns, e o desejo que sejam muitos mais.

Hoje temos concerto no Cine-Teatro, com Paulo Carvalho & Banda, estando o seu início marcado para as 21h30. O bilhete para assistir ao concerto deve ser adquirido no Posto de Turismo ou na bilheteira do Cine-Teatro.

Como o programa é vasto e merece a atenção dos leitores, clique aqui para saber tudo.

(fonte site do Município de Elvas)

E hoje encerram as votações para os Prémios Zé de Mello 2009. Até que seja possível votem no Três Paixões, nomeado para o melhor blogue de Elvas, caso entendam que é o voto certo :)

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Esta semana temos Porco no prato

Desde ontem e até ao próximo Domingo decorrerá a Semana Gastronómica do Porco, numa organização da Câmara Municipal de Elvas. Pretende a edilidade preservar um dos mais importantes pratos da nossa gastronomia, e ao evento associaram-se cerca de duas dezenas de restaurantes.

Os participantes onde poderemos degustar as iguarias são A Coluna, Adega Regional, A Lareira, Bolota Castanha, D. Januário, El Cristo, Flor do Jardim, Girassol, Goleta, O Assador, Os Elvenses, O Chinita, O Grémio, O Lagar, Piscinas Municipais, Pompílio, Ponto de Encontro, Taberna do Adro e Troya Coffee.

Para saber as ementas que cada restaurante apresenta clique aqui.

(fonte site do Município de Elvas)

A ideia de promover a nossa gastronomia merece todo o nosso apoio, mas devemos analisar o timing em que apresentamos este tipo de eventos. Penso que Janeiro não é o mês mais apropriado para divulgar uma semana gastronómica, com o claro objectivo de ajudar os restaurantes locais a conseguir mais clientes.
E isto porque depois de um Dezembro que tradicionalmente obriga a muitas despesas, é no primeiro mês do ano que tentamos equilibrar as contas e de uma maneira geral entramos em contenção de despesas.

Espero e desejo que a Semana Gastronómica do Porco tenha todo o sucesso a bem da economia local, mas coloco algumas reticências...

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Elvas pintada a branco e Castelo de Vide a azul e ouro

Hoje o post de muitos blogues elvenses irá referenciar o nevão que cobriu a nossa cidade durante o dia de ontem. Foi a notícia do domingo e digamos que a nossa cidade pintada a branco tem um colorido diferente e bonito, conforme podem ver na foto tirada pelo amigo LLS. Foi um verdadeiro espectáculo, tanto para miúdos como para graúdos, e este Humilde Observador não poderia deixar de referenciar este momento pouco frequente na nossa cidade.

Há muito que não se recordava tanta neve em Elvas e o dia irá ficar registado pelas inúmeras fotografias que todos os que saíram à rua tiraram. Além do mais o facto de se poder brincar com a neve ao sair de casa, foi motivo para se construírem os típicos bonecos de neve, como o que vemos na foto do amigo Rui Jesuino.

Mas este nevão não trouxe apenas beleza e brincadeiras, tendo a sua parte negativa. A circulação rodoviária passou a ser de risco, tendo-se registado pequenos acidentes, felizmente sem gravidade. Houve estradas cortadas ao trânsito, como as de Barbacena-Vedor/Elvas e Monforte-Barbacena. Hoje circulem com precaução, pois as estradas irão continuar muito escorregadias devido ao mau tempo que se vai sentir nos próximos dias.

Enquanto brincávamos e nos deliciávamos com a neve, em Castelo de Vide o nosso "O Elvas" dava um passo de afirmação na Divisão de Honra do Distrital, ao vencer por 0-3 o até então líder. Com golos de Carapinha (2) e Fernando Roque, a equipa comandada por Elói Silva lidera isolada a classificação com 6 pontos.
No próximo Domingo pelas 15 horas, o Colosso recebe o Fronteirense, equipa que nesta jornada goleou o Santa Eulália por 5-0. Os meus Parabéns à equipa e o desejo que continuem assim para podermos celebrar a tão desejada subida de divisão.

Foi um Domingo em cheio, com um panorama nada habitual e com o Colosso a mostrar melhorias conquistando uma vitória importante.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

sábado, 9 de janeiro de 2010

Tempo de Magia (#4)

Larry Bird foi sem dúvida um dos maiores da história do basquetebol.
Tudo começou em Indiana State University, com a qual chegou à final da NCAA contra Michigan State University, onde a estrela era Magic Johnson. Com essa final começou o duelo mais seguido de todos os tempos, entre dois jogadores sensacionais que representariam as duas equipas mais históricas da NBA, os Lakers e os Celtics.

Para começar em beleza a sua carreira na NBA, Bird foi eleito o melhor "rookie" (novato) do ano, mas Magic conquistou na sua época de estreia o anel de campeão.
Se em 1979 Magic tinha vencido o duelo a Larry Bird na final universitária, em 1984 voltaram a enfrentar-se para discutir mais um título, o da NBA. Desta vez a desforra do jogador alto e louro, lento mas com um terrível lançamento de 3 pontos, senhor de uma tremenda habilidade com as mãos, que também dava passes incríveis, o grande expoente do "trash talking", e um verdadeiro ladrão de bolas, consumou-se.

Foi uma vitória épica, pois estiveram contra as cordas ao verem os Lakers estar em vantagem na série com um 3x1 que fazia pensar o pior. No entanto deram a volta aos acontecimentos, ao mais puro estilo dos Boston Celtics, ou seja, jogar com o coração e com o clima de loucura que o mítico Boston Garden apresentava aos rivais.
A forma de vencer foi uma enorme pressão defensiva, sempre no limiar da falta, pois esta era a forma de parar o conhecido contra-ataque dos Lakers, e contar com a inspiração do número #33. E com 40 graus dentro do pavilhão mais os que Larry Bird acrescentou pela sua portentosa exibição, venceram o anel.

Magic e Bird voltaram a enfrentar-se nas finais mais duas vezes, em 1985 e 1987, ambas com vitória dos Lakers. Nas duas finais voltou a assistir-se a grande intensidade, incerteza sobre o vencedor, ou massacres como o jogo 1 da final de 85, em que os Celtics "cilindraram" os Lakers com uma vitória por 30 pontos, históricamente intitulada como o "Memorial Day Massacre".
Mas no sexto jogo da final, Magic e Kareem Abdul-Jabbar derrotaram os Celtics e pela primeira vez o Boston Garden assistia à derrota nas finais dos seus "orgulhosos verdes".

Muitas recordações irão ter os trintões e quarentões que vejam o vídeo que coloco, pois foi na década de 80 que a NBA teve o seu "boom", e para isso a contribuição de Larry Bird foi importantíssima.
O seu palmarés é enorme, pois conquistou 3 títulos da NBA (1981, 1984, 1986) tendo sido o MVP das finais em 2 (1984 e 1986), foi MVP da liga por 3 vezes (1984, 1985, 1986), 12 vezes All-Star sendo o MVP no ano 1982, vencedor por 3 vezes do Concurso de Triplos (1986, 1987, 1988) e Campeão Olímpico em 1992 fazendo parte do mítico Dream Team.

Este é o meu pequeno tributo ao jogador branco mais importante da história do basquetebol, o magnífico Larry Bird.



Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Sereno rejeita Valladolid para representar o FC Porto

Segundo noticia o TVI 24 Online, Carlos Suárez, Presidente do Real Valladolid, afirmou que "Sereno rejeitou a nossa proposta porque tomou a decisão de representar um clube grande, o FC Porto. Foi isso mesmo que nos comunicou o seu empresário".

Desta forma o Real Valladolid, que milita no principal escalão do futebol espanhol, descarta a possibilidade de "fichar" o jovem central elvense para a próxima época.

Segundo o site www.blanquivioletas.com, página de adeptos do clube espanhol, em entrevista ao Presidente Carlos Suárez e tendo como ponto principal a preparação da próxima época, o líder do clube espanhol é categórico ao afimar que "el que ya está descartado es Henrique Sereno, quién desechó nuestra oferta. No le terminó de satisfacer sus intereses y ha llegado a un acuerdo con otro club".

Se a isto sumamos que em Setembro do ano passado o DN publicou que Henrique Sereno tinha chegado a acordo com os azuis-e-brancos (notícia comentada nesta casa no dia 25/09/2009 com o título "Sereno a caminho do FC Porto"), acredito que todas estas afirmações públicas não sejam apenas conjeturas, mas sim uma inequívoca realidade.

Espero sinceramente que seja verdade, pois ver um familiar representar um dos 3 grandes do futebol lusitano, é motivo de orgulho. Pena que não seja no meu Sporting...

Aguardemos a oficialização do enlace, agora que já estamos dentro do período temporal autorizado pela FIFA para celebrar novos contratos. Certo é o descarte do Valladolid e as tentativas sem sucesso por parte do Vitória, para o Sereno renovar pelos minhotos.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

P.S. - Foto site do Vitória S.C.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Titanic a afundar e a orquestra a tocar

Esta semana enviaram-me um mail com uma notícia publicada no dia 12/12/2009 pelo Ricardo Reis, professor de economia da Universidade de Columbia, no Jornal i. Não fala directamente de Elvas, mas é de interesse geral e podemos verificar para onde caminha o nosso país.

De acordo com as notícias desta semana, o governo está empenhado na actualização do regime jurídico do casamento. O PSD está empenhado em ouvir escutas telefónicas para aferir o carácter moral do primeiro-ministro. O PCP e o BE estão empenhados em que os mesmos magistrados que não conseguem guardar o segredo de justiça possam ter acesso às contas bancárias de qualquer pessoa, e a persigam se acharem que ela tem mais dinheiro do que devia. O CDS-PP está empenhado em tornar-se imprescindível nos jogos políticos da Assembleia da República. E os deputados estão empenhados em insultarem-se uns aos outros.

Se me permitem, e se não os distraio demasiado destes afazeres, gostava de recordar aos nossos governantes uns pequenos detalhes. 548 mil portugueses estão desempregados. Cerca de 1,850 milhões de portugueses recebem pensão de velhice, 300 mil recebem pensão de invalidez, e 380 mil recebem o rendimento social de inserção.

Para apoiar estes 3,078 milhões de portugueses, trabalham somente 5,020 milhões de portugueses.

Por sua vez, a remuneração mensal média de um trabalhador, depois de impostos, está algures entre os 720 e os 820 euros. Na população activa, por cada pessoa com um curso superior, existem duas pessoas que têm menos do que a quarta classe.

Talvez estes detalhes da vida das pessoas não sejam demasiado importantes para quem tem o olho na Europa. Mas, em Outubro, Portugal só exportou 2856 milhões de euros em bens; importou 4502 milhões. A riqueza que produzimos num ano não chega para pagar o que devemos aos estrangeiros. De bons alunos vaidosos nas cimeiras internacionais, seria bom que os nossos líderes se preparassem para o novo papel de convidado que foge para a casa de banho quando se aproxima um credor.

Quatro países na UE estão com problemas financeiros semelhantes aos de Portugal, de acordo com as taxas de juro que têm de pagar aos credores. O Reino Unido e a Irlanda responderam com medidas dolorosas, que na Irlanda incluem cortes no salário dos funcionários públicos até 20%. A Grécia e a Itália, tal como Portugal, preferem assobiar para o lado. Os especuladores já começaram a atacar a dívida grega e fala-se do risco iminente de bancarrota do país.

Se a Grécia cair, Portugal não dura mais que umas semanas.

Eu sei que, infelizmente, muitos comentadores estão há décadas a anunciar o fim da nossa economia, pelo que os governantes estão habituados a ignorar estes avisos. Mas depois de olhar para estes factos, como é que quem jurou servir Portugal pode passar o tempo a distinguir uniões de facto e casamentos, ou obcecado em saber se José Sócrates trata o amigo por "Mando" ou "Varinha"?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis Magos

Hoje é o dia mais importante do Natal para os nossos vizinhos espanhóis. Dia de Reis é sinónimo de PRENDAS! Pela primeira vez vou sentir na pele o que é viver realmente este dia, muito por culpa da minha companheira e família, que vibram com este dia como nós o fazemos com a noite do dia 24 de Dezembro.

Ontem à tarde houve "cabalgata de Reyes" na maioria das cidades espanholas, para delírio dos mais pequenos que sonham em cumprimentar os Reis Magos, e receber os tradicionais "caramelos". No centro de Badajoz um mar de gente acompanhou a passagem de Melchor (Belchior), Gaspar e Baltasar, para grande satisfação não só dos mais pequenos como também dos adultos.

Do lado português hoje não é feriado como em Espanha, para nossa pena, e nunca demos a importância que os nossos vizinhos dão a este dia.
Mas há tradições que se mantêm na nossa noite de Reis, como o cantar às Janeiras na Terrugem através do Grupo Voz Amiga. Em Vila Fernando e Barbacena também temos o cantar aos Reis, para satisfação dos habitantes destas duas freguesias rurais elvenses.

Natal é tradição, é estar com a família, com os amigos, uma quadra que uns mais e outros menos aguardamos todos os anos pelo seu simbolismo. No final do dia de hoje começamos a retirar o Presépio, a Árvore de Natal e todos os ornamentos que durante um mês tivemos como decoração nas nossas casas. Não desanimem pois o Natal está praticamente à porta... O tempo voa!!

Esperemos que o ano que acaba de dar os primeiros passos seja mais positivo para todos nós, e que a malfadada crise nos deixe respirar um pouco, assim nos deixem os nossos políticos...

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Regresso ao trabalho!

Depois de uns dias de férias, aproveitados para dar um "salto" a Madrid e viver pela primeira vez o maior derby do basquetebol espanhol, aqui estou de regresso ao trabalho.

Desde já os meus agradecimentos pela paciência dos habituais visitantes desta casa em não verem alterações durante estes dias, mas entre a viagem, o Natal e a passagem de ano, o tempo foi mais dedicado à família que bem merece.

Nestes primeiros dias de 2010 o destaque vai sem dúvida para a chuva, que teima em nos dar um descanso. Já são muitos os dias em que apenas vemos o cinzento escuro das ameaçadoras nuvens, que acabam por descarregar uns bons litros de água por m2. Começamos a estar saturados, a desejar que o bom tempo surja rápido, pois assim não se consegue fazer nada. Passear não há vontade pois necessitamos da companhia de um guarda-chuva, e de cómodo tem muito pouco. Levantarmo-nos da cama para ir trabalhar com este tempo digamos que também não é uma boa ideia, mas apesar da cama nos dizer para ficarmos deitados, temos mesmo de sair do conforto das mantas, pois o patrão não quer saber disso. A roupa para secar é uma "carga de trabalhos", e quem sofre com isto são as nossas carteiras com o acréscimo de luz para pôr a trabalhar máquinas de secar ou braseiras eléctricas.

Enfim, são muitas as coisas negativas que o mau tempo trás, no entanto há um lado positivo para isto tudo no que toca à nossa região. A Barragem do Caia subiu em 15 dias nada menos que 1,6 metros, com um ganho de volume armazenado de cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos. A cota actual é de 223,65 metros, correspondentes a 71 milhões de metros cúbicos, perfazendo esta quantidade 38% da capacidade máxima de segurança da Barragem que é de 185 milhões de metros cúbicos.

Muito bom para quem via a Barragem numa penúria de água e com estes 15 dias de chuva, já está garantida a rega dos campos para a campanha deste ano nos concelhos de Elvas e Campo Maior. Também já se deu início à acumulação de água para a rega dos campos no Verão de 2011.

Esta é sem dúvida uma boa notícia, pois vamos ter água para os nossos campos e esperamos que o abastecimento da rede pública não tenha problemas, em especial no próximo Verão, que me parece vir a ser bem quente...

(fonte site Rádio Elvas / foto Barragem Tudoben.com)

Sendo este o primeiro post de 2010, desejo a TODOS os leitores do Três Paixões um Feliz Ano Novo.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

P.S. - Não se esqueçam de visitar os Prémios Zé de Mello 2009 e votarem na Blogosfera Elvense. Esta casa está nomeada e caso seja da V/ preferência votem no Três Paixões.