terça-feira, 4 de maio de 2010

Nuno Pires na primeira pessoa (Parte 1)

O próximo convidado às entrevistas do Três Paixões é um grande amigo pessoal e desta casa, tendo sido um dos grandes impulsionadores para a criação do blogue. Tal como este Humilde Observador, o destino quis que o nosso posto de trabalho fosse na terra do café, mas a alma é 100% elvense. Também é formador e grande adepto de viajar, sportinguista de gema e utilizador da internet, quer através das redes sociais, quer pelo prestigiado blogue Dualidades, vencedor do Prémio Zé de Mello 2008 na categoria de Blogosfera Elvense.
Vamos conhecer um pouco mais alguém que gosta do anonimato, mas que aceitou de imediato esta conversa de amigos ao qual desde já quero agradecer.

TP - O Três Paixões viu a luz do dia muito pelo teu incentivo, pois já tinhas alguma experiência e conhecimentos através do teu trabalho com o Dualidades. Como começou a tua aventura pela blogosfera junto do sócio JP?
NP - Quanto ao Três Paixões, lisonjeia-me muito que afirmes ter sido um dos grandes impulsionadores da sua criação. Recordo-me que ao descrever-te a minha nova experiência ao nível da blogosfera e o que de bom tinha encontrado, percebi de imediato que tinhas ficado entusiasmado, ao ponto de finalmente deitares cá para fora o teu gosto pela escrita e pelas tuas paixões. Da mesma forma que O Três Paixões, o Dualidades também começou por acaso, numa almoçarada, e através do incentivo de um casal amigo, ambos já bloggers na altura. Debatendo a ideia com o sócio JP nasceu a ideia de um projecto a duas mãos onde seria interessante destacar duas vivências diferentes, uma na capital e outra na província, de dois amigos com formas de ser e estar também diferentes. Quisemos transmitir duas experiências distintas de ver e viver o dia-a-dia e julgo que o temos conseguido. Considero interessante comparar diferentes posturas e actuações face a uma mesma realidade, influenciadas por vivências e contextos diferentes.

TP - Desde a fundação no dia 13 de Novembro de 2007, o Dualidade já regista cerca de 79 mil visitas, sendo sem dúvida um dos mais “clicados” da Blogosfera Elvense. Na tua opinião a que se deve este sucesso de visitas?
NP - Aos amigos! Felizmente ao Dualidades acorrem quase diariamente muitos amigos dos sócios duais, pessoas que já faziam parte das nossas vidas antes deste projecto ter sido iniciado e outras que nos descobriram através do blogue e com as quais criámos laços. São quase dois anos e meio de convivência diária e outros tantos posts abordando as mais diversas temáticas de forma despretensiosa, apenas na busca de uma salutar troca de ideias.

TP - A diversidade de opiniões pelas vivências de cada sócio, é a ideia central do blogue. Como se dão um sportinguista e um benfiquista, um que vive em Elvas e outro que está em Lisboa, sendo estas as principais Dualidades?
NP - O JP e eu somos amigos há mais de vinte anos e normalmente temos opiniões muito diferentes sobre a maioria dos assuntos. Arriscaria até dizer que quase nunca estamos de acordo sobre tema nenhum. No entanto isso não impede que seja um dos meus maiores amigos e que sempre nos tenhamos entendido bem através de um civilizado debate de ideias. A coisa só se complica quando falamos de futebol…Confesso que nesse campo a racionalidade do discurso nem sempre impera.

TP - As habituais rubricas como o “Oito e Oitenta” nas quartas-feiras, a “Sugestão Dual” nos sábados, ou “As escolhas do Dualidades” nos domingos, já contam com muitas edições. Se os sócios têm uma alternância diária na elaboração dos posts, como fazem para a realização das escolhas musicais de domingo, num duelo interessante para ver quem tem o melhor gosto musical?
NP - Devo confessar que a ideia da rubrica “Sugestão Dual” foi do sócio JP. O seu a seu dono. Sempre tivemos preferências musicais diferentes e resolvemos submetê-las à apreciação dos amigos que visitam o Dualidades para tentar perceber qual delas obtém mais apoios. Acho que a pouco e pouco o JP se está a convencer de que eu tenho muito melhor gosto musical que ele. Considero que esta é uma das rubricas mais bem sucedidas do nosso blogue. Cada um de nós define a sua preferência musical, sem que troquemos impressões sobre o assunto. O link é colado no post de cada domingo e só nesse dia temos conhecimento da escolha do outro sócio. Depois é só aguardar pelas opiniões dos votantes.

TP - Recentemente aconteceu a tragédia de terem perdido quase tudo através do link original do blogue. O que se passou?
NP - Foi um episódio fatídico no jovem percurso de vida do Dualidades que ainda hoje não está completamente ultrapassado. Apesar de não termos perdido o histórico dos posts publicados, perdemos o contacto com alguns dos visitantes que ainda hoje se devem perguntar “o que aconteceu a estes dois cromos?”. A perda do link prendeu-se com um desaire técnico do qual o sócio JP não gosta muito de falar… Vamos respeitar a vontade do rapaz.

TP - Falando mais do Nuno Pires como pessoa. Como te definirias?
NP - Nunca é muito fácil falar de nós próprios, preferimos sempre que sejam os que nos rodeiam a fazê-lo. No entanto, se tiver que me definir, posso dizer que sou um típico nativo de Balança, como tu, amigo do seu amigo, frontal, extrovertido e que procura sempre que haja justiça nas suas atitudes, apesar de nem sempre o conseguir.

TP - Sendo elvense de gema, o que pensas do estado actual da nossa cidade?
NP - Como referiste na tua introdução, sou 100% elvense e dificilmente me veria longe da nossa Elvas natal. Preocupa-me a realidade económica da nossa cidade, a falta de oportunidades de trabalho para os mais jovens que, concluída a sua vida escolar, se fixam nos grandes centros e não regressam. Preocupa-me o facto de tu, tal como eu e outras tantas dezenas, termos que diariamente rumar ao concelho vizinho de Campo Maior para trabalhar. Estamos a pagar a factura das assimetrias que ao longo dos tempos foram sendo acentuadas pelos sucessivos governos de Lisboa com o encerramento de muitas valências que tornaram Elvas menos viva.

Não perca amanhã a segunda parte da conversa com Nuno Pires.

Scottish

3 comentários:

Anónimo disse...

Amizade: És GRANDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ai, Campo Maior é muito longe para ir trabalhar...
Se fosse para ires aos copos já era perto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dualidades JP disse...

Mas mesmo, mesmo grande. Nem eu diria melhor. Pena seres lagarto.