quarta-feira, 15 de junho de 2011

Câmara de Elvas vai construir mais dois pavilhões

A Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 8 de Junho, decidiu aprovar uma Revisão Orçamental, onde está contemplada a construção de mais dois pavilhões desportivos (em Elvas e Vila Boim) e a recuperação do actual Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, na Fonte Nova. Esta Revisão Orçamental vai ser enviada, para aprovação, à próxima sessão da Assembleia Municipal.
fonte: site do Município de Elvas

Mais investimento no campo do desporto por parte da edilidade elvense, que irá aumentar em dois pavilhões o parque desportivo de Elvas. Com as obras de alteração do relvado no Campo Patalino, os balneários no Campo Pedro Barrena e agora mais dois pavilhões, podemos dizer que apesar da crise, o município continua a investir, o que se saúda.

Se felicitamos a Câmara por estes projectos, que visam sem dúvida dar um maior oferta em condições para a prática desportiva no concelho, temos de dizer que o grande problema de há muito tempo, é a organização das estruturas desportivas. Em especial na distribuição dos horários de utilização do Pavilhão da Fonte Nova, que nunca seguiu o regulamento criado pela Câmara Municipal de Elvas no longínquo ano de 1992. Acontece que dito regulamento dava prioridade total ao desporto federado, e só depois o desporto "a brincar" podia beneficiar do equipamento.
Como desporto federado e praticado no Pavilhão da Fonte Nova, temos o Basquetebol, a Ginástica e o Futsal. Dois clubes se debatem com o problema de poder trabalhar com qualidade e aumentar o número de federados, o Clube Elvense de Natação e a Sociedade de Instrução e Recreio. Já por diversas vezes foi manifestado pela Secção de Basquetebol do CEN, a necessidade de poder contar com mais horas de utilização do Pavilhão. E isto porquê? Simplesmente porque há treinadores que contam com 30 atletas nos treinos, e como devem calcular num desporto que se pratica com 5 jogadores, é manifestamente impossível de se poder realizar um trabalho positivo se não houver mais espaço e mais horas.

Há muitos grupos de amigos que solicitam horas para poder jogar futebol, e é legitimo poderem praticar desporto, mas deveriam apenas utilizar o pavilhão quando os federados não trabalhassem. O mais chato é que por várias vezes não aparece ninguém e o pavilhão fica fechado, sem utilização, o que para aqueles que andam a solicitar horas por necessidade se torna numa desagradável situação.
Acontece que os responsáveis pelos equipamentos desportivos permitem que todos possam solicitar horas no Pavilhão da Fonte Nova, mas quando se pretende utilizar qualquer dos três campos de futebol, a resposta é taxante e rotunda com um "não pode ser pois os campos são para as equipas d'"O Elvas" e d'"Os Elvenses"".

Sem dúvida o tratamento dado aos clubes da cidade de Elvas não é o mesmo. Os clubes de futebol não têm preocupações de espaço, pois até dispõem do Estádio de Atletismo para "desafogar", e o CEN e a SIR são olhados da mesma forma que o são os vários grupos de amigos que querer jogar à bola no pavilhão. Elvas necessita claramente de pessoas capacitadas para gerir o desporto, pessoas formadas nesta área para que a nossa cidade possa beneficiar em pleno do vasto parque desportivo que dispomos, e que assim se olhe para Elvas como uma cidade de BOM desporto.

Agora com esta decisão da Câmara em aumentar o parque desportivo elvense em mais dois pavilhões, esperamos que se olhe melhor para as necessidades dos clubes que contam com desporto federado, em prol de poderem mostrar qualidade no seu trabalho e levar o nome de Elvas a mais altos patamares.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

1 comentário:

Elvascidade disse...

Inteiramente de acordo, não basta apenas ter os espaços também se tem que saber geri-los.
Os responsáveis por ditos equipamentos têm “lugar cativo” nesses cargos e não têm habilitações ou competências algumas para exercerem esses cargos. A qualidade e quantidade de este tipo de equipamentos já merecem outro tipo de atenção por parte da autarquia.