sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tertúlia da Semana (#6)

Na passada quarta-feira a edilidade teve a sua reunião quinzenal, e o presidente Rondão Almeida anunciou ter dado ordens aos diversos departamentos municipais, para que a despesa corrente baixe já este ano entre 20 a 25%.
Apesar de as contas municipais apresentarem saldo positivo, o edil entende que a Câmara de Elvas deva ser, até a nível nacional, um exemplo de empenho no combate ao défice das contas públicas.

Os items onde os responsáveis setoriais devem trabalhar para esta redução estão em áreas como os consumíveis, combustíveis, materiais de obra, comunicações, publicidade e até na contratação de espectáculos. No pessoal não se mexe, mantendo a política social, assim como nos investimentos, e os apoios às instituições do concelho mantêm-se.

(fonte site Rádio Elvas)

São sem dúvida medidas importantes para a tesouraria municipal, e penso que todos estaremos de acordo com a decisão. Na minha opinião, as principais áreas onde devem incidir as poupanças, serão os consumíveis, os combustíveis e as comunicações onde poderão de imediato haver cortes. Os materiais de obra são um assunto algo diferente, pois poderá haver alguma tentativa de comprar mais barato com a consequente perda de qualidade nos materiais a utilizar nas inúmeras intervenções que os funcionários camarários têm a diário. E já diz o ditado que quem compra barato, sai caro, e em obras é um verdadeiro risco. Penso sim que o desperdício de materiais deverá ser a maior preocupação dos responsáveis sectoriais. Exigir melhor trabalho para se gastar menos é uma boa política de redução de custos.

Quanto à publicidade poderá haver diminuição do valor, mas agora a preocupação deve incidir no onde e quando se deve fazer publicidade. Penso mesmo que este item passará pelas mãos do presidente para o respectivo OK, por isso deverá ser o edil quem filtre a necessidade do custo ou não. Mas também se deve pensar se a publicidade feita está verdadeiramente a promover o concelho. Recentemente houve queixas por Elvas ter sido pouco divulgada em certames de renome internacional, e essa foi uma lacuna importante.

Concordo com a manutenção dos apoios às instituições do concelho, pois sem esse balão de oxigénio muitas teriam de fechar portas. No entanto há uma chamada de atenção sobre este tema, já que os apoios às instituições deveriam ser feitos de acordo com o trabalho desenvolvido pelas mesmas, de forma a premiar o esforço.
Muito se tem falado do apoio camarário a "O Elvas", amplamente criticado por muitos que não entendem o porquê de se dar tanto dinheiro ao Clube Alentejano de Desportos. Na verdade há outras instituições que têm trabalhado mais e melhor por Elvas, e que não recebem uma décima parte da verba destinada aos azuis e ouro.
Estas discrepâncias devem ser revistas pela edilidade, serem justos com todos, pois o normal é dizer-se que não fosse a Câmara e "O Elvas" já teria fechado portas. E os outros? Não estão com graves problemas de tesouraria? Todos atravessam tempos de crise, mas há quem trabalhe para que as suas instituições possam seguir em frente, fazer por conseguir apoios económicos para a sua subsistência, e outros a viver em exclusivo do bom apoio financeiro da Câmara.
Sem demagogia, que todos façam o mesmo e sejam vistos com os mesmos olhos.

Esta á a minha opinião sobre este assunto e concerteza haverá muitas opiniões diferentes. Por isso penso que o debate de ideias é sempre positivo, sempre que seja para registar os nossos pensamentos e colocar em cima da mesa possíveis soluções para Elvas melhorar.

Tertulianos digam de vossa justiça.

Scottish
Uma Paixão, uma tertúla semanal

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Scottish disse...

Como vê pelo belo comentário feito, o resultado é a sua eliminação. Se não gosta do que se escreve no Três Paixões, simplesmente não entre. Muitos irão agradecer essa atitude.

Anónimo disse...

o portilholas ao poder
vamos gastar menos
... em acções contra os disparates dele
abaixo o tiago abreu
um inutil da nossa terra
elvas também tem uma ovelha negra como todos os itios tem uma