segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Basquetebol: Vitória do SCC em jogo especial

Ontem em Campo Maior aconteceu algo que nunca antes me tinha sucedido no Basquetebol, defrontar o Clube Elvense de Natação. Por esse motivo o jogo foi especial, uma sensação bonita de ter pela frente as camisolas azuis escuras, que durante muitos anos tiveram este Humilde Observador como um dos treinadores.
Continuo associado ao projecto do CEN, mas agora como dirigente, e a equipa que compõe a Secção está totalmente empenhada em fazer desta apaixonante modalidade uma referência no desporto elvense.

No entanto também faço parte de um outro projecto, o do Campomaiorense, um clube que aposta no Basquetebol e que pretende que a modalidade seja uma alternativa desportiva válida na terra do café. Comecei há três épocas a orientar os "galgos", depois de ter disputado como jogador o CNB 2. Esta época, como já leram neste cantinho, sou o Coach da equipa de Sub-14 Masculinos. Um desafio muito diferente do anterior, pois passar dos Seniores para orientar miúdos de 12/13 anos, leva a uma forma de trabalhar completamente diferente.
Não treinava estas idades há muitos anos, mas o trabalho desenvolvido nestes 4 meses pode-se considerar até agora como positivo. No Campeonato Regional acabamos no quarto lugar, e agora no Torneio Intercalar já obtivemos duas vitórias em tantos jogos disputados.

A segunda vitória, por 77-23, foi frente ao Clube Elvense de Natação. O jogo disputou-se em Campo Maior e a superioridade actual do SCC ficou espelhada no marcador final. Deve-se dizer que a equipa do CEN conta ainda com pouco tempo de trabalho, e que este tipo de resultados irão surgir mais vezes, mas de uma coisa podem sentir-se satisfeitos os técnicos do CEN, e é a grande disponibilidade apresentada pela sua jovem equipa.
Muita intensidade na defesa que conseguiu parar em vários fases do jogo, a melhor técnica individual e colectiva da minha equipa, motiva de certo a continuar o bom trabalho feito até aqui.

No primeiro período o SCC foi sem dúvida superior, como demonstra o claro 23-1 de parcial, muito por culpa da boa defesa a todo o campo por parte do SCC, que aproveitou o nervosismo inicial do jogadores de Elvas. Foram várias as perdas de posse de bola com consequentes ataques fáceis dos de Campo Maior e assim a diferença foi naturalmente aumentando.
Mas o segundo período foi bem diferente, pois o "cinco" utilizado pelo SCC era mais "baixo", e isso fez com que os jogadores do CEN tirassem o nervosismo de cima. A intensidade foi muita, assim como a precipitação e por isso o resultado foi mais equilibrado devido aos inúmeros erros de ambos conjuntos. Parcial de 12-9 para o SCC, e ao intervalo o marcador registava 35-10 para os da casa.

Resultado normal pelas condicionantes que acima referi, mas a diferença não era maior pois os meus jogadores teimaram em fazer tudo ao contrário daquilo que lhes é pedido. Maus passes, más recepções, pouca exploração dos corredores laterais em contra-ataque, e para agravar o problema, a precipitação no lançamento, situações que motivaram ainda mais os jogadores do CEN. Estas serão situações a rever já nos próximos treinos, pois avizinham-se partidas com grau de dificuldade mais elevado.
No terceiro período digamos que as coisas voltaram um pouco mais ao que se previa no início, ou seja a superioridade do SCC. O parcial foi de 19-8, e nos últimos 10 minutos foi de 23-5. Estes registos são normais, pois o "andamento" do SCC neste momento é superior, e à medida que o tempo passava a condição física do CEN acusava cansaço.

No final o 77-23 é justo, com um valente puxão de orelhas aos jogadores do SCC pelo mau jogo desenvolvido em várias fases da partida, perante um adversário notoriamente mais frágil. Aos jogadores do CEN dizer que devem continuar a trabalhar, pois com a intensidade e disponibilidade demonstradas os resultados irão de certeza aparecer.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: