segunda-feira, 2 de novembro de 2009

João Fernando, a pessoa atrás do micro (1ªparte)

João Fernando Vinagre é o seguinte entrevistado pelo Três Paixões. Seguramente podemos considerá-lo como o jornalista mais popular da nossa cidade, tantas são as vezes que a sua voz entra nas nossas casas, carros ou empregos, através da Rádio Elvas em FM no 91.5 e no 104.3, ou também pela internet em www.radioelvas.com.
Muitos o ouvem, e aqui, neste cantinho da blogosfera elvense, iremos conhecer um pouco mais a pessoa que está por detrás do micro.
A entrevista será dividida em duas partes, sendo amanhã publicada a segunda.

Três Paixões - O teu sonho de criança era um dia seres jornalista de rádio?
João Fernando - Sem dúvida. Na escola primária, quando os meus colegas jogavam à bola no recreio, eu pegava num ramo de árvore, fingia que era o microfone e... fazia o relato.
TP - Quando começas-te a tua carreira atrás do micro?
JF - Comecei aos 15 anos, na antiga RDP - Rádio Elvas. Ao princípio os colegas diziam-me para falar mais, mas algum tempo depois já me diziam: - João, cala-te!!
TP - Tenho lido as tuas dissertações sobre a actualidade, e gostava de saber se o João Fernando é mais de “falar” ou “escrever”? Jornalisticamente falando claro :)
JF - Sou um misto de falar e escrever. Naturalmente a rádio é onde me sinto como peixe na água, mas a passagem pelo semanário "Linhas de Elvas" fez crescer também o "bichinho" da escrita.
TP - Alguém te incentivou para abraçares esta profissão?
JF - Habituei-me desde miúdo a entrar no antigo Emissor Regional de Elvas com o meu pai, que era colaborador. Posso dizer que não necessitei de incentivos exteriores porque me "empurrei" a mim mesmo para um meio que aprendi a amar.
TP - Houve alguma “brincadeira” de principiante que recordes com um sorriso?
JF - Lembro-me de num dos meus primeiros noticiários me apagarem a luz do estúdio, mas eu continuei a improvisar como se não fosse nada comigo.
TP - Quem foi o teu primeiro entrevistado, e qual a entrevista que mais te marcou?
JF - Uma das primeiras entrevistas de fundo foi ao Joaquim Bastinhas, poucos dias antes dele tirar a alternativa em Évora. Já lá vão 27 anos. Uma entrevista que me marcou foi ao ex-Presidente da República, Mário Soares, e esposa, Maria Barroso, quando em Maio de 1989 fiz equipa com o jornalista Cesário Leitão na cobertura para a Antena 1 da RDP da Presidência Aberta no distrito de Portalegre.
TP - Sei que és 100% profissional e que todo o teu trabalho é feito com empenho e dedicação, mas para ti qual foi o programa onde mais desfrutas-te e porquê?
JF - Os programas de rádio que realizamos acabam por ser como filhos nossos e, como tal, não é possível fazer distinções. Ainda assim, recordo com saudade o "Interiores" e o "Bom Dia Alentejo", ambos na RDP Elvas, e actualmente na Rádio Elvas gosto muito da "Telefonia da Manhã", da "Conversa em Dia" e do "Ponto de Vista".
TP - Depois do fecho do Emissor da RDP Elvas, o primeiro emissor regional no país, e de teres tido a oportunidade de ires para a RDP, pensas que ao teres ficado em Elvas poderás ter perdido a tua grande chance de singrar a nível nacional?
JF - Ficar em Elvas foi, em meados de 1994, a minha opção de vida. Naturalmente que não me arrependo do passo que dei, embora reconheça que teria sido a ocasião para chegar a um patamar distinto.
TP - Porque optas-te por ficar em Elvas?
JF - Optei por ficar em Elvas porque nessa altura estava a adorar a experiência no "Linhas de Elvas" e, além disso, já havia a possibilidade - concretizada apenas oito anos depois - de integrar de alma e coração o primeiro projecto de rádio privada na minha cidade.

Amanhã não perca a segunda parte desta conversa com João Fernando.

Scottish

3 comentários:

Elvascidade disse...

Boa entrevista a um bom profissional da nossa cidade, espero pela segunda parte.
Um repto, como membro do blogue da tribo porque não este tipo de entrevistas a jogadores e dirigentes do nosso querido Elvas?
Fica a ideia.

Unknown disse...

Grande João, eu até sei que podias ser uma referência nacional, as rádios nacionais perderam um grande jornalista, mas Elvas ficou a ganhar, um abraço do teu amigo
José Ferreira

Anónimo disse...

Chamo a atenção para os erros ortográficos: neste contexto de pergunta os verbos "começas-te" e "optas-te" estão incorrectos. Devem escrever-se sem hifen. Um pequeno reparo... que faz toda a diferença.