quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Processo Casa Pia. Verdade ou mentira?

Nunca comentei o Processo Casa Pia, mas como infelizmente a nossa cidade está envolvida neste interminável assunto, decidi fazer algumas dissertações.

No passado dia 2 de Novembro realizou-se a 446ª audiência do julgamento do Processo Casa Pia. O número é para rir, pois mais de quatro centenas de sessões em tribunal são uma barbaridade. Todos sabemos que o referido processo tem pilhas Duracell, ou seja, irá durar e durar... E porquê? Simplesmente porque não haverá solução a este assunto.

Como se costuma dizer, o "peixe graúdo" é difícil de apanhar num país como Portugal em que a corrupção é palavra de ordem nos noticiários diários. Para a generalidade do povo, apenas Carlos Silvino, o conhecido "Bibi", será o único arguido que cumprirá sentença, visto ser o "alvo" mais fácil de abater.
No entanto, e pela duração do Processo, creio que todos os arguidos estão já a cumprir sentença, pois a perda total de credibilidade nas funções que desempenhavam é uma realidade, assim como o massacre dos "media" aos arguidos e respectivos entornos familiares, tornam-se castigos que ninguém deseja.
E de quem falamos neste mega Processo? De um embaixador, de um médico, de um advogado, um ex-provedor-adjunto, um ex-motorista, uma dona de casa e um ex-apresentador de televisão. São sete os arguidos, mas de certeza que o número de implicados neste assunto é bem maior, continuando a ser "peixes graúdos". Foram muitos os acusados, posteriormente ilibados, figuras públicas do burgo que com ou sem razão se sentaram no banco dos réus. Costuma-se dizer que não há fumo sem fogo...

Nesta última audiência, um dos dois arguidos elvenses, no caso o advogado Hugo Marçal, foi quem fez o depoimento mais longo e emocionado, afirmando que "não haverá psiquiatras que consigam apagar a minha mágoa", acabando a jurar por Deus, pela saúde do seu filho e pela alma da Mãe que está inocente.
A também arguida Gertrudes Nunes, a dona da casa de Elvas onde as personalidades acusadas praticaram a pedofilia, apenas declarou ser inocente.
Já antes, no dia 23 de Outubro, Hugo Marçal disse ao Tribunal que está a "passar dificuldades", pedindo ao colectivo que o dispense de ir de Elvas a Lisboa.
Se é verdade ou não só o advogado e família o poderão confirmar, mas acredito que com tantas idas a Lisboa, a capacidade financeira não seja a de antes.

Serão os sete arguidos considerados culpados pelo Tribunal? Será apenas culpado o Bibi ou a Gertrudes, como "peixe miúdo" do Processo e mais fáceis de ficar com as responsabilidades deste mega Processo? Ou serão os arguidos elvenses, como figuras mais distantes do centro de atenções, os que poderão ser inculpados?
Não será fácil resolver este assunto, mas o que tenho a certeza é que já passou tempo mais que suficiente para se tomar alguma decisão. É do bolso do povo que sai o dinheiro para pagar todo este Processo, e estamos em época de grandes dificuldades.

Resolvam com ou sem culpados este assunto JÁ, pois estamos fartos de carregar com esta pesada factura, sem solução à vista.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal!

P.S. - Fonte notícia site Correio da Manhã

Sem comentários: