terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carnaval Internacional de Elvas 2010

Faltam poucos dias para que o 14º Carnaval Internacional de Elvas arranque e mostre mais uma vez que é o maior do Alentejo.
Tudo começará com os alunos das escolas primárias e jardins-de-infância do Concelho no tradicional Desfile Escolar, e a concentração é feita a partir das 9 horas de sexta-feira, no Baluarte de São João de Deus, ao cimo do Viaduto.

O percurso do desfile é o seguinte: Praça 25 de Abril, Rua Alferes Cristóvão Pinto, Largo da Misericórdia, Rua da Cadeia, Rua de Alcamim, Travessa da Carreira, Rua da Carreira e Praça da República.
No local de chegada vai haver animação, e no tabuleiro da praça as crianças terão insufláveis à disposição das suas brincadeiras.

Segundo estimativa da edilidade, o desfile contará com a presença de 1210 crianças, divididas nos 15 grupos seguintes:
- o Cantinho dos Génios, com 15 alunos e o tema “Quatro elementos: terra, ar, água e fogo”;
- Associação de Assistência de Vila Boim, com 33 mascarados e o tema “O Tempo”;
- Colégio Luso-Britânico, com 30 figurantes e o tema “As Profissões: Bombeiros”;
- Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, 125 crianças e o tema “Príncipes e Bailarinas”;
- Jardim-de-Infância da Obra de Santa Zita, 78 alunos e o tema “Com Palavras de Encantar, na Palavra Educar”;
- Jardim-de-Infância do Revoltilho, 90 mascarados e o tema “Espantalhos”;
- Jardim-de-Infância e Escola de Santa Luzia, 400 figurantes e o tema “Espantalhos”;
- Jardim-de-Infância do Malvar (Varche), 20 crianças e o tema “Espantalhos”;
- Escola do Malvar (Varche), 9 alunos e o tema “Espantalhos”;
- Jardim-de-Infância e Escola da Calçadinha, 30 mascarados e o tema “Espantalhos”;
- Jardim-de-Infância de Alcáçova, 14 figurantes e o tema “Os Lápis”;
- Jardim-de-Infância e escola da Boa-Fé, 240 crianças e o tema “Pierrot e Palhaçadas”;
- Jardim-de-Infância e Escola da Raposeira, 62 alunos e o tema “Sevilhanas e Toureiros;
- Escola de Alcáçova, 55 mascarados e “Os Lápis de Cor”;
- Creche da Associação de Apoio à Infância e Terceira Idade de São Vicente, 9 figurantes e o tema “A Bicharada”.

Excelente começo de festa com as nossas crianças a brincar! No sábado vamos ter o primeiro grande corso, que contará com a participação de Carros Alegóricos e Mascarados do Concelho de Elvas e de grupos de Comparsas da Federación de Asociaciones Locales del Carnaval Pacense (Badajoz).
A concentração está marcada para as 14 horas junto à Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, para dar início ao desfile pelas 15 horas.
O percurso será o que já conhecemos há vários anos, ou seja Praça 25 de Abril, Av. Garcia da Horta, Portas de Olivença, Rua de Olivença, Rua da Carreira, Rua da Cadeia, Largo da Misericórdia, Rua Alferes Cristóvão Pinto (Ruinha) e novamente Praça 25 de Abril.

No Domingo será o segundo grande corso, e só iremos ter os Carros Alegóricos e Mascarados do Concelho de Elvas, pois os pacenses têm de fazer o seu desfile em Badajoz. O percurso será o mesmo do sábado e à mesma hora.

Na noite de segunda-feira o Coliseu de Elvas será palco de uma das novidades do carnaval elvense. A partir das 21h30, todos os grupos do Concelho farão o Desfile Coreográfico, mostrando toda a sua cor, animação e coreografias que durante os corsos não conseguimos apreciar. De seguida haverá bailarico com a orquestra espanhola "Primera Fila". Uma noite diferente e que promete!

Terça-feira é dia do terceiro e último grande corso que volta a contar com Carros Alegóricos e Mascarados do Concelho de Elvas, e também de comparsas oriundas da vizinha Olivença. O percurso e horários serão os mesmos dos outros dois grandes corsos.

E assim se encerrará mais uma edição do Carnaval Internacional de Elvas, que trará à nossa cidade milhares de visitantes que não querem perder a cor, a animação, os carros alegóricos feitos na fábrica do carnaval, com ideias e supervisão do mestre Nuno Ezequiel, as coreografias treinadas durante bastante tempo por todos os grupos participantes, ou para ver os jovens reis do carnaval, João Maria Carvalho e Inês Ramos.

Elvas é diferente, Elvas vale a pena. Visitem-nos e não se arrependerão.

(fonte site do Município de Elvas, site Rádio Elvas)

Scottish
Uma Paixão, um Carnaval ao mais alto nível

1 comentário:

Xavier de Sousa disse...

Lá estaremos com grande esforço e empenho pessoal e colectivo!!!
Espero mais uma vez que o meu grupo apesar de conter menos participantes do que os mais sonantes, consiga mostrar algo diferente ao nínel da coreografia e da sonoridade!
Para isso trabalhamos!!

Abraço