sexta-feira, 27 de novembro de 2009

GNR "detém" heroína no Caia

Um homem de 33 anos, de nacionalidade marroquina, foi detido na 4ª Feira na fronteira do Caia-Elvas, na posse de heroína, suficiente para 21 mil doses individuais, disse à Lusa fonte da GNR.

«O indivíduo entrou no país num táxi de matrícula espanhola transportando consigo 2,1 quilos de heroína, com elevado grau de pureza», disse à agência Lusa o major Joaquim Figueiredo, oficial de Investigação Criminal no Comando Territorial de Portalegre da GNR.

O homem foi transportado para as instalações de detenção do Posto Territorial de Elvas onde vai aguardar até quarta-feira para ser presente a primeiro interrogatório Judicial no Tribunal de Elvas.

A detenção ocorreu no âmbito da operação Half Fénix 09, realizada pelo Destacamento Territorial de Elvas na fronteira do Caia-Elvas.

(fonte Lusa / Sol / foto Linhas de Elvas)

Heroína para 21 mil doses, É DOSE! Desta vez a GNR apanhou esta elevada quantidade, mas quantos quilos de droga passarão diariamente pela fronteira?
Serão muitos seguramente, pois com a abertura desde 1992 das fronteiras terrestres na União Europeia, as condições para o tráfico de droga são ideais. Este é um dos grandes problemas que deve ser devidamente analisado pelo Governo e forças de segurança nacionais.

Antes, com as fronteiras, havia um maior controlo, mas agora sem paragens obrigatórias e sabendo que só de vez em quando temos algum tipo de operação policial, o problema é de difícil solução.
Quem idealizou a União Europeia (antes CEE) acreditou numa Europa livre de barreiras, mas provavelmente não pensou que este tipo de problemas se tornaria um lugar comum na comunicação social.

Acredito que para "controlar" um pouco o incessante tráfico de droga entre países, deveria ser colocado nas antigas fronteiras, um posto de controlo permanente das forças de segurança.
Penso que ninguém se sentiria lesado quando ao ter de cruzar a fronteira, aguardasse uns minutos para poder seguir viagem, mas esta seria a única forma de "abrandar" este crescente e lucrativo negócio na nossa região.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: