O workshop vai decorrer no auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço, na próxima quinta-feira dia 15, às 14 horas. A organização é da Câmara Municipal de Elvas, ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A.), Banco Espírito Santo e Associação Empresarial de Elvas.
O programa é o seguinte:
14.30 horas – Sessão de Abertura
Câmara Municipal de Elvas; Associação Empresarial de Elvas; Banco Espírito Santo; Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo
14.45 horas – “Situação Económica do País, da Região e do Concelho”, pelo Banco Espírito Santo
15.20 horas – “Instrumentos de Apoio às Empresas”:
- “Basileia II”, pelo Banco Espírito Santo;
- “PME Investe”, pelo Banco Espírito Santo;
- “Mecanismos de Financiamento”, pelo Banco Espírito Santo;
- “FAME – Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas”, pela ADRAL.
15.00 horas – Esclarecimentos; coordena: ADRAL
16.15 horas – Pausa para café
16.30 horas – “Concelho de Elvas, uma oportunidade
- “Empreendedorismo empresarial”, por Patrick Sequeira (Associação Empresarial de Elvas)
- “Alta Velocidade Lisboa-Madrid e a Plataforma logística Transfronteiriça Elvas/ Caia”, pelo engº Castanho Ribeiro (REFER), presença a confirmar
- “APEL – Área Adjacente à Plataforma Transfronteiriça Elvas/Caia”, pelo prof. Luís Tadeu (FORDESI)
17.20 horas – Esclarecimentos; coordena: Câmara Municipal de Elvas
17.30 horas – Encerramento
Inscrições e informações:
Tel. 268 621 291
Fax. 268 629 060
E-mail: gabinete.investidor@cm-elvas.pt
(fonte site do Município de Elvas)
É uma boa oportunidade para quem pretende investir na nossa cidade conseguir os necessários esclarecimentos sobre o presente e futuro de Elvas. Além do mais espero que o representante da REFER, Engº Castanho Ribeiro esteja mesmo presente, para de uma vez nos esclarecer, sem rodeios, a realidade do projecto TGV - Plataforma Logística Transfronteiriça Elvas/Caia. Trata-se da possibilidade de Elvas levantar-se da letargia em que se encontra, e por isso é de total importância que tudo fique claro, para que o povo elvense seja conhecedor do que nos reserva aquele que é considerado "o projecto" do futuro do nosso concelho.
Creio também ser importante que os nossos empresários e comerciantes marquem presença no workshop, de forma a saberem mais sobre os mecanismos de financiamento para apoiar futuros projectos que espero sejam mais ambiciosos. Contemos com os elvenses e não estejamos sempre à espera que venham outros investir por cá. A concretização do projecto TGV - Plataforma Logística irá trazer de certeza investimento para Elvas, e sendo assim talvez seja importante que os nossos empresários e comerciantes pensem em estar um passo à frente.
Penso que a Associação Empresarial de Elvas poderá afirmar-se definitivamente como o elemento importante na dinamização do tecido empresarial local. Este é o timing certo para isso, pois os nossos empresários necessitam de uma associação dinâmica no sentido de estabelecer união de ideias e trabalho colectivo. Sei que é complicado pois quem tem uma empresa apenas pensa em conseguir lucro, mas a AEE deverá fazer entender os seus associados que juntos poderemos evoluir, pois cada um para si dá ZERO como até aqui.
Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal
1 comentário:
Parabens pela iniciativa,faz falta dinamizar o tecido empresarial em elvas.
Enviar um comentário