domingo, 25 de outubro de 2009

Câmara e Assembleia Municipal tomaram posse

Com um Cine-Teatro cheio, os autarcas eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal tomaram posse. Com a promessa de cumprirem com as suas funções para as quais foram eleitos, começaram o novo mandato. Serão 4 anos muito importantes para Elvas, com muita coisa em jogo, e por isso este Humilde Observador esteve presente.
Um a um os autarcas eleitos iam sendo empossados, primeiro Rondão Almeida, depois Nuno Mocinha, seguido de Elsa Grilo, Simão das Dores foi o quarto a ser chamado por Manuel Carvalho, depois o estreante Manuel Valério, fechando a equipa de 7 vereadores Vitória Branco.

Seguiu-se o habitual discurso do Presidente Rondão Almeida, no qual agradeceu aos elvenses pelo voto de confiança. Afirmou que "apesar de ser a última vez que me posso candidatar, este não será o mandato do desleixo, da solução fácil e do deixar passar o tempo. Desenganem-se quem espera isso".
Sabendo que "o programa eleitoral que apresentei é vasto e difícil de concretizar", reafirmou que "esta equipa tudo fará para que as promessas sejam cumpridas".
Sobre a jovem equipa de trabalho que irá trabalhar por e para Elvas nos próximos 4 anos, teve uma palavra para Simão das Dores, único autarca da oposição. Pediu-lhe que "tal como os eleitos pelo Partido Socialista, dispa a camisola partidária e vista a de Elvas. Que venha para este executivo com espírito positivo e com o sentido de trabalhar em prol da progressão do concelho". Depois dirigiu-se à nova Assembleia Municipal, à qual o empossado Presidente da edilidade pediu aos 32 eleitos para "exercerem as suas funções de forma a poderem governar com estabilidade".

Rondão Almeida foi muito aplaudido neste seu primeiro discurso do quinto mandato, ao qual se seguiram os cumprimentos de quem quis felicitar os novos autarcas. Foram várias as figuras públicas que subiram ao palco do Cine-Teatro para cumprimentar os 7 vereadores. Entre eles, os ex-autarcas Eurico Candeiras e José Bagorro, o anterior Presidente da Câmara há 16 anos João Carpinteiro, o líder do Bloco de Esquerda em Elvas Luís Pedras, Paco Bandeira, o empresário Rui Nabeiro seguido de Ricardo Pinheiro, novo Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, e todos os eleitos da Assembleia Municipal e Presidentes das Juntas de Freguesia.

Terminada a tomada de posse para a Câmara seguiu-se a da Assembleia Municipal. O primeiro foi Carlos Pernas, sucessor de Joaquim Mendes como Presidente do órgão. Um a um os restantes 20 elementos eleitos directamente, e por inerência dos seus cargos com assento na Assembleia, os 11 Presidentes das Juntas, cumpriram com o mesmo protocolo que os vereadores.

Encerrou o acto solene Joaquim Mendes na passagem de testemunho do seu cargo como Presidente da Assembleia Municipal, com um discurso realista, emotivo e sincero, muito aplaudido pelos presentes.

Agora mãos à obra, pois há muito por fazer em Elvas. Aproveito para felicitar todos os eleitos, desejando que trabalhem única e exclusivamente em prol do desenvolvimento do nosso concelho. Que efectivamente vistam a camisola de Elvas para que consigamos a unidade desejada para que o trabalho seja positivo.

Aqui vos deixo algumas fotos da Tomada de Posse.



Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Patrício disse...

Parabéns Scottish. Bom trabalho.
Excelentes fotografias.

Elvascidade disse...

Boa reportagem!