sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Comércio Tradicional de Elvas


Todos sabem que o comércio tradicional de Elvas não passa pelos seus melhores momentos!
A fase da venda de toalhas e afins aos espanhóis acabou há muito, e a maldita crise mundial também se instalou na nossa cidade. No entanto as culpas para que a vida do comércio tradicional não seja melhor, devem-se a vários factores e não só à malfadada crise.
Na minha opinião penso que os horários para as lojas estarem abertas, estão totalmente ultrapassados. Este é o principal problema, pois o comércio não acompanhou as alterações da forma como vivemos o dia-a-dia. Isto é, não nos é possível podermos ir comprar uma lâmpada, um parafuso, um jornal, ou outra coisa qualquer, se os nossos horários de sair do emprego são iguais aos do comércio.
Antigamente a grande maioria das famílias não tinha a necessidade de ter os cônjuges a trabalhar. Hoje em dia as coisas não são assim, e ainda bem para realização pessoal das duas partes, pois para poder fazer face a tantas despesas que temos de pagar, ambos devem ter um emprego. Sendo assim, como podemos fazer alguma compra no comércio tradicional?

Não fazemos, e viramos-nos para os hiper-mercados. São eles os beneficiários desta situação, pois o fecho de portas estar agendado para as 10 da noite, faz com que estejamos à vontade para podermos efectuar alguma compra urgente para casa. Já para não falar dos fins de semana, com a debandada quase geral para Badajoz.

Mas não são só os horários que levam a não haver clientes no comércio tradicional. Os preços são, em muitos casos, mais caros que nos hiper's. Tem a sua lógica, pois é impossível ao comércio tradicional poder combater os gigantes Modelo, Intermarché, Lidl, Minipreço, que existem na nossa cidade. Para esta situação os comerciantes devem fazer uma grande ginástica, que respeito imenso, pois tenho a certeza que não é fácil.

Então que fazer? Esperar de braços cruzados que os clientes apareçam? Não penso que seja possível, pois o hábito de ir ao hiper está cada vez mais enraizado em todos nós. Penso que uma das soluções será mudar os horários das lojas estarem abertas ao público. Poderia ser tipo abrir as 10 da manhã, fechar às 14h, reabrir as 16h e acabar o dia às 20h. Penso que não será muito complicado e é uma ideia. Lógico que tem de haver diferenças entre horário de Verão e de Inverno, e entender que no Inverno o pessoal quer estar com as pantufas calçadas e gozar da comodidade do lar.

Aproveitar os fins de semana creio ser uma boa hipótese. Para isso há que "puxar" a clientela para a zona histórica. Sem a ajuda da Câmara, com a realização de eventos para chamar a atenção das pessoas, será complicado!
Temos uma zona histórica lindíssima, cheia de comércio tradicional ao qual damos valor, pois duvido que haja pessoas que pensem o contrário, mas simplesmente desaparecemos para os hiper's.
Todos nós ouvimos amigos a comentar "já não me lembro da última vez que fui à cidade". Acho que mais claro impossível.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente análise.
Deixa-me dar-te um exemplo claro do tipo de comércio em Elvas: no verão a minha mulher foi a Elvas (eu fiquei por aqui a bulir) e procurou uma vedação para o quintal de casa. Varias empresas vendiam a vedação, mas nenhuma fazia a montagem. Mais claro impossível...
Além de um horário mais flexível, precisa-se de mais inovação, originalidade e de um melhor serviço ao cliente.
Tudo isto está ausente do comércio em Elvas. É tudo muito igual, sem chama, sem diversidade, sem originalidade. No mundo dos negócios de hoje em dia, quem não inova fica para trás, portanto basta um pouco de originalidade dos nossos comerciantes e um empurrãozinho da Câmara para dinamizar o centro histórico, e creio que assim as coisas podem melhorar.
Mas também há que perder um pouco a mania que só em Badajoz é que há coisas boas.

Anónimo disse...

Apoiado!!!
É um verdadeiro tormento cada vez q preciso de comprar algum produto nas lojas do centro da nossa cidade.
Já era tempo de os nossos comerciantes actualizarem os horários.
Iria trazer vantagens para todos.

Elvascidade disse...

Inteiramente de acordo, apesar de todas as dificuldade que é competir com as grandes superfícies penso que falta um pouco mais de iniciativa ao comércio tradicional. Passem pelo cidadelvas hoje abordo em parte este tema também. Bom fim-de-semana.

Badji disse...

Na realidade, na tua analise completada pela crise actual, podería estar encontrada a solução. Mas permite-me que expresse a minha opinião, é que existe um factor que aos quais o comércio tradicional não consegue combater, as lojas chinesas, por experiência própria, é quase ímpossivel faças o que fizeres, se o resultado acaba por ser as compras serem feitas nessas lojas. E mais, que podem fazer os comerciantes, se o produto que compram é mais caro que o que os chinocas vendem ao publico? É que comprar mais caro na fábrica, e depois ver as lojas de chineses a vender as imitações mais baratas, do que as que se conseguem na fábrica, é deveras muito complicado. Ainda te acrescento mais, tenho sérias duvidas se além disso "eles" não contam com ajuda a fundos perdidos do seu governo pela instalação de comércio na zona europeia da qual nos fazemos parte.

Cpts.