quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Que Cinema temos em Elvas?


É uma pergunta pertinente, pois penso que a larga maioria dos elvenses não saberia responder. Isto porque é confrangedor ir algumas (muitas) vezes ao Cine-Teatro, e assistir a filmes com a companhia de 2/3 pessoas na sala.
É verdade, pois eu próprio presenciei isso. Não que agora tenha muitas possibilidades de ir ao Cinema durante a semana. Entre os treinos da minha equipa, e as idas ao Centro de Treino e Relaxamento, que eu aponto no Blog como Vale a Pena :), fico com pouco tempo para poder desfrutar com um dos hobbies mais apreciados de todos.
No entanto vou aproveitar para colocar umas notas pertinentes sobre este tema.

Não me parece que o Cinema seja vantajoso nos moldes em que nos é apresentado pela Câmara. Certo é que se não fosse a edilidade, ainda não tínhamos a oportunidade de ver filmes fora de casa, mas só para alguns.
Sim, para alguns! Só os que são verdadeiros amantes da 7ª arte se deslocam com frequência ao Cine-Teatro. A grande maioria vai a Badajoz assistir a filmes que acabam de se estrear, pois esses demoram meses a chegar à nossa cidade. Veja-se o exemplo do filme em cartaz esta semana, Tempestade Tropical, que teve a estreia nacional no dia 18 de Setembro...

Acontece que há muita gente que prefere ver os filmes na versão original legendada, é o meu caso, em vez de estar a ouvir a dobragem em castelhano assistida do lado de lá da fronteira. Mesmo assim vamos lá, e com preços verdadeiramente exagerados. Mais de 5€ por cabeça é fruta. Por cá a Câmara estipulou o preço de 3€, que convenhamos ser mais justa à realidade actual das nossas carteiras. Em Badajoz também temos de pagar as condições das salas existentes, modernas e próprias para a exibição de filmes.

Para mim o problema assenta claramente na qualidade do serviço apresentado aos cinéfilos elvenses. Dois dias por semana, Quintas e Sextas, creio não serem um grande chamariz para os espectadores. A Câmara não aproveita os fins de semana para fazer deslocar à sala de cinema mais gente, que é quando por exemplo em Badajoz, há mais filas de pessoas a comprar bilhete. As matinés poderiam dar uma grande ajuda, por exemplo no pagamento das pessoas indicadas pela Câmara para preparar o Cine-Teatro.
Creio que se pretende tirar o máximo rendimento dos serviços colocados à comunidade. Então devem olhar para o Cinema de uma forma diferente, e não apenas para que ninguém aponte o dedo à falta dele.
Outro pormenor, e isto para os mais "esquisitos", é o barulho que a máquina de filmar faz. Num filme de acção quase nem se nota, mas em filmes mais calmos a maquineta poderá enervar mais que um...
Apesar de o Cine-Teatro contar com um bom Ar-Condicionado, ser uma sala com boas condições, definitivamente não é uma sala de cinema. Então porque não passar os filmes para o Museu da Fotografia? Já lá assisti a vários filmes, e como acontecia há largos anos atrás com o Cine São Mateus, o Cinema é outro!

Há que repensar na estratégia a desenvolver por parte dos responsáveis da área cinematrogáfica elvense. A sala, a demora dos filmes chegarem a Elvas com estreias nas principais cidades portuguesas 2/3 meses antes, os dias de Cinema não se aproveitando os fins de semana, são notas que creio serem de necessária observação.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

5 comentários:

phill disse...

parabens amigo por esta noticia pois è a mais pura verdade, eu falo por mim a anos largos que nao vou ao cinema em ELvas, pois por norma os filmes quando passam aqui ja estam a passar na televisao e entre ir ao cine teatro e ficar no sofa fico no sofa, esperemos que para o bem de todos os Elvenses os filmes começem a ser mais recentes e que tenham mais divulgação.

Badji disse...

Epá desde fazendo uma retrospectiva o ultimo filme que la vi acho que foi o "tornado" vê lá à quanto tempo não vou ao cinema.

Cpts.

Anónimo disse...

É verdade, a nossa "sala de cinema" não será a mais adequada para se disfrutar da arte cinematográfica, mas para mim o maior inconveniente é mesmo os horários. Há tantos fins de semana em q apetece ver um filmezito e a única solução é ir a Badajoz e deixar os lucros para "nuestros hermanos", porque junto ao filme (q não é nada barato) junta-se mais um lanche ou um jantar... e lá se vão os euros que podiam ficar na nossa cidade.
Penso que é uma boa questão para a Câmara Municipal rever.

MB

Anónimo disse...

Como é que se pode pedir mais divulgação se os filmes são anunciado através de cartazes afixados por tantos sitios, estão na agenda cultural do município que entra em todas as caixas do correio e ainda temos uns folhetos com o reumo dos filmes nas nossas escolas. Está mais do que divulgado. Agora o que nós gostamos mesmo é de ir a Badajoz, onde somos menos conhecidos, podemos namorar melhor sem ninguém ver e depois ir bebr uns copos sem dar muito nas vistas. Todos sabem isso, vá lá.

Anónimo disse...

eu por norma costumo ir ao cinema uma vez por mês , mas nem vou pelos filmes pois os filmes quando chegam ao cinema cá a elvas já estão mais que batidos na tv ou então já foram lançados nas lojas , vou mais pelo convivio por esse motivo acho que deviam ter em conta a baixa qualidade do serviço e baixar os preços pois se para nos divertirmos um pouco temos de pagar , há muita gente que opta por ficar em casa , nem todos podem ter esse luxo :x