Dito isto vamos ao que interessa, ou seja o propósito deste humilde observador emitir as suas opiniões sobre as Três Paixões (Elvas a minha cidade, a Raya e o Basquetebol). O post de hoje é um vídeo gravado na manhã de sábado dia 20 de Dezembro, e na tarde de 24 de Dezembro, onde trato de mostrar o Centro Histórico de Elvas em dias que habitualmente tinha muito movimento com as compras de Natal.
Como podemos ver as ruas estão despidas de gente, as lojas de certeza não conseguiram as receitas desejadas numa época que normalmente "safa" os últimos meses do ano, e assistimos a um número elevado de seniores a passear, sendo os únicos que ainda dão algum movimento nas principais artérias do Centro Histórico.
Sabemos que já se tocou neste assunto muitas vezes, mas penso que este problema necessita de um debate aberto, em conjunto com todas as partes interessadas, para se tentar chegar a algum consenso, ou a conseguir retirar desse debate ideias que possam "abanar" positivamente a realidade que diariamente vemos. 2015 chegou e não acredito em melhorias. Como está a situação económica actual e o esquecimento profundo da maioria dos elvenses em visitar a "cidade", penso que vai ser um ano muito complicado.
Em breve o Três Paixões irá promover sessões de debate com amigos desta casa sobre este e outros problemas, para tentar colaborar com o "abanão" que Elvas necessita com urgência!
Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal!
1 comentário:
Tendo em conta que:
1 - Elvas é Património Mundial
2 - Elvas é uma cidade agradável para quem a visita, tendo monumentos e ruas em bom estado.
3 - Elvas tem um turismo crescente, com 240.000 turistas só no ano de 2014.
4 - O concelho de Elvas tem 22.000 habitantes, onde a grande maioria daqueles que têm poder de compra compram o que necessitam em Badajoz, à excepção dos bens alimentares.
4 - Badajoz tem 150.000 habitantes, logo 150 mil possíveis clientes para o comércio do centro histórico de Elvas
5 - Nos dias anteriores ao Natal, comércio do centro histórico de Badajoz e do El Faro estavam completamente a abarrotar.
Se tendo em conta todos estes factores, o comércio de Elvas mesmo assim não vende, então alguma coisa se passa com esse comércio não é?
Enviar um comentário