terça-feira, 30 de março de 2010

Semana Santa elvense

Em Elvas, as cerimónias abriram com o Domingo de Ramos, e a benção dos Ramos nas diversas paróquias da cidade.

Para as 21 horas de quarta-feira está marcada a habitual Via Sacra pública, que liga a Igreja do Senhor Jesus dos Aflitos, no centro histórico de Elvas, ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade. Após a chegada da Via Sacra ao Santuário haverá confissões.

Na quinta-feira Santa 1 de Abril, decorre a partir das 18 horas na Sé a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, incluindo as cerimónia de Lava-Pés e Adoração do Santíssimo Sacramento. Pelas 21 horas sai da Igreja da Misericórdia a Procissão do Mandato, que percorrerá as igrejas da zona intra-muros de Elvas.

Para as 9 horas da manhã de Sexta-Feira Santa está marcada a Oração de Laudes na Sé, às 11 há Via Sacra na Igreja do Salvador e às 15h começa na Sé a Celebração da Paixão do Senhor, incluindo Adoração da Cruz e Comunhão. Às nove da noite sai da Sé a Procissão do Enterro do Senhor.

No Sábado Santo há Oração de Laudes às 9h da manhã na Sé, templo onde pelas 22 horas tem início a Solene Vigília Pascal.

Finalmente no Domingo de Páscoa, a Procissão da Ressurreição tem início às onze e meia da manhã na Igreja da Misericórdia.

(fonte site Rádio Elvas / foto Linhas de Elvas)

Todos têm conhecimento que os eventos religiosos realizados em Elvas durante a Páscoa são marcantes e muito atractivos. Mas para comprovar que efectivamente assim é, devemos sair de casa e assistir ao vivo. Tenho a certeza que sendo verdadeiros devotos ou apenas crentes não praticantes, irão gostar. Apareçam!

Informo os amigos e leitores do Três Paixões, que esta casa irá estar de férias até à próxima segunda-feira. Vou de viagem até Valencia para uns dias de turismo, sol e descanso.

Até lá desejo a todos uma excelente Semana Santa e aos que vão de férias que desfrutem ao máximo.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: