sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Novo PDM altera o Parque da Piedade

Mal vi a capa da edição desta semana do Linhas de Elvas, fiquei de boca aberta. Creio que todos ficámos, pois para os Elvenses é impensável que se ponha em risco o NOSSO Parque da Piedade.
Como é possível pensar-se em tornar o maior espaço aberto, onde TODOS brincámos, corremos e nos divertimos imenso, onde podemos fazer passeios, correr para manter a forma, namorar, ler livros, em "Espaço de Equipamento da Piedade"?
O que isto quer dizer é que se pode edificar! Nunca pensei poder assistir a isto, mas se o novo Plano Director Municipal não for alterado, poderemos ver construir edifícios com 2 pisos, até 10 metros de altura.

O PDM encontra-se até à próxima Segunda-Feira dia 14 em fase de "Inquérito Público". Qual discussão? Creio que os elvenses desconheciam totalmente quais as propostas do novo PDM. O site da CME nada diz sobre o "Inquérito Público", sendo o principal veículo de informação camarário.

A resposta só pode ser negativa no que toca ao Parque da Piedade, pois de resto as ideias do actual executivo camarário são positivas. Destaca-se a preocupação pelos espaços verdes, e a área proposta a candidatura a Património Mundial dentro do "Espaço Cultural".
No actual PDM, o Parque da Piedade está classificado como "Área de Protecção", fora do "Espaço Urbano". Assim está correcto, mas com o novo até a zona da Mata pode ser edificada. Não pode ser!!!!!

Se o Aqueduto da Amoreira é o ex-libris da nossa cidade, se as Muralhas são a nossa possibilidade de sermos Património do Mundo, o Parque da Piedade é um símbolo particular para todos os Elvenses.
Creio que a Câmara Municipal de Elvas não foi feliz com esta decisão, e espero que retroceda nesta intenção. É a minha opinião, sem qualquer tendência política, mas tenho a certeza que na luta pela cadeira do poder em Elvas, as candidaturas de Simão das Dores, Luís Pedras, João Pinheiro e Manuel António Torneiro, irão "tocar" nesta decisão de Rondão Almeida.

Estaremos atentos.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

13 comentários:

Elvascidade disse...

Totalmente de acordo.

António Santos disse...

É COMPLETAMENTE FALSA e abusiva a interpretação de BURRO que o sr. Tierno fez no Linhas de Elvas. O senhor que se diz advogado mas que pelos vistos nem sabe ler e mete em causa o trabalho da equipa técnica coordenada pelo sr. arq. Correia Dias.
Aparace amanhã no Auditório do Museu de Fotografia e ficarás esclarecido.

Anónimo disse...

O que é um PDA?
Só conheço, com estas iniciais, os telefones!
Deves querer dizer PDM, ou também foi o Xico Tierno que deu essa informação?

Scottish disse...

Senhor Anónino as minhas desculpas pelo lapso do PDA, pois como todos podemos interpretar é PDM.

Scottish disse...

Amigo António Santos, infelizmente por trabalho não vou poder estar presente no Auditório.
No entanto estarei atento aos meios de comunicação social elvenses, e conversarei com pessoas que irão estar sessão de esclarecimento.
Apenas comento neste meu cantinho o que todos podemos ler no Linhas.
Espero não manter a minha indignação pelo facto de se poder edificar em pleno Parque da Piedade.
Grande abraço

Anónimo disse...

Este antónio santos escreveu mas nada disse. Só foi mal educado...

Vamos a assuntos sérios:
- Porque se tratou de esconder o PDM?
- Que responsabilidade tem o dito Sr. Tierno?

Enquanto o Sr Tierno divulgou o que não se sabia e deu a cara, fez muito bem em trazer a lume o assunto, o que vai dar a possibilidade de se saber o que deveria ter sido amplamente divulgado.

-Porquê esta movimentação toda e tão rápida por parte da Câmara?
Até parece que foi apanhada em falso...
Amanhã vai-se explicar, mas porque não o fez em tempo e deixou isto chegar aos Elvense assim?

Se o terreno continuar em poder da Confraria só se deu a esta a possibilidade de desenvolver algo que no tempo tem estado parado.

Devem ir a Santarem ou a Beja e ver o que foi a adaptação de uma feira aos tempos modernos. Se fôr por ai, nada de mal se irá passar e até na parte que está junto da Av. de Badajoz é que deveria ter sido construido o Centro de Negócios, local onde muito mais se poderia ter passado, com muito mais visibilidade e funcionalidade.

Com um beneficio leonino para a Confraria, Elvas ficaria a ganhar.

A feira de Maio quase que não existe e a de S.Mateus tem que ser renovada, mas o que é de mais grave é que temos ficado atraz nas feiras temáticas que poderiam ser muito dinamisadoras da Cidade.
Quanto ao Parque da Piedade(a parte "velha"), deve tambem ser modernizado em TODOS as suas valências. Está parado no tempo.

Agora que tendo sido mantido tudo no segredo de ALGUNS, poderá levar a pensar que alguma coisa está/va preparado para que acontecesse na sombra...

Anónimo disse...

Cá andam os fulanos do costume a tentar enganar as pessoas! Grande novidade! É o habitual.

O sr. tierno agiu de má fé, sabia que estava a dizer barbaridades e a tentar meter as pessoas contra a Câmara.

A Câmara que é gerida por pessoas muito mais inteligentes do que o sr. Tierno, agiu de imediato. Promoveu uma sessão de esclarecimento onde todos os interessados podiam livremente estar presentes, apresentar os seus argumentos ou questões.

O Tierno não apareceu. Não foi lá pedir esclarecimentos ao sr. arq. Correia Dias. Porquê? Ou é cobarde ou sabia que estava a falsear o que está no PDM. Só pode ser uma das duas.

É este tipo de gente que temos na nossa cidade. será que há interesses desse senhor por detrás que nós desconhecemos.

Eu fui lá e fiquei mais do que esclarecido. Fiquei a conhecer toda a alteração ao PDM. O sr. Tierno que acha que sabe tudo mas que, pelos vistos, nem sequer sabe ler, manteve-se na ignorância.

Cada um lá faz as figuras tristes que quer.

Anónimo disse...

antónio, tu lá sabes...
Fazes cada figura!!!!
Tu és mais refresco que outra coisa. E da marca elsa ou alsa, fica tudo na mesma.
Só que escreves, és mal educado e nada dizes.
Conta lá mas é o que já sabias e porque foi que tudo ficou no segredo dos deuses.
tu é que não enganas ninguem, nem sequer estiveste presenta na apresentação dos Deputados do teu partido. Ou é porque tambem eles não te ligam nenhum???
Querias era ires para São Bento, mas pelos vistos vais mas é para S. Romão!!!
Mas explica aos que não foram as razões dos inteligentes que quiseram fazer as coisas na penumbra dos corredores...

Anónimo disse...

Enquanto o Tiago Abreu aqui anda a comentar como anónimo (às 23:02), Rondão Almeida, Elsa Grilo e Vitória Branco estão no Coliseu com milhares de pessoas a aplaudir.
É ess a doença do rapazito que tem. Pensa que a dra. elsa tem tempo para lhe andar a responder na net. Vai-te entretendo...

Anónimo disse...

Tocada!
Para saberes onde estavas e com quem...

Continuas sem responder a coisas simples!
Mas pelo menos deixaste de ser malcriada!
Quanto a ser o tal que nomeaste, nem esse nem o dito Tierno(que até foi muito pouco agrecivo para o teu chefe), quero informar que estás a anos luz e que até sou votante e teu companhom de route.

Mas conta lá o segredo, que deveria até amanhã não se saber, para depois ser facto consumado!!!

Anónimo disse...

O comentador das 22:19 está a falar da mulher dele! Boa, assim é que se trata a família.

Anónimo disse...

Como de costume ordinária...
Agora vem numa de anónima...

Mas que foi descoberta, foi.

Anónimo disse...

Nao acredito que querem construir casas ali é impensavel....

MJ