terça-feira, 9 de março de 2010

PEC mantém ligação ferroviária Lisboa-Madrid

Na conferência de imprensa realizada ontem em São Bento, o Primeiro Ministro José Sócrates revelou que "o PEC mantém as opções já tomadas no que diz respeito ao novo aeroporto, à ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid e nas concessões rodoviárias já aprovadas".

O famigerado PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) está a levantar muita polémica, mas no que toca aos investimentos públicos, e em especial à linha ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid, o processo mantém-se.
Boa notícia para Elvas pois já se temia o pior, e que poderíamos ver o mesmo adiamento que vão ter as linhas Lisboa-Porto e Porto-Vigo. Não querendo o Governo aumentar a carga fiscal dos portugueses e necessitando de reduzir o défice, o corte mais normal seria nos investimentos públicos.
Além desta decisão o primeiro-ministro defendeu a criação de um escalão no IRS de 45% para rendimentos superiores a 150 mil euros anuais, tornando assim "mais justo" o sistema fiscal. O congelamento dos aumentos salariais para os funcionários públicos até 2013, poderá tornar-se num dos maiores problemas que o Governo terá de enfrentar. Também faz parte do programa as privatizações da TAP, dos CTT, da área seguradora da CGD, e a venda das participações detidas na EDP, GALP e REN, podendo arrecadar 6 mil milhões de euros.

Por enquanto podemos suspirar de alívio, mas o PEC não está a agradar aos partidos da oposição, sendo mesmo alvo de duras críticas. Digo por enquanto, pois o programa ainda tem de passar na Assembleia da República, e como o Governo necessita de consenso parlamentar para o viabilizar, penso que com tantas críticas não será fácil a sua aprovação.

Por isso só ficaremos tranquilos quando o PEC passar na AR, já que se trata do projecto mais importante para Elvas poder sair do fundo do poço.
Mas também temos de dizer que já estamos fartos de palavras e só acreditamos quando virmos a Plataforma Logística e a estação de mercadorias começarem a tomar forma física. Para quando?

(foto Lusa / fonte site Diário de Notícias)

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao Governo que teve esse reconhecimento por Elvas, apesar de morarmos aqui muito menos pessoas do que no litoral entre Lisboa e o Porto.

Isto é que é um Governo de coragem.

Agora só falata virem os Portinholeiros do costume arranjarem umas bacoradas para dizer mal da medida e para levantarem milhões de problemas.

Por vontade do Cavaco, apoiado pelo PSD e pelo CDS, não havia nenhuma linha de TGV, nem a nossa entre Lisboa e Madrid.

portasdolivenza disse...

O PEC,é o anuncio de mais 10 anos de pobreza,onde vamos ficar mais longe da Europa.

A meia coragem de nacionalizar parte das empresas,não resolvem quase nada a não ser os numeros do deficit,a função do estado não deve ser a de gerir empresas,o estado deve ser cobrador de impostos e funcionar como regulador de mercados,tudo o resto deve ser vendido,privatizado.

Porque tem os portugueses que pagar os prejuizos de milhões da RTP,porque é que o estado com golden chair na pt não lhe vende a rtp? se esta pt necessita de comprar um canal de tv.

Porque o estado só vende o sector de seguros da cgd,e não privatiza o grupo por inteiro?(para poder jogar politicamente)

Porque o estado não falou do bpn,e em vez de ter nacionalizado o grupo com a sociedade lusa,mais bpn,só nos deixou com o prejuizo do bpn?seria mais facil de vender o grupo ondem estão os activos do que vender um banco que acumula 2800milhões de prejuizo,quem ficou a ganhar?nós não.

Reduzir as despesas,era preciso.
Reduzir investimento publico de montantes elevados,era preciso.

Mas sem empresas,não há empregos,sem empresas não há riqueza para pagar as despesas do país,aí o estado só teve coragem para quase nada,esta era a aposta correcta,mas o estado não tem coragem de apostar nas pme´s.

Anónimo disse...

Então e as camaras,não deviam reduzir as despesas e verem os ordenados tb contidos?

Em elvas a camara sabia, e era previsivel o corte da despesa a nivel nacional,o presidente aumentou os familiares e restantes funcionarios,numa jogada de antecipação,cá em elvas é tudo ás claras.

Xavier de Sousa disse...

Façam uma pausa para penar um pouco neste PEC... e depois digam-me que não seremos outra vez todos, classe trabalhadora, que vai pagar este programa!!!
Façam as contas às vossas deduções fiscais dos últimos anos, começam a preparar o exercicio fiscal de 2009, e depois transponham para o exercicio fiscal de 2011... quanto é que o Estado vai deixar de pagar em benefícios fiscais a cerca de 3.5 milhões de portugueses?

Esta foi e será a parte em que o PEC vai doer um pouco, mais uma vez aos mesmos!

Cumps

Anónimo disse...

Como manter o TGV Lisboa-Madrid é bom para Elvas, os más-línguas do costume não podem dizer bem.
Por isso entreteem-se a dizer mal do PEC e do Governo por isto e aquilo.

Acho que gente com alguns conhecimentos mais longe do que o seu umbigo, consegue ver que este PEC era inevitável para não ficarmos como a Grécia e podermos recuperar a economia.

Claro que vai custar, mas não temos alternativa e em vez de termos um pensamento positivo e de que todos temos que meter mãos á obra para o país ir para a frente, continuam com o discurso da critica fácil e do bota-abaixo.

Isto está tão bom que o Paulo Rangel até diz que quer ser lider do PSD, mas como a situação nacional e internacional está não quereria ser primeiro-ministro.