segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Elvas volta a dar maioria absoluta ao PS

(foto site Linhas de Elvas)

Confirmou-se aquilo que este Humilde Observador vinha dizendo. O Partido Socialista voltou a vencer as Autárquicas em Elvas com maioria absoluta. Rondão Almeida pela quinta vez, e mais uma vez de maneira que não oferece contestação.

68,39% (7.353 votos) dos elvenses que votaram, confiam na continuidade de Rondão Almeida à frente dos nossos destinos.
Em segundo lugar ficou a coligação MUDE - Mudança para Desenvolver Elvas (PSD/CDS-PP/IND) com 19,86% (2.135 votos), o Bloco de Esquerda com 3,54% (381 votos) passa a ser a terceira força política elvense, relegando para quarto a CDU que desta vez obteve 3,07% (330 votos).
Fechou a classificação Manuel António Torneiro e o seu MPT, com 1,95% (210 votos).

Com esta votação o PS conquista 6 mandatos, e o MUDE apenas 1.

Para completar os números para a Câmara Municipal, registaram-se 244 votos em branco (2,27%) e 99 nulos (0,92%). Sobre a Abstenção pode-se dizer que de um total de 20.362 votantes inscritos, exerceram o seu dever cívico apenas 10.752, correspondendo a uma taxa de 47,2%. Mais uma vez Elvas não esteve bem, pois praticamente metade da população não teve vontade de ir votar. Depois toda a gente se queixa quando as coisas correm mal, e aparecem todos a dizer que votaram noutro partido e por aí fora...

Para a Assembleia Municipal novamente o PS "goleou" pois em relação a 2005 conquistou mais um mandato, ficando agora com 15. O MUDE fica com os mesmos, 5, o Bloco de Esquerda mantém o seu mandato, e a CDU fica sem representação na Assembleia Municipal.

A grande surpresa da noite foi a conquista da Junta de Freguesia de Vila Boim por parte de Carlos Nascimento, em representação do MAIS - Movimento Alternativo Independente e Social. Nas restantes 10 freguesias o Partido Socialista venceu num total de 69 mandatos (62,9%), o MUDE ficou em segundo com 23 mandatos (22,97%), seguiu-se a CDU com 1, fechando a coligação MAIS com 4 mandatos (3,01%, mas venceu a Junta).

Podemos dizer que os resultados das autárquicas deste ano são muito idênticos aos de 2005. O PS conquistou mais 32 votos, mas a coligação de direita MUDE perdeu 295 votos. O Bloco em 2005 não se candidatou à Câmara, passando para terceiro partido nas escolhas elvenses. A CDU perdeu 251 votos e Manuel António Toneiro obteve praticamente a mesma votação que em 2005. A abstenção baixou 3,19%, mas o registo continua em vermelho carregado.

Resta desejar os Parabéns ao Partido Socialista pela vitória, e que Rondão Almeida, Nuno Mocinha, Elsa Grilo, João Vintém, Manuel Valério e Vitória Branco façam um excelente trabalho nos próximos 4 anos. Penso sinceramente que este mandato será crucial para que Elvas dê o salto, mas para isso necessitamos de uma Câmara empenhada no seu trabalho, que lute pelos interesses dos elvenses, que saiba ouvir os outros tirando as pertinentes ilações, e que renove as suas ideias na forma como vai gerir os nossos destinos.

O sétimo vereador será o Dr. Simão das Dores, que não pode pensar que vai lutar sozinho contra todos. Terá de entender que será a oposição dos hoje eleitos, mas que tal como os 6 vereadores socialistas, deve pensar em Elvas e nos Elvenses. Há muita coisa em jogo para a nossa cidade, e não se pode pensar em meras disputas políticas e pessoais em detrimento de todos nós.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

4 comentários:

Anónimo disse...

Simão das Dores não vai tomar posse.
Vai deixar o lugar para o Cabaceira que sempre sonhou ser vereador e foi por isso que expulsou o Eurico Candeias.
Pelo que ouviste na campanha só podias concluir que a disputa partidária e a política da mentira e da aldrabice dos MUDES vai continuar assim que alguns tomarem posse.
Não te iludas.

Anónimo disse...

O Sr. Simão das Dores é tºão sério que andou um a semana inteir a dizer à Rádio Elvas que no Domingo ia votar na Escola de Sta. Luzia em Elvas, quando estava recenseado em Sacavém e sabia que não votava na nossa cidade.
Está tudo dito sobre a personalidade deste homem!
É um Tiago Abreu com mais uns aninhos em cima, mas a cabecinha é do mesmo estilo!

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente o teu último parágrafo e assino por baixo.
E gostei do novo look do blogue! ;)
Abraço.

Miguel Velasquez disse...

Caro Scottsman, se não formos nós um dia a tomar conta disto e a fazer força para que definitivamente Elvas seja colocada no mapa, não passamos da "cepa torta" e dos jovens das "mines"! Grande Abraço do teu Clansman
Miguel Velasquez