sábado, 18 de julho de 2009

"Lista de Verbos", nova exposição no MACE

O MACE-CAC (Museu de Arte Contemporânea de Elvas - Colecção António Cachola) inaugura a exposição "Lista de Verbos", hoje sábado, às 19 horas, por ocasião do segundo aniversário da abertura ao público deste espaço. Uma hora antes, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, é a abertura de "O Estado do Sono", uma instalação de Susanne Themlitz.

Obras recentemente integradas na Colecção e nunca mostradas, obras pré-existentes mas que têm sido mantidas em reserva ou obras estruturantes e permanentes da montagem ocupam os dois espaços de exposição: o edifício do antigo Hospital da Misericórdia e o Paiol de Nossa Senhora da Conceição.

No curto espaço de tempo, entre 2007 e 2009, é a quinta exposição realizada, o que diz muito do dinamismo da equipa, do crescimento sustentado da Colecção, do empenho da Câmara Municipal de Elvas, que gere o Museu, do interesse dos públicos (locais, nacionais e internacionais), do apoio dos mecenas e dos meios de comunicação social, especializados e generalistas.

Cada uma das anteriores montagens foi obedecendo a uma temática diversa: desde a apresentação da própria Colecção (Uma Colecção em Progresso), na mostra inaugural, à exploração dos tema da Paisagem, da Guerra e do Corpo, o MACE procurou não separar a arte contemporânea dos públicos e do contexto em que é apresentada: a terra alentejana, uma cidade de longa e profunda história militar, o edifício de um antigo Hospital da Misericórdia.

Agora, com "Lista de Verbos", pretende dar-se a entender uma das mais interessantes lógicas de desenvolvimento da arte contemporânea, a que joga com as deslocações dos sentidos no interior da própria obra de arte, entre a arte e a realidade, entre o que se vê e o que se dá a ver, entre o significado e o significante...

(fonte site C.M.Elvas)

Mais uma exposição no mais recente Museu elvense. Por esse motivo, creio que devemos fazer uma visita ao MACE e contemplar uma arte por vezes difícil de entender... :)

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Margarida Choças disse...

Estive na inauguração da exposição ontem no MACE e achei-a muito boa.

Também destaco o discurso da senhora Vereadora Drª Elsa, que foi uma verdadeira lição sobre o sentido da arte.

Discursou com muita simpatia, um à vontade extraordinário e conhecimento técnico invulgar nos políticos, o que só confirma a opinião que tenho criado nos últimos tmpos de que a senhora é mesmo muito boa naquilo que faz.

Clara Teles da Cunha disse...

Boa exposição.
Bom Museu.
Bom Presidente.
Boa Vereadora.
Nada mais há a dizer. Elvas está de parabéns.

Um abraço.