sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A (In)segurança


Este assunto é pertinente, pois cada vez mais nos apercebemos das ondas de assaltos que há por toda à parte. Elvas não foge a este problema, e infelizmente vai sendo comum ouvir que a loja ou a casa de tal foi assaltada. É um problema de certo complicado de solucionar.

Alguns trataram de resolver a insegurança pelas seus próprios meios, ou seja, contratar alguém que faça rondas nocturnas pelas zonas combinadas. Essa pessoa passa a noite às voltas em viatura própria e com atenção ao telemóvel, não vá algum dos vizinhos da sua área de jurisdição ligar por haver problemas.
E como reage esta pessoa se vê uns larápios invadir alguma casa? Pode abordá-las com algum pau ou outro objecto e tentar proteger os bens de quem o contrata? Não acredito, pois hoje em dia qualquer pessoa tem acesso a armas de fogo, já para não dizer as tradicionais armas brancas, e o dito segurança pode ter uma surpresa desagradável.

Também já houve quem pensasse em contratar uma empresa de segurança, mas como a crise está instalada e para durar, de certo essa ideia não será barata, ficando-se assim pelas intenções.

Se estas não são as soluções ideais para que sintamos segurança à noite, então que fazer? Exigir reforço policial por toda a cidade? Creio que a Secção de Elvas da PSP não tem efectivos suficientes para patrulhar tantas ruas e bairros. Mas tenho a certeza que há policias em número suficiente, para não haver apenas UMA viatura a vigiar os nossos interesses.
É da responsabilidade da PSP garantir a nossa segurança, mas não estou a ver algum reforço de agentes na nossa cidade. É Elvas, não é Lisboa ou Porto...

Poderá a Câmara ter um papel interventivo neste problema? Na minha opinião penso que sim, pois já houve a ideia de criar a Policia Municipal, e esta poderia ser uma boa ajuda. Instituindo uma cooperação com a PSP, creio que iríamos todos beneficiar. Além do mais, seriam criados alguns postos de trabalho, reduzindo um pouco a Taxa de Desemprego elvense. Claro está que falamos de Polícia Municipal a sério (ver revisão feita pelo Governo, através do Decreto-Lei 197/2008).
Segundo diz a Revisão Constitucional, "as Polícias Municipais cooperam na manutenção da tranquilidade pública e na protecção das comunidades locais".

Não é isto que queremos?

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

Anónimo disse...

As policias municipais podem ser um problema em algumas localidades.
Não tens o exemplo de Espanha???
E por enquanto ainda tens a PSP, mas qualquer dia só tens a GNR.