sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Escola Superior Agrária de Elvas


Não poderia adiar muito mais a elaboração de um post sobre a ESAE.
Já são 12 anos de Ensino Superior em Elvas, e ao longo deste tempo, a evolução da Escola tem sido assinalável.

Neste momento a ESAE tem um universo de 400 alunos, distribuídos pelos cursos de Engenharia Agronómica, Engenharia Agronómica (ramo Espaços Verdes), Enfermagem Veterinária e Equinicultura no que respeita a Licenciaturas, Cursos de Especialização Tecnológica (CET's) e Mestrado em Agricultura Sustentável.
Parece que foi ontem o começo desta aventura dos "agrários" numa cidade sem Ensino Superior, sem qualquer tipo de tradição académica!
Foi um começo com pouca gente, situação que fazia pensar a NEGA de Elvas à vinda da ESAE. Felizmente nestes 12 anos de vida tudo mudou e a nota é bem positiva. Creio mesmo que neste momento já não podermos passar sem os "agrários" à nossa volta. Ainda bem que assim é, pois sente-se que a ESAE já se vai identificando com Elvas.

Foram várias as instalações que tiveram de utilizar, até que no primeiro semestre do ano lectivo 2004/2005, os estudantes mudaram-se para a morada definitiva, o Quartel do Trem. No primeiro semestre do ano lectivo de 2005/2006 aconteceu a transferência dos Serviços Administrativos, Biblioteca, Gabinetes de Docentes, Relações Públicas, Serviços Académicos, Associação de Estudantes e Conselho Directivo, que anteriormente funcionavam na Rua de Alcamim.
Neste momento os "agrários" contam nas suas instalações com 1 anfiteatro grande, com cerca de 150 lugares, 1 biblioteca, 7 salas de aula convencionais com capacidade para 30 alunos cada uma, 2 salas de aula convencionais para 60 alunos cada uma, 2 salas de informática com capacidade para 24 alunos cada uma, 1 oficina técnica polivalente, 5 áreas laboratoriais com gabinetes e arrumos de apoio, 20 gabinetes para professores com capacidade para cerca de 34 docentes, áreas destinadas à Direcção, Conselho Científico e Serviços Administrativos, associação de estudantes e bar. Ou seja, uma maravilha :)

Desta forma recuperou-se um "mono" da nossa cidade, condenado ao abandono total, ou então fazendo parte da recente lista de imóveis militares à venda pelo Governo.
Foi um acerto total a passagem da ESAE para o Quartel do Trem. O único senão é a necessária pintura da fachada do Quartel do Trem. Está feio :(

E porque não aproveitarmos outras instalações militares e "puxarmos" mais Ensino Superior para Elvas? Penso que seria fundamental incrementar a oferta académica na nossa cidade. Seria uma mais valia com vista a conseguirmos que empresas se possam fixar por cá, aproveitando os Doutores e Engenheiros que Elvas pudesse lançar no mercado de trabalho.

Continuando com a ESAE, não me posso esquecer da recuperação do antigo Hotel Alentejo, agora Residência de Estudantes. A unidade conta com 74 camas divididas por 6 quartos triplos, 17 duplos, 22 individuais e um quarto para deficiente. Cada piso está equipado com uma pequena cozinha de apoio. Os alunos residentes têm ainda ao seu dispor uma sala de convívio e uma biblioteca/sala de estudo.
Para os Elvenses com mais de 30 anos, de certeza que se recordam do antigo Café Alentejo. Quem não se lembra de passar debaixo dos arcos, serpentear as cadeiras da esplanada, dar uma espreitadela às capas das revistas à entrada, ou há mais tempo entrar na Cave, onde estava a sala de jogos? Bons velhos tempos... :)
O Café é agora a Cantina para os Estudantes, uma unidade moderna e funcional com capacidade para 82 lugares.

A ESAE, mais concretamente o Instituto Politécnico de Portalegre, está de parabéns!
É a primeira instituição pública portuguesa de ensino superior certificada na sua globalidade. A certificação EN ISO 9001:2000 concedida ao Sistema de Gestão da Qualidade, abrange os processos relacionados com a formação, a investigação e o desenvolvimento científico e tecnológico, em todas as unidades orgânicas do IPP.

Querem mais qualidade? Não dá :) Venham daí mais alunos para que a comunidade académica seja cada vez maior. Elvas ganha com isso, assim como a ESAE.

Resta-me desejar aos alunos todo o sucesso do Mundo. Estudem, divirtam-se, pois faz parte da vida académica, mas sejam conscientes SEMPRE!

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

5 comentários:

Elvascidade disse...

O ensino superior poderia ser um elemento chave na nossa cidade. O começo foi realmente bom e está à vista todas as melhorias e os aspectos positivos que trouxe à cidade, mas falta mais. Falta evoluir, fazer de Elvas uma verdadeira cidade académica só nos iria trazer benefícios. Veja-se Portalegre, retirem-lhe os estudantes e o que fica?
Acredito que se possa fazer mais ainda no sentido de evoluir nesta área.

Badji disse...

Parabéns pelo post. Na realidade o trabalho desenvolvido pela ESAE é de grande valor. Mas tal como referes e bem, porque não aproveitar mais alguns espaços militares dou um exemplo, Casa de Reclusão, para criar e atrair mais cursos. Certo é que tudo dependía da vontade do politécnico, mas acredito, que seria possivel estabelecerem-se mais cursos cá.

Cpts.

Anónimo disse...

Ainda é pouco, fazem falta mais instituições de ensino superior. Pois independentemente da mais valia económica para a cidade, são pólos de desenvolvimento e de mão de obra qualificada, que tanta falta fazem a Elvas!

PATRÍCIO disse...

É muito bom Elvas manter a ESAE quando por todo o país se fala também de crise no Ensino Superior, e menos alunos e que algumas universidades dificilmente vão conseguir resistir no futuro.
A ESAE tem crescido e tem um corpo docente empenhado em levar este projecto para a frente. Continuem. Parabéns pelo bom trabalho.

Anónimo disse...

Eu so queria saber uma coisa para irmos para a escola de Elvas é preciso no ensino secundário seguir cientifico? ou podemos seguir artes por exemplo??
brigado eu gostava muito que me esclarececem. =)