segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Escola Secundária D.Sancho II de cara lavada!



Como mudou para melhor a nossa D.Sancho II! Já merecia, pois apesar de ter sofrido algumas melhorias quando eu ainda andava a estudar, o que não acontecia desde a inauguração em 1962, as obras de agora colocam a escola no futuro. A inauguração teve a presença do Secretário de Estado do Ambiente Humberto Rosa, que gostou da mobilização da sociedade elvense na inauguração o que demonstra a importância da D.Sancho II para os elvenses. Não tenha dúvidas Sr. Secretário de Estado que assim é!

No vídeo temos boas imagens, elucidativas da "nova" Escola Secundária D.Sancho II, e entrevistas a alunos e antigos alunos, onde temos o Zé Velasques (ele não falha nestas coisas)!!! O destaque para mim vai, como não poderia deixar de ser, para a zona desportiva que está verdadeiramente irreconhecível para melhor. Também não posso deixar passar a "queda do muro", que outrora dividia a escola de forma a que os rapazes ficavam de um lado e as raparigas do outro. Mais tarde a divisão era de classes sociais, que para alguns não era impeditivo de estar dos dois lados, mas para muitos era verdadeiramente uma barreira. Ainda bem que foi abaixo.

Parabéns à reportagem da TV Elvas, com Raquel Moreira e Luís Damião a fazerem um belo trabalho.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

VII Convívio Internacional de Minibasquete "Cidade de Elvas"

É já no próximo sábado dia 22, das 15h00 às 18h00, no Pavilhão Municipal de Elvas, que vamos ter a sétima edição do Convívio Internacional de Minibasquete "Cidade de Elvas".

Sem dúvida trata-se do maior evento organizado anualmente pela Secção de Basquetebol do Clube Elvense de Natação, que ano após ano trata de fazer com que o Convívio seja cada vez de mais qualidade. Este ano vamos ter equipas com historial no basquetebol nacional, como são o Barreirense, o Queluz ou o Belenenses, clubes que têm andado arredados deste evento em Elvas, mas que tudo se fará para que voltem a visitar a nossa cidade em próximas edições.
Logicamente vamos ter clubes do Alentejo, como são o Portelbasket, o Salesianos de Évora, o André Resende também da cidade museu, o Centro de Treinos da ABA/CME, o Atlético de Reguengos e o Campomaiorense. Irão estar igualmente presentes dois clubes da vizinha cidade de Badajoz, o ABP e o Guadalupe, que com um basquetebol mais evoluído tratarão de levar de vencida os "tubarões" portugueses da formação.
O Clube Elvense de Natação irá apresentar 3 equipas no ano em que a Secção de Basquetebol comemora o 20º aniversário (1991-2011).

Vamos ter cerca de centena e meia de jovens atletas, divididos por 14 equipas, que irão disputar 36 jogos de 14 minutos cada, em 3 horas de muito e bom minibasquete.

São motivos de grande interesse para dar um salto até ao Pavilhão no próximo sábado. Bem sei que joga "O Elvas" à mesma hora, mas nem toda a gente gosta de futebol, e o basquetebol está a tornar-se na modalidade com maior incremento de praticantes em Portugal, sendo o Convívio uma boa alternativa, num evento desportivo diferente dos que normalmente assistimos em Elvas.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

14 de Janeiro, o dia de Elvas


Hoje é 14 de Janeiro, e para qualquer Elvense, uma dia muito especial. É o nosso feriado municipal, onde comemoramos a célebre Batalha das Linhas de Elvas, que este ano cumpre 352 anos.

As celebrações serão as habituais, ou seja a manhã com o Hastear das Bandeiras na Câmara, a Romagem ao Padrão e posterior Romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, as cerimónias Militares e Militarizadas na Praça da Republica, terminando com o Desfile das Forças em Parada na Rua da Cadeia.
Podem dizer que é sempre a mesma coisa, mas se não tivéssemos estas celebrações não era 14 de Janeiro.

Os festejos relacionados com o 14 de Janeiro começaram no dia 8 com a Gala dos 50 anos do Agrupamento 158 de Elvas dos Escuteiros, e prolongam-se até dia 29 com um espectáculo de variedades no Cine-Teatro (clique aqui para ver o programa completo).
No entanto este Humilde Observador considera a actuação da Brigada 14 de Janeiro, um espectáculo a não perder amanhã sábado às 21h30 no Cine-Teatro.

Mas o feriado não é para todos os Elvenses, pois há os que têm de se levantar cedo como habitualmente para ir trabalhar, já que o emprego não reside infelizmente na nossa cidade. Por isso mesmo desfrutem do dia, saiam de casa, vejam as celebrações, e aproveitem o fim-de-semana ao máximo.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O que se passa na Blogosfera Elvense?

A leitura desta noite pela Blogosfera Elvense deixou-me bastante surpreendido, pois ao que parece temos alguns blogues a fechar portas. Excepção feita ao Câmara dos Comuns que por motivos pessoais que todos entendemos ficará "fechado", e que no lugar do Tiago eu faria exactamente o mesmo, a verdade é que aos poucos vamos sendo cada vez menos.

Eu também estive ausente durante muitos meses, primeiro por saturação e recentemente pela chegada do terceiro elemento da família. Não pretendo fechar esta casa, antes pelo contrário, pois a veia da escrita parece estar de regresso e pretendo dar as minhas opiniões sobre as Três Paixões que formam a essência deste cantinho.
No entanto deparo-me com blogues que estão inactivos há bastante tempo, outros que começaram nestas andanças depois de mim e já acabaram, e outros que por não terem sido reconhecidos publicamente pela sua assídua actividade irão fechar portas.
Caro Zé de Melro, é verdade que os Prémios Zé de Mello são um aliciante para todos aqueles que trabalham diariamente neste veículo de comunicação. Eu sou um exemplo disso, quando há um ano me sentia inclusivamente nervoso com a possibilidade de ser o blogue eleito pelos internautas e vencer o Prémio. Espero que mude a sua decisão e se mantenha na blogosfera elvense, mais sendo um dos bloggers que vivem no centro histórico, e que por esse motivo se torna alguém importante para sentirmos o que é viver "na cidade".

Sinceramente não entendo o que se está a passar, mas estou preocupado com a situação. Já por diversas vezes disse que considero a blogosfera importante para a nossa cidade, é através dela que damos o nosso pequeno contributo para conseguirmos que Elvas seja cada vez mais uma cidade desejada, tanto para os elvenses como para aqueles que bebem a água do Aqueduto.
Será que o problema é a falta de assuntos variados para debater? Repetimo-nos muito nos posts publicados? Não nos surgem novas ideias? Estamos saturados?

Olho para a vizinha Campo Maior e o panorama é radicalmente oposto, pois são muitos os blogues com actividade assídua, debatendo tudo o que se passa na terra do café e não só. Olho para Badajoz, e não comparando a dimensão da capital pacense com Elvas, a actividade da blogosfera é enorme, tratando os mais diversos assuntos relacionados com a vida do outro lado da fronteira em muitos casos exaustivamente.

Espero sinceramente que isto mude a bem de Elvas.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Prémios Zé de Mello 2010

Depois do reinado desta casa durante um ano como melhor blogue de Elvas em 2009, chega a hora de entregar o testemunho. Depois de tanta ausência ao longo dos últimos seis meses, o Três Paixões não poderia ser novamente opção para renovar o título conquistado. Os três blogues nomeados Câmara dos Comuns, Cidad'Elvas e Dualidades, são dos mais visitados na blogosfera elvense, e por este motivo considero justas as suas nomeações.

Cada um tem características muito próprias, com o primeiro a tratar de assuntos políticos do seu autor, o segundo mais generalista de tudo o que se passa na nossa cidade, e o terceiro é um blogue mais abrangente nas suas opções de escolha dos posts. Recordo que o Dualidades já foi o vencedor em 2008, voltando agora a ser nomeado e com boas hipóteses de vencer, pois conta com uma legião de seguidores bastante ampla, sendo provavelmente o principal candidato.

Como diz o Tiago Abreu, votem em quem bem entenderem, e a minha opção não a vou transcrever pois o voto é secreto! :)

Não está esta casa nomeada, mas acabo por ser também um dos nomeados como elemento integrante no basquetebol do Clube Elvense de Natação. Na categoria de Desporto o CEN tem como adversários o Rugby Clube de Elvas e "O Elvas" CAD. Penso que a opção CEN é a mais lógica, não por fazer parte do clube mas por entender que é a colectividade que mais tem feito pelo desporto em Elvas. Todos os anos a Natação, a Ginástica, o Atletismo e o Basquetebol aumentam o número de federados inscritos, é o clube que promove os eventos desportivos mais significativos em Elvas, e trata-se sem dúvida de um clube organizado.

Alguns me dirão que "O Elvas" é o meu clube do coração e de certa forma não se enganam, pois a paixão pelo clube azul-e-ouro é grande desde tenra idade. Mas desde que na década de 80 me integrei no CEN, é o clube com o qual sinceramente me identifico.
Por tudo isto voto CEN para os Prémios Zé de Mello 2010, e peço que vão a http://josedemello.blogspot.com/ e cliquem na mesma opção!

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal