terça-feira, 29 de junho de 2010

PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL!!!

Hoje vamos ter um duelo ibérico no Mundial da África do Sul. Portugal e Espanha defrontam-se para conquistar um lugar nos quartos-de-final da competição, e antevê-se um jogo de grandes emoções.

Foi comentado num recente blog elvense que o jogo de hoje poderia ser um problema acrescido para as uniões entre portugueses e espanholas. Falo com conhecimento de causa pois vivo com uma espanhola, e não será um jogo de futebol entre os nossos países que irá proporcionar qualquer discussão. Cada um puxará pela sua equipa, evidentemente eu por Portugal, e no fim espero ser eu a festejar a vitória. Mas caso não seja assim não haverá qualquer tipo de problema ou vice-versa.
Sou Elvense e vou ver o jogo em território "inimigo", ou seja em Badajoz na casa de um familiar da companheira. Irei devidamente trajado com a camisola portuguesa e vibrarei com a nossa selecção, aceitando evidentemente as mesmas manifestações da parte espanhola.
Trata-se de um jogo de futebol e não de mostrarmos a soberania nacional. Somos portugueses em Elvas, em Badajoz ou na China e conosco vai sempre a alma lusitana. O apoio à nossa selecção é e será sempre incondicional desde que respeitemos os nossos adversários e que estes nos respeitem. Não tenho dúvidas que assim será!

O jogo vai ser de muitos nervos, de roer as unhas, do bate-bate coração e de resultado incerto. O melhor futebol dos espanhóis deverá chocar com uma manifesta superioridade defensiva da equipa das "quinas". Portugal é das defesas menos batidas nos últimos tempos (16 meses sem perder e 9 sem sofrer golos), Eduardo ainda não viu a sua baliza ser violada na África do Sul, o que de certeza irá fazer pensar o técnico espanhol em como poderá ultrapassar a nossa defesa.
Sem dúvida que tem jogadores à altura para o fazer, mas fácil não vai ser. Portugal conta com uma equipa actualmente segura, unida e profunda conhecedora do que é capaz de fazer em campo. No ataque as coisas não são tão famosas, pois não dispomos de grande potencial e Cristiano Ronaldo não pode fazer tudo sozinho. O contra-ataque poderá ser a arma a utilizar para podermos levar de vencida a vizinha Espanha.

Penso que a equipa a alinhar será a seguinte: Eduardo na baliza, defesa com Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão, no meio-campo Pedro Mendes Tiago e Raúl Meireles, na frente de ataque Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo e Liedson.
As dúvidas serão o lateral-direito e na minha opinião Miguel deveria ser a opção, pois além de ser mais rápido é um jogador que poderá subir no corredor com melhor desempenho, e no meio-campo a outra, com Pepe ou Pedro Mendes. Penso que o central do Real Madrid não se apresenta nas melhores condições para um jogo desta importância, em especial na zona do campo onde a Espanha mais desequilibra. Por isso a opção deverá ser a do médio do Sporting, que tem sido o verdadeiro "tampão" da nossa equipa.

Seja quem for, os 11 que hoje irão representar a nossa selecção no Green Point da Cidade do Cabo às 19h30, serão a nossa equipa, serão a nossa nação! Que sejam o nosso orgulho e consigam a vitória!

VIVA PORTUGAL!!!!


"A PORTUGUESA" - O NOSSO HINO
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra e sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar!
Contra os canhões
marchar, marchar!



O hino no Portugal-Inglaterra do Euro'2004. Arrepiante!!!

Scottish
Português SEMPRE

sexta-feira, 18 de junho de 2010

16º anel de campeão para os Lakers

Os Los Angeles Lakeres derrotaram no sétimo e definitivo jogo da final os Boston Celtics por 83-79. Foi o “back-to-back”, ou seja o segundo título consecutivo e a terceira final em três anos. Os Lakers estão de parabéns pois conquistam o 16º anel de campeão numa final como há muito tempo não se assistia com a incerteza no marcador a ir até aos derradeiros instantes.

Kobe Bryant foi eleito o MVP das Finals, fazendo uns números impressionantes no sétimo jogo com 23 pontos e 15 ressaltos. Aquele que para muitos é considerado o sucessor de Michael Jordan, conquistou esta madrugada o quinto anel de campeão, mas o recordista é o técnico Phill Jackson com nada menos que 11 (6 nos Chicago Bulls e 5 nos LA Lakers).

Pau Gasol, o poste espanhol que é determinante no jogo dos Lakers, conquista o seu segundo anel em três finais realizadas. Desta vez conseguiu ser superior a Kevin Garnett, que em 2008 fez o que quis do espanhol. Esta madrugada Pau marcou 19 pontos e conquistou uns impressionantes 18 ressaltos. Kobe aponta-o como a chave do sucesso da equipa e depois de levantar o troféu de campeão entregou-o a Pau Gasol num pequeno gesto que homenageia o espanhol.

A série final foi empolgante com momentos brilhantes de parte a parte. O primeiro round foi para os Lakers, mas no segundo jogo disputado no Staples Center de Los Angeles, os Lakers foram surpreendidos pelos Boston Celtics com um Ray Allen simplesmente impressionante desde a linha de 3 pontos, marcando nada menos que 9 lançamentos.
Os “verdes” ficavam com vantagem campo, mas no TD Garden de Boston os Lakers fizeram o mesmo e com a vitória ao menos marcavam novo jogo em LA. Os Celtics venceram os quarto e quinto jogos, encostando às cordas os Lakers que tinham de vencer as duas partidas finais na sua casa se queriam repetir a vitória no campeonato.
Assim foi! No sexto jogo os Lakers destroçaram os seus rivais permitindo apenas 67 pontos aos Celtics. O maior azar para a equipa orientada por Doc Rivers foi a perda do seu poste Kendrick Perkins por lesão. Era o jogador que estava a defender e bem Pau Gasol, e poderia ser determinante na derradeira partida. No sétimo jogo realizado na passada madrugada, o jogo não foi brilhante, com pobres percentagens de acerto na primeira parte, mostrando o cansaço de todos os jogadores e a importância do jogo que daria o título. Mesmo assim a segunda parte dos Lakers foi brilhante em especial da dupla Kobe-Pau. No último período o MVP das Finals marcou 11 pontos para 9 do espanhol, acabando assim com o sonho dos Celtics.

Parabéns aos Los Angeles Lakers pela vitória e que mais venham no futuro! Estou muito satisfeito por ver mais uma vez a minha equipa conquistar o anel de campeão!

GO LAKERS!!!!

Scottish
Uma Paixão pelo basquetebol

Animação no Centro Histórico

A Associação Empresarial de Elvas vai organizar, em parceria com o Curso de Organização de eventos da EPRAL, um conjunto de animações no Centro Histórico de Elvas. O objectivo da iniciativa visa a dinamização das principais artérias do comércio da cidade.

As acções vão decorrer na Praça da República e nas principais ruas comerciais da cidade raiana entre segunda e sexta-feira da próxima semana, entre os dias 21 e 25 de Junho. A Associação elvense revela que irá haver animação e teatro de rua, pinturas faciais, modelagem de balões e insufláveis

(fonte site Linhas de Elvas)

Este tipo de iniciativas são importantes para tentar dinamizar o coração de Elvas. É notório o afastamento dos que vivem nos bairros periféricos do Centro Histórico, e alguma coisa tem de ser feita para que volte o hábito de passear e fazer compras na principal zona de comércio elvense.
Muita coisa tem de ser feita para mudar a nossa preferência pelas grandes superfícies comerciais, em detrimento do tradicionalismo existente no Centro Histórico.

Primeiro os comerciantes devem tornar os seus espaços mais apelativos para os clientes, e que os preços dos seus produtos não fujam às possibilidades económicas que actualmente dispomos.
Segundo que alguém como a Associação Empresarial de Elvas possa liderar um conjunto de acções dos comerciantes elvenses, no sentido de voltar a despertar o interesse da população em comprar no Centro Histórico.

Por isso temos de nos associar a este tipo de iniciativas que vamos ter na próxima semana, e comparecer no coração de Elvas. Todos criticamos que cada vez há menos gente, que nada se faz para mudar o estado actual e quando há iniciativas simplesmente ignoramos. Não pode ser! Para mudarmos o estado actual necessitamos que todos colaborem. Gostaria que o Centro Histórico voltasse a ser a primeira opção nas compras dos elvenses e elogio as iniciativas como a que vamos ter de 21 a 25 de Junho.

Bom fim de semana a todos!

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A maior surpresa no basquetebol europeu

O poderio do Regal Barcelona nesta época não sofre qualquer contestação. Vencedores da Copa del Rey e campeões da Euroliga 2010 com uma superioridade total face aos seus adversários, os "blaugrana" mostraram um leque de soluções que mais nenhuma equipa dispõe. São imensas as boas escolhas que o técnico Xavi Pascual tem à sua disposição, e o jogo da equipa é de domínio total e absoluto!

A época estava a ser perfeita, mas no derradeiro troféu, a final da Liga ACB contra o Caja Laboral Baskonia, o Regal Barcelona perdeu... Parece mentira pois todos pensavam que a equipa iria vencer com alguma facilidade o campeonato caseiro, tal não foi a demonstração de superioridade face a todos os seus rivais ao longo da época.
E assim não contavam com qualquer surpresa na final, mas do outro lado esteve uma equipa coesa, sabedora do que podia fazer frente ao poderio do adversário, confiante na possibilidade de derrotar o super Barça. Contava com um menor leque de soluções, e talvez o MVP da liga, o poste brasileiro Tiago Splitter, fosse a solução para ultrapassar a excelente defesa do Regal Barcelona. Para ajudá-lo estava o base compatriota Marcelinho Huertas, o extremo Mirza Teletovic ou o incombustível Fernando San Emeterio, que no final foi o herói do jogo.

A verdade é que a surpresa foi consumada com uns números que não oferecem margem para dúvidas, num rotundo 3-0 e vencendo as duas primeiras partidas como visitante. Para que vejam a importância das duas vitórias no Palau Blaugrana, pode-se dizer que o Regal Barcelona não perdia em casa desde Janeiro de 2009!
Na derradeira contenda realizada no Buesa Arena, o jogo foi verdadeiramente incrível, com um lance polémico no final dos 40 minutos, com um prolongamento super equilibrado, e a vitória do Caja Laboral Baskonia surge num 2+1 de San Emeterio a 0,5 segundos do final para marcar o definitivo 79-78. É com lances assim que fazem do basquetebol um desporto único!! Basile ainda lançou em desespero e a bola bateu no aro mas não entrou.

A explosão de alegria foi imensa no pavilhão com a conquista do terceiro título da Liga ACB. Tiago Splitter foi considerado o MVP da Final, numa época memorável para o brasileiro que poderá estar de malas feitas para a NBA, mais concretamente para os San Antonio Spurs.

Os meus parabéns à equipa do Caja Laboral Baskonia que demonstrou nesta final que todos podem vencer todos, sempre que pensem nessa possibilidade e que confiem no seu potencial. Aqui vos deixo o resumo do terceiro jogo que vale a pena verem.



Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

terça-feira, 15 de junho de 2010

FORÇA PORTUGAL!!!

Chegou o dia! Portugal estreia-se hoje pelas 15 horas na fase final do Mundial 2010 com a Costa do Marfim. Depois de tanto sofrimento para conseguir a classificação, de todos criticarmos as escolhas do seleccionador nacional, toca-nos apoiar incondicionalmente a equipa das quinas. É fundamental vencermos a primeira partida se pretendermos passar a fase de grupos. Considerado para muitos o “grupo da morte” e tendo o Brasil como principal favorito ao primeiro lugar, vencer a Costa do Marfim é uma prioridade se quisermos prolongar a nossa estadia neste Mundial sul-africano.

Em principio Carlos Queiroz irá fazer alinhar Eduardo na baliza, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão na defesa, Pedro Mendes e Raul Meireles como médios mais defensivos, Cristiano Ronaldo e Danny nas alas, Deco no meio para apoiar o ponta-de-lança Liedson.
Há quem não goste mas é a nossa equipa e temos de a apoiar! Do lado contrário Sven Goran Eriksson conta com jogadores de destaque. Didier Drogba será incógnita para alinhar até à hora do jogo, e esta seria uma baixa importante para a Costa do Marfim. No entanto o poderio dos africanos é enorme com nomes que jogam em clubes europeus de grande dimensão, como os irmãos Touré, Zokora, Salomon Kalou ou Dindane.

O palco será o Nelson Mandela Bay Stadium em Port Elisabeth, num verdadeiro dia de Inverno com frio, chuva e vento. Espero que a sorte nos acompanhe e que os nossos jogadores sejam motivo de orgulho para todos os portugueses.

FORÇA PORTUGAL!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Água mais cara

Depois de semana e meia sem escrita neste meu cantinho, aqui estou de volta. Terminaram ontem umas férias necessárias para recuperar o desgaste dos últimos tempos, e agora a vida continua, com o regresso à normalidade, ao quotidiano.
Podem dizer que mesmo estando de férias poderia ter dado mais atenção ao Três Paixões. Se o disseram têm alguma razão, mas era notória a necessidade de "desligar" da net, de parar um pouco pois já estava a ficar bloqueado e saturado.

Penso que todos devem ter passado por esta situação, talvez uns mais que outros, mas se não fazemos uma paragem no caminho, de certeza que vamos ficar fartos disto. Como não quero que isso aconteça optei por simplesmente "desligar". São muitas horas à frente dos computadores, pois as 8 horas no trabalho já são demasiadas, quanto mais gastarmos mais tempo depois do jantar.

Agora sinto-me como se tivesse tomado um bom duche revigorante ou uma massagem relaxante, recuperando a vontade de continuar com a minha escrita através do Três Paixões.

Hoje vou tratar de um assunto que "mexe" com os nossos bolsos, o aumento da água. Em comunicado emitido pela edilidade, Elvas manifesta o seu total desagrado pelo incremento em 10% da factura a pagar a partir do mês passado à empresa Águas do Norte Alentejano, concessionária do liquido elemento para todo o distrito de Portalegre. Como se pode ver no dito comunicado, a Câmara Municipal de Elvas paga às Águas do Norte Alentejano o que recebe da Aquaelvas, ou seja dos consumidores finais. O nosso concelho tem as contas em dia, mas o mesmo não acontece com outras câmaras do distrito, facto que obriga à empresa concessionária da água do distrito a aumentar os preços. Calcula-se que há dívidas em alguns casos na ordem de milhão e meio de euros.

Por culpa da incompetência de alguns pagam todos um preço elevado. E quem acaba sempre por sofrer as asneiras dos políticos? Nós, o povo que mais uma vez deve arranhar a carteira de forma a poder pagar a água que consome.
Mas neste país sem lei não há ninguém que dê um murro na mesa e diga que isto assim não pode continuar? Será que todos os políticos e responsáveis de empresas sobre a tutela do Estado passam impunes com as atrocidades cometidas? Passam, e ninguém diz nada, continuando o povo a ter de pagar tantas asneiras que consecutivamente nos levam ao desespero para poder chegar ao fim do mês.

Se há câmaras que simplesmente não pagam às Águas do Norte Alentejano, então para onde canalizam as verbas recebidas dos seus munícipes? Porque não pagam?
Agora vou ser um pouco mais radical. Se nós não pagarmos as nossas facturas cortam-nos o fornecimento de água, certo? Então porque não fazem o mesmo às câmaras que não pagam as suas facturas? Sei que seria uma medida demasiado radical, mas penso que só assim as pessoas que lideram os executivos camarários devedores entendem que devem cumprir, como nós temos de fazer todos os meses.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lakers e Celtics mais uma vez na final

Os dois clubes mais laureados no basquetebol profissional voltam a encontrar-se na luta pela conquista de mais um anel de campeão. Los Angeles Lakers e Boston Celtics venceram 32 dos 63 campeonatos realizados e por 11 vezes se defrontaram na final, com um claro balanço favorável aos "orgulhosos verdes" por 9-2.

É a maior rivalidade no desporto profissional norteamericano. Tantos os adeptos dos Lakers como os dos Celtics esperam sempre poder defrontar os eternos rivais nas "Finals", e se possível massacrar. Recentemente o poste espanhol dos Lakers Pau Gasol afirmava que há ódio entre os adeptos dos dois clubes. Não sei se será verdade, mas o ambiente que rodeia os jogos nas "Finals" entre os eternos rivais é diferente do habitual. Os Boston Celtics venceram mais vezes as Finals aos Lakers e isso é motivo de grande orgulho para os "verdes". A grande diferença deve-se à maravilhosa e histórica equipa que os de Boston tiveram nas décadas de 50 e 60.

Entre 1959 e 1969 houve 7 finais entre estes dois rivais e os Celtics venceram as 7. Estes números são uma grande desilusão para os adeptos dos Lakers, que têm de ouvir as piadas dos seus rivais pela enorme diferença nos confrontos directos. Entre 1984 e 2008 por 4 vezes se voltaram a encontrar nas "Finals" com um empate a 2.
21 anos tiveram de esperar os adeptos do basquetebol para verem os Lakers e os Celtics novamente na luta pelo título, entre 1987 e 2008. Este foi um período em que os de Boston estiveram submersos num período de fracos resultados desportivos, enquanto os amarelos e púrpura iam vencendo títulos, somando neste momento 15 para 17 dos "verdes".

Em 2008 e depois de Boston se ter reforçado muito com jogadores experientes, os seus adeptos voltaram a sorrir, pois finalmente voltaram a sentir o sabor de jogar as "Finals" e tendo pela frente nada menos que o eterno rival. Venceram por 4-2 na primeira final de Pau Gasol, cinco meses depois de ter sido contratado pelos Lakers.
Aquele que é considerado o melhor poste da actualidade pelo presidente Obama, vai disputar a terceira final consecutiva, e tal como os seus companheiros, querem a desforra de há dois anos.

Os de LA têm vantagem campo e realizaram uma boa final de conferência contra uns sensacionais Phoenix Suns, vencendo por 4-2. A equipa está bem trabalhada e desta vez Pau Gasol tem a necessária experiência para poder parar Kevin Garnett. Os duelos Kobe Bryant-Ray Allen e Lamar Odom-Paul Pierce serão de certeza electrizantes podendo ser através deles que a balança pode cair para um dos lados. Interessante será ver se o base dos Celtics Rajon Rondo, é capaz de superar a experiência de um Derek Fisher que está a realizar uma excelente época.

Os Celtics chegam as "Finals" com uma elevada carga de motivação, pois eliminaram sem apelo nem agravo os dois máximos favoritos para poderem estar no seu lugar. Aniquilaram a melhor equipa da fase regular, os Cleveland Cavaliers do MVP da Liga LeBron James, e depois destroçaram os Orlando Magic do poste Dwight Howard. Em ambas ocasiões venceram por 4-2, revelando ser uma equipa dura e difícil de derrotar fora de casa, mas que em Boston tem algumas falhas.

De uma coisa estou certo, serão umas "Finals" apaixonantes e de grande intensidade. Na próxima madrugada arranca a série no Staples Center de Los Angeles, local de "glamour" com muitas estrelas da música e cinema presentes, sempre com o actor Jack Nicholson à frente.
Espero e desejo que os meus Lakers possam redimir-se da derrota de há dois anos, mas pela frente irão ter uma equipa muito complicada de vencer.

Go Lakers, Go!!!

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal