quarta-feira, 16 de junho de 2010

A maior surpresa no basquetebol europeu

O poderio do Regal Barcelona nesta época não sofre qualquer contestação. Vencedores da Copa del Rey e campeões da Euroliga 2010 com uma superioridade total face aos seus adversários, os "blaugrana" mostraram um leque de soluções que mais nenhuma equipa dispõe. São imensas as boas escolhas que o técnico Xavi Pascual tem à sua disposição, e o jogo da equipa é de domínio total e absoluto!

A época estava a ser perfeita, mas no derradeiro troféu, a final da Liga ACB contra o Caja Laboral Baskonia, o Regal Barcelona perdeu... Parece mentira pois todos pensavam que a equipa iria vencer com alguma facilidade o campeonato caseiro, tal não foi a demonstração de superioridade face a todos os seus rivais ao longo da época.
E assim não contavam com qualquer surpresa na final, mas do outro lado esteve uma equipa coesa, sabedora do que podia fazer frente ao poderio do adversário, confiante na possibilidade de derrotar o super Barça. Contava com um menor leque de soluções, e talvez o MVP da liga, o poste brasileiro Tiago Splitter, fosse a solução para ultrapassar a excelente defesa do Regal Barcelona. Para ajudá-lo estava o base compatriota Marcelinho Huertas, o extremo Mirza Teletovic ou o incombustível Fernando San Emeterio, que no final foi o herói do jogo.

A verdade é que a surpresa foi consumada com uns números que não oferecem margem para dúvidas, num rotundo 3-0 e vencendo as duas primeiras partidas como visitante. Para que vejam a importância das duas vitórias no Palau Blaugrana, pode-se dizer que o Regal Barcelona não perdia em casa desde Janeiro de 2009!
Na derradeira contenda realizada no Buesa Arena, o jogo foi verdadeiramente incrível, com um lance polémico no final dos 40 minutos, com um prolongamento super equilibrado, e a vitória do Caja Laboral Baskonia surge num 2+1 de San Emeterio a 0,5 segundos do final para marcar o definitivo 79-78. É com lances assim que fazem do basquetebol um desporto único!! Basile ainda lançou em desespero e a bola bateu no aro mas não entrou.

A explosão de alegria foi imensa no pavilhão com a conquista do terceiro título da Liga ACB. Tiago Splitter foi considerado o MVP da Final, numa época memorável para o brasileiro que poderá estar de malas feitas para a NBA, mais concretamente para os San Antonio Spurs.

Os meus parabéns à equipa do Caja Laboral Baskonia que demonstrou nesta final que todos podem vencer todos, sempre que pensem nessa possibilidade e que confiem no seu potencial. Aqui vos deixo o resumo do terceiro jogo que vale a pena verem.



Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

1 comentário:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Parabéns pelo seu blog.
Parece equlibrado e com um agradabilíssimo aspecto gráfico.
Nada que implicasse bolsas foi o meu forte, nem sequer a roleta do casino ou o Totoloto...