segunda-feira, 14 de junho de 2010

Água mais cara

Depois de semana e meia sem escrita neste meu cantinho, aqui estou de volta. Terminaram ontem umas férias necessárias para recuperar o desgaste dos últimos tempos, e agora a vida continua, com o regresso à normalidade, ao quotidiano.
Podem dizer que mesmo estando de férias poderia ter dado mais atenção ao Três Paixões. Se o disseram têm alguma razão, mas era notória a necessidade de "desligar" da net, de parar um pouco pois já estava a ficar bloqueado e saturado.

Penso que todos devem ter passado por esta situação, talvez uns mais que outros, mas se não fazemos uma paragem no caminho, de certeza que vamos ficar fartos disto. Como não quero que isso aconteça optei por simplesmente "desligar". São muitas horas à frente dos computadores, pois as 8 horas no trabalho já são demasiadas, quanto mais gastarmos mais tempo depois do jantar.

Agora sinto-me como se tivesse tomado um bom duche revigorante ou uma massagem relaxante, recuperando a vontade de continuar com a minha escrita através do Três Paixões.

Hoje vou tratar de um assunto que "mexe" com os nossos bolsos, o aumento da água. Em comunicado emitido pela edilidade, Elvas manifesta o seu total desagrado pelo incremento em 10% da factura a pagar a partir do mês passado à empresa Águas do Norte Alentejano, concessionária do liquido elemento para todo o distrito de Portalegre. Como se pode ver no dito comunicado, a Câmara Municipal de Elvas paga às Águas do Norte Alentejano o que recebe da Aquaelvas, ou seja dos consumidores finais. O nosso concelho tem as contas em dia, mas o mesmo não acontece com outras câmaras do distrito, facto que obriga à empresa concessionária da água do distrito a aumentar os preços. Calcula-se que há dívidas em alguns casos na ordem de milhão e meio de euros.

Por culpa da incompetência de alguns pagam todos um preço elevado. E quem acaba sempre por sofrer as asneiras dos políticos? Nós, o povo que mais uma vez deve arranhar a carteira de forma a poder pagar a água que consome.
Mas neste país sem lei não há ninguém que dê um murro na mesa e diga que isto assim não pode continuar? Será que todos os políticos e responsáveis de empresas sobre a tutela do Estado passam impunes com as atrocidades cometidas? Passam, e ninguém diz nada, continuando o povo a ter de pagar tantas asneiras que consecutivamente nos levam ao desespero para poder chegar ao fim do mês.

Se há câmaras que simplesmente não pagam às Águas do Norte Alentejano, então para onde canalizam as verbas recebidas dos seus munícipes? Porque não pagam?
Agora vou ser um pouco mais radical. Se nós não pagarmos as nossas facturas cortam-nos o fornecimento de água, certo? Então porque não fazem o mesmo às câmaras que não pagam as suas facturas? Sei que seria uma medida demasiado radical, mas penso que só assim as pessoas que lideram os executivos camarários devedores entendem que devem cumprir, como nós temos de fazer todos os meses.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma das que não paga é a Câmara de Portalegre. Ouvi dizer que já deve mais de 2 milhões de euros de água. Mas não há problema porque os gestores da empresa das Águas do Norte Alentejano são da mesma cor política do presidente de Portalegre.