quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal a TODOS!

E finalmente é Natal!
Durante o dia ainda vamos ter a azafama das derradeiras compras, em especial no que toca a complementar o menú da noite que irá juntar mais um ano a família.
Também a corrida dos mais atrasados em conseguir as últimas prendas, irá fazer com que os comerciantes se mantenham até perto da hora de jantar para fechar a porta.
Os bares e cafés vão de certeza apurar a hora de fecho, conseguindo desta forma servir mais umas cervejinhas aos que pretendem começar o Natal mais cedo, e vão ser muitos :)

Mas o momento que realmente torna o Natal especial, é ver a família junta na mesa de jantar! Amanhã vamos dizer que é uma barbaridade a comida que se faz para esta noite, mas todos os anos se faz o mesmo. E porquê? Porque é assim que nos sentimos bem, a comer e beber com a família!

Depois virão os cânticos de Natal, o tocar a "ronca", a "pandereta", mais uns digestivos serão servidos para que a garganta não seque, comemos umas azevias, um bocado de nogados ou tronco de natal, e voltamos a cantar até que o cansaço nos vença. Outros sairão de casa para assistir à Missa do Galo, ou então para visitar os amigos e beber um copo.

Para as crianças o importante hoje serão as prendas, e como gostamos de ver as suas caras quando arrancam literalmente o papel de embrulho das prendas que o Pai Natal irá trazer! Acho divinal o facto de vermos as crianças acreditar no homem gordo, de barba branca e vestido de vermelho, pois a seguir à ceia natalícia, chega através da chaminé a personagem mais desejada pela pequenada.
Temos de deixar o copo de leite e as bolachas junto da chaminé para que o Pai Natal reponha energias para distribuir as prendas por todo o mundo. Não acham giro isto? Todos acreditámos quando éramos pequenos nestas histórias, e agora ao vermos a pequenada viver o mesmo creio que sentimos alguma nostalgia de tempos que não voltam...

Mas para os adultos o convívio com a família faz com que a noite de hoje seja mágica! É mesmo este o adjectivo que me parece mais adequado para a descrever, pois sou dos que vibra intensamente com o Natal.

É esse o desejo deste Humilde Observador, que esta noite seja mágica, cheia de bons momentos em família e que tudo corra o melhor possível!

Feliz Natal a TODOS!

Scottish
Uma Paixão, um desejo sincero