sexta-feira, 6 de março de 2009

Três Soltas da Terrinha...

Na passada noite de dia 26 de Fevereiro, a Assembleia Municipal de Elvas aprovou com 20 votos a favor, 6 contra e uma abstenção, uma moção de rejeição à instalação da Refinaria Balboa em Los Santos de Maimona (Badajoz).
A moção foi apresentada pelo deputado municipal do BE Luís Pedras, considerando que "a Assembleia Municipal de Elvas foi o primeiro órgão autárquico do Alentejo a aprovar a reprovação desta instalação nociva para o ambiente".
Luís Pedras informou também que "tendo em conta o pouco tempo que foi dado para a discussão pública deste projecto megalómano, o BE vai promover uma conferência/debate em Elvas, com a presença do eurodeputado Miguel Portas e da deputada da AR Alda Macedo, assim como diversos técnicos em questões ambientais".

Considero ser importante esta atitude por parte da AME, em aprovar a moção de rejeição da Refinaria Balboa, que apesar de se ter debatido no Três Paixões ser um projecto economicamente importante para a região, poderá trazer consequências ambientais catastróficas. Volto a dizer que não quero ser pessimista, mas até não termos provas claras e concretas por parte do Grupo Alfonso Gallardo em que o nosso meio-ambiente não será nada afectado, coloco reticências neste projecto.
Venha essa conferência/debate por parte do BE Elvas, pois é importante a população ser esclarecida no que toca ao problema ambiental que pode surgir com a Refinaria.


No dia 17 de Fevereiro este Humilde Observador publicou um post sobre o projecto de plantar mil hectares de árvores de fruto na zona do Caia por parte da Herdade Dona Joana. O nosso Governo inviabilizou-o, facto que mereceu as críticas do Presidente da Câmara Municipal de Elvas. Gostei da atitude de Rondão Almeida, pois considero que deve a edilidade defender quem quer apostar em Elvas.
Acontece que um deputado da Assembleia Municipal de Elvas eleito pela coligação CDS/PP-PSD, manifestou estranheza pela rejeição da moção que apresentou na última sessão deste órgão municipal, relacionada com o Não do Governo ao projecto.
Segundo palavras do presidente da concelhia do CDS/PP, Tiago Abreu´, "é curioso como pode o PS votar contra uma moção que é construída a cem por cento com palavras de Rondão Almeida".
Neste caso realmente não se entende o voto contra por parte do PS local, pois a decisão governamental foi criticada publicamente pelo Presidente da Câmara. Rondão Almeida falou mesmo de "fontes de bloqueio no processo", informando que "a Câmara vai acompanhar o empresário em todo este assunto". Se é assim, porque votaram contra?


Não pensei alguma vez poder ler/ouvir, que alguma vez Elvas seria palco de acontecimentos que habitualmente acontecem nos grandes centros urbanos. Até sequestros já acontecem na terrinha!
A PSP de Elvas recebeu a denúncia do sequestro de um homem de 27 anos, no qual foi exigido o depósito de 5000 € numa conta bancária através de NIB. O caso registou-se na semana de 23 de Fevereiro a 1 de Março. Na sequência da investigação, foi contactado o piquete da Polícia Judiciária que fez deslocar dois inspectores.
A PSP de Elvas foi posteriormente informada que o individuo em questão se encontrava na Esquadra de Telheiras da Polícia de Lisboa.

Realmente os tempos mudam os hábitos, pois agora já se pede o resgate por transferência bancária, em vez do típico saco cheio de notas deixado em determinado local. Modernices...

(fonte "Linhas de Elvas")

Bom fim-de-semana!

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

Sem comentários: