terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Noite de Reis


E com a chegada dos Reis à gruta onde nasceu o Menino Jesus, termina a quadra natalícia. Esta noite viveu-se de formas distintas em vários pontos do concelho, em especial nas freguesias rurais.

Em São Vicente a tradição de Cantar aos Reis esteve mais uma ano presente, com elementos da Associação Vicentina pela Cultura e pelo Desporto a cantar de casa em casa, recebendo em troca uns tintolas, umas cervejinhas, ou algo para picar.

Em Barbacena e através do Clube de Futebol Frente Leste, um grupo exclusivamente composto por homens e trajados com capote e chapéu alentejanos, deram alegria não só às ruas da freguesia, senão anteriormente nas Sochinhas, na casa do Presidente da Câmara, e em Vila Fernando. Como em São Vicente, o grupo foi obsequiado com petiscos variados que os moradores tinham preparado.

Na Terrugem cantaram-se as Janeiras. Já são cinco anos e a moda pegou, pois foram largas dezenas de pessoas que saíram à rua para entoar os cânticos. Nesta edição houve a participação da Tuna feminina do Instituto Politécnico de Portalegre, as Tuninfas, situação que reforça a crescente adesão populacional ano após ano.

São tradições que esperemos se mantenham, pois com elas o nosso concelho mantém-se vivo. Em tempo de crise diz o povo que "quem canta seu mal espanta". Era bom que assim fosse, mas não custa tentar!

Hoje às 21 horas no Auditório Nuno Oliveira da Escola Superior Agrária de Elvas, no Quartel do Trem, vai haver concerto de Reis. Contará com a actuação do Grupo de Música de Câmara da GNR, e do Grupo de Serenatas de Portalegre, formado por alunos do IPP. A entrada é livre.

Aqui ao lado, os vizinhos espanhóis viveram a noite de sonhos da pequenada. Finalmente vão abrir os seus presentes, colocados junto à árvore durante a "Cabalgata de Reyes". Neste desfile os Reis Magos distribuem pelas crianças guloseimas e ouvem os seus pedidos de prendas, como acontece por cá com o Pai Natal. É a noite mágica do outro lado da fronteira e hoje, Dia de Reis, esperamos que haja invasão espanhola na nossa cidade.

A restauração elvense de certeza irá ter muita clientela, situação habitual nesta data. Também o Coliseu e a Pista de Gelo irá de certo contar com muitas visitas.
É um dia que Elvas "mexe", com a entrada de euros vindos de Espanha nas caixas registadoras, e tanta falta que fazem...

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

Elvascidade disse...

Valha-nos estas datas para o comércio e a restauração elvense. Toca a aproveitar e a publicitar a nossa terra para cá poderem voltar.