sábado, 17 de janeiro de 2009

Brigada 14 de Janeiro - novo site


Foi hoje oficialmente apresentado, o novo site da Brigada 14 de Janeiro, grupo elvense de música tradicional portuguesa. Sinceramente o site está muito bom. Funcional, fácil de navegar, e com tudo o que é necessário para conhecer o trabalho da banda.
Os presentes na Azevia ficaram muito satisfeitos com o novo meio de promoção da Brigada.

A sua apresentação esteve a cargo por três dos elementos da Brigada 14 de Janeiro, o Xavier Sousa, o Nuno Pires e o Pedro Sena. Foi este último o mentor de todo este projecto, tendo ficado concluído na passada madrugada eram 6h44...

Começou o Xavier por apresentar a mesa de convidados, que contava com Gonçalo da Câmara Pereira, conhecido fadista, o Mestre Vilar Pires, e António Ferreira, Presidente da Sociedade 1º de Dezembro.
Foi o popular Toni que se seguiu, revelando que a Sociedade está sempre aberta a este tipo de eventos, e que continua viva. Tendo acompanhado a evolução da Brigada desde o seu início, é com muito orgulho que vê este passo para a divulgação da banda.
Nuno Pires falou do percurso da Brigada, das diferentes formas como cada um vê a música, mas este grupo de amigos está unido e conseguiu, desde 2001, evoluir. Não é apenas uma banda que toca música popular portuguesa, mas também de música tradicional, com temas de autores como Zeca Afonso, Pedro Barroso, Trovante, Amália, Fausto, ou o elvense Paco Bandeira.
A apresentação do site só poderia ser feita por quem o criou. Pedro Sena está verdadeiramente de Parabéns, pois nada falta para se saber tudo sobre a Brigada 14 de Janeiro.

Depois de vermos o site usou da palavra o Mestre Vilar Pires, pai de dois dos elementos da Brigada. Foi com emoção que falou do seu percurso na música, tendo ficado maravilhado com o que viu. Recordou a forma como viu e vê crescer este projecto, revelando mesmo que a Brigada RECOMENDA-SE!

Faltava apenas Gonçalo da Câmara Pereira comentar a apresentação do site, e o fadista ficou muito surpreendido. Recordou que antes era necessário recorrer às editoras para poderem promover os concertos, ou conseguir mesmo possíveis contactos. Agora não, e através do mundo virtual que a internet nos trouxe, tudo se tornou muito mais fácil.

Estiveram presentes os Órgãos de Comunicação Social elvenses, e como Xavier Sousa destacou, foram muitos os convidados que não compareceram. Uma pena, pois o evento merecia! O destaque para as ausências vai para a Câmara Municipal de Elvas, pois apesar de haver quase à mesma hora a inauguração da nova exposição no MACE, deveria ter sido representada neste acontecimento.

Os oito elementos que compõem a banda estão de PARABÉNS, e esperamos que com o novo site a cadência de concertos seja cada vez maior, pois merecem-no! Para comprovarem que o site está realmente bom visitem o novo endereço da Brigada 14 de Janeiro.

São estes os meus humildes e sinceros desejos.



Uma Paixão, uma opinião pessoal!

3 comentários:

Afonso da Maia disse...

Parabéns à Brigada 14 de Janeiro. Desculpem lá eu não ter também estado presente apesar dos convites que o Xavier me deixou, mas também fui á abertura da nova exposição do Museu de Arte Contemporânea, que começou no Paiol às 17 horas.
Sabia que podia ver depois o vosso site na internet.
Podiam ter dado um jeitinho de lançar o site às 16, por exemplo, mas nem me lembrei de sugerir isso antes.

Abraços.

Anónimo disse...

A Câmara podia ter mandado lá o Bagorro que não faz mais nada a não ser ler o jornal e assim servia para alguma coisa. Mas porque é que o homem não se reforma e deixa de empatar?

Anónimo disse...

Agradecimento sincero aos Sem Origem e em particular ao Penetra, por terem correspondido ao nosso convite e terem marcado presença no lançamento do nosso site. Por sinal uma iniciativa pioneira em Elvas, que apesar dos convites a todas as entidades, sociedades e bandas de Elvas, não foi correspondido em grande parte.
Saudações musicais e desejo de muitas e boas actuações à vossa banda, que com a vossa qualidade concerteza que não vão faltar.
Nuno Pires (Brigada 14 de Janeiro)