domingo, 4 de janeiro de 2009

Basquetebol - Derrota em jogo equilibrado


ESTORIL B.C. - 66
SCC/DELTA CAFÉS - 54

O jogo foi bastante interessante de seguir, com uma nota de equilíbrio ao longo dos 40 minutos. O SCC não pode contar para esta partida com os seus jogadores altos. O Orlando Milhano está lesionado, o Bruno Pedro castigado e o Miguel Candeias não pode estar presente por motivos pessoais justificados. Assim o panorama apresentava-se negro no que se refere à importante luta pelas tabelas.
Por este motivo, o técnico do SCC viu-se obrigado a alterar tacticamente a forma como a equipa defende. A zona 2-3 implementada neste jogo, baralhou muito o ataque dos da casa, dando assim oportunidade aos alentejanos de poderem pensar na vitória.
O problema foi a quantidade de erros infantis acumulados ao longo do jogo. Cestos fáceis não concretizados, maus passes, más leituras de jogo, situações que nunca permitiram o SCC de liderar o marcador.

O primeiro período foi bastante igualado, exceptuando o último minuto, em que o Estoril aproveitou bem os erros anormais dos "galgos", e atingiu os 17-10.
Os segundos 10 minutos foram novamente equilibrados, sempre com o Estoril a ter dificuldades em superar a bem montada defesa zona dos alentejanos. O parcial desta vez foi favorável aos "galgos" por 11-12, numa fase de claro domínio das defesas.
Ao intervalo vantagem do Estoril por 6 pontos, 28-22.

A segunda parte teve a mesma toada de equilíbrio, ou melhor, de domínio no marcador por parte dos da casa, mas com um SCC a não permitir grandes vantagens.
No terceiro período os ataques estiveram melhor, como espelha o parcial de 21-18 que conduzia aos derradeiros 10 minutos com o marcador em 49-40.
Os jovens jogadores estorilistas acusaram o facto de não conseguirem dilatar a vantagem, e os "galgos" aproveitaram para se colocarem a 2 pontos do adversário faltando 4 minutos para o fim.
Parecia que a vitória estava ao alcance, mas foi o mais próximo que o SCC esteve do Estoril. Perdas de posse de bola, más opções de lançamento dos "galgos", originaram contra-ataques fáceis aos da casa, que sentenciaram a partida a seu favor.
Parcial de 17-14, finalizando a partida com um 66-54 que demonstra o equilíbrio ao longo de todo o jogo.

Podendo contar com algum dos homens grandes que a equipa tem, provavelmente o desfecho poderia ser outro. Valeu a forma determinada com que a equipa se bateu, o evoluir da alternativa defensiva, a zona 2-3, e jogando contra um dos primeiros classificados, a equipa sentiu que tem qualidade para fazer melhor nesta segunda volta.

Arbitragem com erros, permitindo muito o contacto faltoso dos estorilistas nas penetrações a cesto, em especial do base Tiago Oliveira. Muito nervosismo em algumas fases do jogo por parte da árbitro auxiliar, com claro prejuízo para o SCC.

Marcadores do SCC: Pedro Carranca - 7 pontos; Gonçalo Piçarra - 0 pontos; Rui Fonseca - 5 pontos; Radu Spînache - 5 pontos; Bruno Metelo - 4 pontos; Tiago Oliveira - 15 pontos; Gonçalo Roxo - 6 pontos; Tiago Pires - 12 pontos.

No próximo Sábado pelas 16 horas no Pavilhão Rui Nabeiro, o SCC recebe o Técnico, quarto classificado. Os "engenheiros" venceram na primeira volta por 24 pontos, mas de certeza que os "galgos", com a evolução notória no seu jogo, irão tentar tudo para conquistar a quinta vitória do Campeonato.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

4 comentários:

Unknown disse...

A propósito de Elvas e de algumas pessoas que vão divulgando que em Elvas é que há desemprego, li hoje uma notícia que me deixou muito interessada sobre desemprego e que nos espelha que afinal em Elvas não estamos tão mal como o resto do Alentejo. Há muito quem não queira trabalhar ou só aceite trabalho atrás de uma secretária ou de um balcão:

No primeiro dia do ano vi uma notícia na RTP que me deu conta de que o Instituto de Emprego e Formação Profissional registou no passado mês de Novembro mais de 59 mil novos inscritos, um crescimento de cerca de 25 por cento em relação a Novembro de 2008.
Em termos absolutos, foi contudo Outubro o pior mês de sempre em termos de inscrições nos centros de emprego, com uma afluência de mais de 66 mil pessoas que perderam o posto de trabalho. O aumento de novos desempregados verificou-se em todas as regiões do país.

Situação preocupante na Beira Interior, onde o coordenador do Observatório de Desenvolvimento Económico e Social (ODES) da Beira Interior alerta que a taxa de desemprego na região poderá vir a ultrapassar os 10 por cento este ano em 2009.

Também a USDP, emitia um comunicado onde referia a situação difícil de várias fábricas e instituições do Distrito de Portalegre, com os postos de trabalho em risco:
LACTOGAL, Avis, Encerrou a 31 de Dezembro
HUTCHINSON, Campo Maior, Em paragens técnicas
HUTCHINSON, Portalegre, Em paragens técnicas
SINGRANOVA, Nisa, Com salários em atraso
DELPHI, Ponte de Sôr, Sob ameaça de Encerramento
SUBERCENTRO, Ponte de Sôr, Com salários em atraso
ROBINSON BROS, Portalegre, Com salários em atraso
CERCI, Portalegre, Com despedimentos em curso.

A comunicação social fez-nos chegar que também no Distrito de Évora começam a surgir problemas:
LEE, em Évora, fechou.
TYCO, em Évora, suspendeu produção

Não fico satisfeito com a "desgraça" dos outros, até porque somos todos portugueses e vivemos todos no mesmo país, mas que a situação não está fácil, isso é que não está mesmo.

Apesar de tudo, acho que em Elvas ainda não se sente tanto o efeito da crise.

phill disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
phill disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
phill disse...

bem jovens espero que seja a 1ª e unica derrota da segunda volta jeje