quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Não basta a crise senão também o frio...


Estamos na época do ano de maior consumismo. Nota-se que vamos mais às lojas, mas pouco mais, insuficiente para os desejos dos comerciantes elvenses.
A malfadada crise faz-nos apertar cada vez mais o cinto, e provavelmente as prendas deste ano irão ser menos boas. Tudo bem que conta a intenção, mas gostamos de oferecer prendas que marquem as pessoas que nos são mais próximas.

A tudo isto temos de juntar o frio que ultimamente se faz sentir na terrinha!
Como dizem os mais velhinhos, "até faz doer os ossos"! É que com o frio gélido que sentimos, a vontade de ir às compras é menor, para não dizer nenhuma.
Sinceramente não me recordo de ter tanto frio nesta altura do ano. Hoje por exemplo não se pode andar na rua. Liguei o rádio de manhã e ouvi a informação metereológica para hoje. Céu limpo e frio para todo o continente. O frio nota-se bem, mas o céu limpo só mesmo para outros lados. O nevoeiro não levanta e vamos ter um dia "cinzento", carregado de FRIO!

Com estes "problemas" temos os comerciantes aflitos, pois a noite de Natal aproxima-se e as vendas não estão a ser nada de especial. Então que fazer? Não se pode esperar que a Câmara faça tudo para "puxar" clientela ao centro histórico. Deve haver iniciativas particulares para alterar o rumo dos acontecimentos, nem que seja apresentar as ideias para a Câmara as poder divulgar.
Todos sabemos que ou o comércio aproveita o Natal, ou não o fará no resto do ano.
Quanto ao frio nada a fazer. Esperar que o São Pedro o sinta e resolva aquecer o tempo :)

Tenho algumas ideias que apesar de já ser tarde, poderão ainda dinamizar o centro histórico. Promover um Concurso de Montras de Natal, seria um atractivo bastante interessante. Outra ideia, a de colocar Árvores de Natal nas lojas, e premiar a melhor, tendo isto já sido feito há uns anos em Elvas.
Todos sabemos que os olhos também comem! Embelezando mais e melhor as montras e portas de entrada dos estabelecimentos, de certeza que a vontade de entrar seria maior.
Acredito também que um Sorteio de Natal, tipo por cada X euros de compras fica habilitado a um vale de compras no valor de X, poderia ser uma ideia motivadora.

Com isto pretendo apenas ver que Elvas está cada vez melhor, apesar da crise e do frio...

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Elvascidade disse...

Existem tantas maneiras de dinamizar o centro histórico e “puxar” a clientela, basta para isso que haja iniciativa.

Anónimo disse...

Fiquei bastante desiludido e triste com a nossa cidade. Nada se passa no centro histórico e o mais grave é que nem parece Natal! Não há movimento, não há pessoas na rua, o comércio está parado, etc.
Simplesmente desolador... :(