segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Câmara corta estacionamento no Centro Histórico

Acabou mais uma edição do São Mateus, e o balanço será devidamente feito na próxima Conversa de Barbearia. O assunto que me "atirou" para o teclado é outro e vai sem dúvida alterar de forma profunda o Centro Histórico. A Câmara Municipal de Elvas lançou o Projecto de Regulamento Municipal de Zonas de Estacionamento, que até dia 1 de Outubro está em fase de "discussão pública para recolha de opiniões e sugestões de residentes e não só". Depois desta data o documento será submetido a aprovação em Assembleia Municipal.

Depois de analisar o Regulamento e o mapa onde se pode visualizar com maior precisão as profundas alterações a serem implementadas, podemos concluir que irão ser "cortados" cerca de três centenas de lugares. Sim, leram bem, vamos ter menos trezentos lugares para estacionar no Centro Histórico. Logicamente que foram procuradas alternativas para os residentes, os principais prejudicados, mas na minha opinião insuficientes e que de certo irão trazer muita discussão.

Segundo o Presidente da CME Nuno Mocinha, o objectivo é "devolver o espaço público às pessoas, para além da melhoria da circulação e estacionamento automóvel no Centro Histórico". Não tenho dúvidas que a circulação vai ser mais fluída, especialmente em algumas artérias onde realmente era complicado passar de carro pelo estacionamento. Mas será necessário um corte tão grande? A partir do momento que o Projecto seja aprovado na AM, a corrida para um lugar perto de casa ou do trabalho vai ser feroz.

Vamos colocar um exemplo. Um morador da Rua de Brás Coelho, que habitualmente estacionava o carro à porta de casa, onde pode deixar o carro? Contando que nas ruas circundantes os lugares estão preenchidos pelos moradores, ou tenta encontrar um dos poucos lugares no Largo de São Domingos ou vai para a Praça de Armas junto às Portas de Olivença, ou então opta pelo pagamento mensal no Parque Subterrâneo. Não vai ser nada fácil para os residentes aceitarem o novo Regulamento...

O mesmo vai acontecer para os comerciantes do Centro Histórico, pois os Clientes para poderem ir às compras têm de estacionar por vezes longe dos estabelecimentos comerciais. Dirão muitos que se é para estarem pouco tempo, podem e devem recorrer ao Parque Subterrâneo que é gratuito na primeira hora. Concordo, mas infelizmente assistimos todos os dias a pessoas que querem ir de carrinho até à porta de tudo onde vão. Se o podem fazer fora da Cidade, dentro vai ser impossível, e por isso pode haver perda de clientela para quem tem o negócio no Centro Histórico. A orografia da Cidade é uma condicionante para quem habitualmente gosta de fazer as suas compras, e se tiver de deixar o carro longe pior.

Este é um tema muito complicado de gerir. Entendo de certa forma o que pretende a Câmara Municipal, mas havendo perda de clientes pelos comerciantes, juntando o facto do turismo estar a ser muito mal tratado, assunto que fica para depois, ou que aos poucos o Centro Histórico se esvazie (mais) de pessoas, este poderá ser mais um motivo para se continuar a ouvir que a Cidade está morta. Se de manhã ainda se vê algum movimento, de tarde podemos dizer que mais parece um monte. Sei que sobre isto muito há a dizer, mas voltando ao tema do novo Regulamento de Estacionamento do Centro Histórico, podemos dizer que não vai agradar a quase ninguém.

Em anexo têm a Planta de Localização do Estacionamento e o Projecto de Regulamento para consulta. Ainda têm o dia de hoje para mandarem um email à CME com sugestões sobre este tema, e pode ser dirigido para geral@cm-elvas.pt, com o assunto Regulamento das Zonas de Estacionamento. Parece-me que poucas alterações vão ser feitas e que as decisões estão tomadas. Enquanto não se façam mais parques subterrâneos e para isso temos de tratar melhor o turismo, penso que a solução está longe de ser encontrada.

Voltaremos a falar sobre o estacionamento...

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: