quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Badajoz, uma realidade diferente

Por muito que gostaríamos de pensar de outra forma, Badajoz é mesmo uma realidade diferente. E não por ser uma cidade muito maior que Elvas, ou por haver maior capacidade económica. Não! É diferente porque há um dinamismo imensamente maior do que em Elvas. No passado Sábado estive a dar um passeio com a família pelo Paseo de San Francisco (para quem não sabe está em frente ao antigo Simago) e pela praça do Ayuntamiento, para ver a iluminação de Natal e para o meu filho desfrutar dos carrosséis e insufláveis que habitualmente são colocados nessa zona ao longo desta quadra.
O que realmente me causou uma inveja total e absoluta foi o movimento que vi na rua, ver as pessoas a passear, a saborear os "churros", o chocolate quente, um café, comprar amêndoas ou artigos de decoração para o presépio de casa. Tive inveja de ver o trono dos Reis Magos com o pajem a receber as crianças que lhe entregavam a carta com os seus pedidos. Tive inveja de ver músicos a tocar com violinos, grupos a cantarem "villancicos" (cânticos natalícios). Tive inveja de ver muita gente a apreciar tudo isto num parque onde tradicionalmente o Natal é assim. Mas não foi só no Paseo de San Francisco ou na praça do Ayuntamiento que havia muita gente. Atrás do El Corte Inglés há uma quantidade considerável de carrosséis para a pequenada e já podem imaginar a quantidade de gente que havia. E isto para não falar das muitas pessoas que estavam nos Centros Comerciais ou nas lojas do Casco Antíguo a fazerem as primeiras compras de Natal.
Tudo isto promove que as pessoas se desloquem para estas zonas. Este dinamismo é o que reactiva uma zona que estava a cair a pique com a chegada do El Faro. O que é certo é que as pessoas gostam que se promovam estas actividades e o Natal é uma época propícia para isso.

E em Elvas porque não o fazemos? Não sei. Faz-me confusão que continuemos no marasmo habitual sem que ninguém com responsabilidades faça alguma coisa. Este é um problema conjuntural, da responsabilidade de comerciantes, associações empresariais, da Câmara Municipal, de nós Elvenses, e que só em conjunto se poderá solucionar. Temos todas as condições, mas ninguém faz nada para pelo menos juntar as partes interessadas e debater este assunto.
Por isso ouço diariamente que este Natal vai ser um descalabro, que não se vê ninguém nas ruas. E é verdade! Adoraria que as pessoas estivessem erradas, que o Natal em Elvas fosse como antigamente, com muita gente nas ruas a fazer as suas compras ou simplesmente a passear para ver as montras. Infelizmente não vai ser assim e tenho muita pena.

Este assunto vai ser um dos temas na próxima edição das Conversas de Barbearia já no próximo Sábado. Não perca pois será uma tertúlia muito interessante de seguir.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: