quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Desolador...

Ontem foi dia de corte de cabelo no local de sempre, ou seja num dos mais emblemáticos e antigos estabelecimentos da nossa cidade, a Barbearia do Valdemar, que em Janeiro comemorou 45 anos de vida.
Naturalmente houve muita conversa, ou não estivéssemos na Barbearia... Conversa entre Pai e Filho de assuntos familiares, d'"O Elvas", do nosso Sporting e logicamente da "cidade", como habitualmente chamamos ao Centro Histórico.

Fiquei desolado com a conversa de uma pessoa que todos os dias percorre a "cidade", e que conhece profundamente a realidade actual. A frase que mais me impressionou na nossa conversa foi "Filho, a cidade está a morrer". Fiquei chocado, não porque não tivesse noção do que se está a passar, mas ouvir esta frase de uma pessoa que raramente faz este tipo de comentários impressionou-me muito. E como que aproveitando para desabafar continuou, afirmando que "se não fosse a Câmara, as Finanças e os Bancos ninguém vinha à cidade". Tem razão, pois todos conhecemos muitos Elvenses que não "põem os pés" na "cidade" há muito tempo. O divórcio entre a população que vive nos bairros e o Centro Histórico é total, e só vão à "cidade" se realmente necessitarem.

Com o Governo e as empresas públicas a retirarem serviços em Elvas, são poucos os motivos de interesse para visitar o antigo coração do burgo. Como ontem disse o meu Pai, "não se vê ninguém nas ruas, é um deserto, as lojas estão sempre vazias e depois das 7 da tarde não há uma alma à vista. No entanto saímos daqui, passamos pelos hipermercados, e os parques de estacionamento estão sempre com muitos carros". Palavras amargas de quem está há mais de 60 anos a trabalhar na "cidade", e vê como a morte anunciada se vai tornando uma triste realidade.

Dei a minha opinião ao meu progenitor sobre o assunto, e que uma das soluções para fazer ressurgir o Centro Histórico seria incentivar o turismo. A resposta foi radical, pois segundo ele "o turismo em Elvas está muito mal. As lindas igrejas que Elvas tem estão quase sempre fechadas, os Elvenses pouco sabem dos Museus, inclusivamente a Biblioteca, que eu tenho muita vontade de visitar, está fechada quando as pessoas podem ir, ou seja nos fins-de-semana".
É verdade, pois os Elvenses pouco ou nada têm visitado os monumentos, os museus, a biblioteca, ou o Forte de Santa Luzia para citar algumas coisas. "Como é possível tentar promover o turismo no Centro Histórico, se os próprios Elvenses estão afastados dele?". Esta é a pergunta que fica no ar do mais experiente desta conversa.

O desabafo continuou com a "riquíssima história de Elvas, desconhecida para a grande maioria dos Elvenses, deveria ser aproveitada para fomentar a nossa cidade". Concordo plenamente com o meu Pai, pois poderiam promover-se visitas guiadas, ou outros eventos que "puxassem" os Elvenses a visitar o Centro Histórico, para não só conhecer melhor os monumentos e museus da "cidade", como ficar a saber algo mais da história de Elvas. "São as pessoas que melhor publicidade podem fazer à "cidade", mas com o deserto que vemos actualmente, e sem ver que se faça alguma coisa para revitalizá-la, sinto que está morrer e dói-me muito na alma".

Palavras sabias de um Elvense de gema, numa conversa que não ficou por aqui...

Acabei por ir dar uma volta de carro pelo Centro Histórico, e constatei que a realidade era a que o meu Pai me tinha apresentado. Eram 19h30, e as ruas apresentavam um aspecto desolador, com poucas pessoas e que seguramente se deslocavam rapidamente para as suas casas. A sensação com que fiquei foi como se estivesse num sitio abandonado.
Fiquei muito triste, mas esta é a dura realidade da nossa "cidade"!

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Foto: Fotógrafos de Elvas

5 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

A razão de ser do meu blog é o estacionamento no Centro Histórico.

Há uns tontos que referem que nunca foi tão fácil estacionar no Centro, pagam €0,10 para ir ao Banco spírito Santo, Câmara ou Finanças.

E quem lá vive ou trabalha? Claro que não pode pagar o estacionamento. O estacionamento livre foi sistematicamante e selvaticamente suprimido pela Câmara.

Porquê a supressão na Faceira da Cisterna?
A quem incomodavam os carros que lá continuam agora em transgressão?

Por parte da Câmara há um profundo desprezo(ódio?) pelo Centro Histórico.

Um sientista-socialista que reserva lugar de estacionamento à borla para si, nunca perceberá a relação entre a falta de estacionamento e as casas abandonadas.

Como escolher o Banco?
Na Cidade Jardim, claro!

Como escolher o barbeiro?
O Carlos Luciano claro!

Como escolher o gabinete de contabilidade?
Na Cidade Jardim, claro.

Na Cidade Jardim porque a Cidade Jardim permite estacionar o carro e à borla!

Toca a Todos disse...

Grande novidade para todos sobre a Câmara!

Nuno Mocinha, o maior incompetente que até agora passou pela Câmara de Elvas, fez mais uma grande cagada.

Já anulou concursos de pessoal e fiz os trabalhadores devolver dinheiro, porque o dótor Mocinha não percebe nada da Câmara.

Da outra vez mandou as culpas pra cima do Vieira e do seu "amigo" Paulo e fez com que o seu "amigo" Rondão assumisse as culpas dos departamentos que são da responsabilidade dele.

Digo "amigo" entre aspas porque ninguém precisa de um amigo que não assume responsabilidades da sua incompetência e a manda pra cima dos outros.

Hoje fiquei a saber que o dótor Mocinha fez mais incompetências nos concursos novos. Publicou hoje e anulou tudo hoje porque se armou em ditador de meia tijela.

Desta vez vai mandar as culpas pra cima do Vieira outra vez e do seu novo braço direito - o novo diretor de departamento lambe-botas do Mocinha, que veio de Campo Maior a pensar que vinha ensinar os que estão em Elvas há anos a aturar a incompetência do dótor Mocinha.

Não percebo nada disto porque é que Rondão mantém um vice-presidente que só quer andar feito pavão vaidoso e não percebe nada do que devia saber.

Este Vice-Presidente que quer ser presidente a todo o preço e a todo o custo, tem um sobrenome que todos veem cada vez que lhe olham para a cara gorda- INCOMPETENTE!

André Miguel disse...

Tive a infelizcidade de constatar a realidade das tuas palavras aquando das férias em Dezembro. Tens toda a razão meu caro. Infelizmente.
Abraço!

Anónimo disse...

É verdade, infelizmente a maioria dos Elvenses não sabe a História da sua terra!
Mas por vezes a culpa pelo desinteresse das pessoas, não se deve única e exclusivamente a elas, existe entidades com uma cota parte de culpa muito grande por isso acontecer…
Não sendo comparável mas a título de exemplo, por vezes o desconhecimento se deve a outros factores, que não o desinteresse, mas sim a falta de informação.
No final da época passada um determinado gestor dum blogue com informação sobre o quotidiano do Elvas CAD, lamentava-se que os filhos da casa eram sempre os últimos a saber as coisas do clube, aquando duma festinha da formação do Elvas.
Ora este ano, num espaço com melhores condições pouca ou nenhuma relevância foi dada aos títulos conquistados até agora pelas equipas da formação do Elvas CAD, nomeadamente os juniores venceram a taça e os juvenis venceram o campeonato, que para se ter uma ideia da importância, há 21 anos que o Elvas CAD não vencia o campeonato neste escalão, nem direito a fotografia no site tiveram.
Mas mais gritante, é que um juvenil do Elvas CAD, foi seleccionado para a Selecção Nacional de Sub-16, tendo sido noticiado no jornal A Bola de ontem, e mais uma vez os órgãos noticiários da nossa cidade não fazem referência a esse facto.
Assim podem fazer campanhas e mais campanhas, para que novamente as pessoas se interessem pelo Elvas CAD, que nunca vão ter sucesso, quando os supostos da casa não dão valor ao que possuem como é que os outros vão dar…

Anónimo disse...

As audiências rádio na Zona Sul no 1º trimestre de 2011 são estas (O Forum Ondas da Rádio divulgou):

R.Fóia 1,3
Estação Orbital 1,0
Unirádio 0,9
R.Castrense 0,7
R.Vidigueira 0,6
RCG-R.Clube de Grândola 0,6
R.Elvas 0,5
R.Gilão 0,4
R.Hiper FM 0,3
R.Portalegre 0,3
R.Telefonia do Alentejo 0,3
RDP África 0,3
R. Álamo do Alter 0,2
R.Clube de Monsanto 0,2
R.Despertar-Voz de Estremoz 0,2
R.Restauração 0,2
R.S.Brás FM 0,2
R. Amália 0,1
R.Antena Sul 0,1
R.Clube de Alcoutim 0,1
R.Comercial de Almeirim 0,1
R.Granada FM 0,1
R.Guadiana 0,1
R.Pax 0,1
R.Planície 0,1
R.Santo António 0,1
RC Alentejo 0,1