sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

14 de Janeiro, o dia de Elvas


Hoje é 14 de Janeiro, e para qualquer Elvense, uma dia muito especial. É o nosso feriado municipal, onde comemoramos a célebre Batalha das Linhas de Elvas, que este ano cumpre 352 anos.

As celebrações serão as habituais, ou seja a manhã com o Hastear das Bandeiras na Câmara, a Romagem ao Padrão e posterior Romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, as cerimónias Militares e Militarizadas na Praça da Republica, terminando com o Desfile das Forças em Parada na Rua da Cadeia.
Podem dizer que é sempre a mesma coisa, mas se não tivéssemos estas celebrações não era 14 de Janeiro.

Os festejos relacionados com o 14 de Janeiro começaram no dia 8 com a Gala dos 50 anos do Agrupamento 158 de Elvas dos Escuteiros, e prolongam-se até dia 29 com um espectáculo de variedades no Cine-Teatro (clique aqui para ver o programa completo).
No entanto este Humilde Observador considera a actuação da Brigada 14 de Janeiro, um espectáculo a não perder amanhã sábado às 21h30 no Cine-Teatro.

Mas o feriado não é para todos os Elvenses, pois há os que têm de se levantar cedo como habitualmente para ir trabalhar, já que o emprego não reside infelizmente na nossa cidade. Por isso mesmo desfrutem do dia, saiam de casa, vejam as celebrações, e aproveitem o fim-de-semana ao máximo.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

1 comentário:

Anónimo disse...

Este ano e pela primeira vez fui assistir às cerimónias da batalha das Linhas De Elvas.
Do que vi não gostei, parece-me exagerado, desajustado e até hipócrita.
Ouvi o representante do chefe do Estado Maior do exército lembrar como e quantos milhares de espanhóis matámos.
Para além de exagerada, desajustada e hipócrita estas cerimónias no formato actual parecem-me até hostis para os nossos vizinhos espanhóis.
O discurso politico foi mais do mesmo, Blá Blá Blá!...
Senhores deste país com responsabilidades politicas, civis, religiosas e militares, deixem-se de demagogias se quiserem honrar os heróis do passado.
Comemorar o 14 de Janeiro sim! mas com cerimónias culturais, religiosas ou outras e nunca com este aparato militar e com discursos de embalar.
Deixo uma dica a quem tem responsabilidades neste concelho, dada a importância que teve nas nossas vidas a batalha das linhas de Elvas, porque não fazê-la constar nos manuais escolares?
Aos nossos antepassados não basta uma vénia, temos que os saber honrar, e os heróis do presente em nada honram os heróis do passado.
Luís Santa