quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lakers e Celtics mais uma vez na final

Os dois clubes mais laureados no basquetebol profissional voltam a encontrar-se na luta pela conquista de mais um anel de campeão. Los Angeles Lakers e Boston Celtics venceram 32 dos 63 campeonatos realizados e por 11 vezes se defrontaram na final, com um claro balanço favorável aos "orgulhosos verdes" por 9-2.

É a maior rivalidade no desporto profissional norteamericano. Tantos os adeptos dos Lakers como os dos Celtics esperam sempre poder defrontar os eternos rivais nas "Finals", e se possível massacrar. Recentemente o poste espanhol dos Lakers Pau Gasol afirmava que há ódio entre os adeptos dos dois clubes. Não sei se será verdade, mas o ambiente que rodeia os jogos nas "Finals" entre os eternos rivais é diferente do habitual. Os Boston Celtics venceram mais vezes as Finals aos Lakers e isso é motivo de grande orgulho para os "verdes". A grande diferença deve-se à maravilhosa e histórica equipa que os de Boston tiveram nas décadas de 50 e 60.

Entre 1959 e 1969 houve 7 finais entre estes dois rivais e os Celtics venceram as 7. Estes números são uma grande desilusão para os adeptos dos Lakers, que têm de ouvir as piadas dos seus rivais pela enorme diferença nos confrontos directos. Entre 1984 e 2008 por 4 vezes se voltaram a encontrar nas "Finals" com um empate a 2.
21 anos tiveram de esperar os adeptos do basquetebol para verem os Lakers e os Celtics novamente na luta pelo título, entre 1987 e 2008. Este foi um período em que os de Boston estiveram submersos num período de fracos resultados desportivos, enquanto os amarelos e púrpura iam vencendo títulos, somando neste momento 15 para 17 dos "verdes".

Em 2008 e depois de Boston se ter reforçado muito com jogadores experientes, os seus adeptos voltaram a sorrir, pois finalmente voltaram a sentir o sabor de jogar as "Finals" e tendo pela frente nada menos que o eterno rival. Venceram por 4-2 na primeira final de Pau Gasol, cinco meses depois de ter sido contratado pelos Lakers.
Aquele que é considerado o melhor poste da actualidade pelo presidente Obama, vai disputar a terceira final consecutiva, e tal como os seus companheiros, querem a desforra de há dois anos.

Os de LA têm vantagem campo e realizaram uma boa final de conferência contra uns sensacionais Phoenix Suns, vencendo por 4-2. A equipa está bem trabalhada e desta vez Pau Gasol tem a necessária experiência para poder parar Kevin Garnett. Os duelos Kobe Bryant-Ray Allen e Lamar Odom-Paul Pierce serão de certeza electrizantes podendo ser através deles que a balança pode cair para um dos lados. Interessante será ver se o base dos Celtics Rajon Rondo, é capaz de superar a experiência de um Derek Fisher que está a realizar uma excelente época.

Os Celtics chegam as "Finals" com uma elevada carga de motivação, pois eliminaram sem apelo nem agravo os dois máximos favoritos para poderem estar no seu lugar. Aniquilaram a melhor equipa da fase regular, os Cleveland Cavaliers do MVP da Liga LeBron James, e depois destroçaram os Orlando Magic do poste Dwight Howard. Em ambas ocasiões venceram por 4-2, revelando ser uma equipa dura e difícil de derrotar fora de casa, mas que em Boston tem algumas falhas.

De uma coisa estou certo, serão umas "Finals" apaixonantes e de grande intensidade. Na próxima madrugada arranca a série no Staples Center de Los Angeles, local de "glamour" com muitas estrelas da música e cinema presentes, sempre com o actor Jack Nicholson à frente.
Espero e desejo que os meus Lakers possam redimir-se da derrota de há dois anos, mas pela frente irão ter uma equipa muito complicada de vencer.

Go Lakers, Go!!!

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

1 comentário:

phill disse...

http://www.grada.es/campus/