segunda-feira, 31 de maio de 2010

Não foi possível!!!

Foi uma pena, mas o SCC foi derrotado na Final da Taça do Alentejo 2010 pelo Despertar de Beja por 79-72. Depois de uma grande vitória no sábado frente ao Salesianos de Évora num excelente jogo de basquetebol, ontem os vencedores da Taça 2009 voltaram a demonstrar superioridade e justamente reconquistam o troféu.

Na manhã de sábado Portalegre teve oportunidade de ver alguma magia do minibasquetebol, com a presença de infelizmente poucas equipas. Não sei o que se está a passar nos clubes do nosso Alentejo, mas vão sendo cada vez mais notórias as ausências de minis nos convívios. Temos de pensar que sem minibasquetebol não haverá possibilidade de surgirem os seguintes escalões. Naquele que deveria ser a grande festa alentejana do basquetebol, apenas o Clube Elvense de Natação, o Campomaiorense, o Salesianos de Évora e o Portalegre BC marcaram presença.
Não fosse o CEN participar com 18 atletas e o convívio teria sido em desastre...

À tarde o prato forte do Fesbasket 2010, as meias-finais da Taça do Alentejo 2010. Na primeira decisão Despertar de Beja e Atlético de Reguengos realizaram uma bela partida, com a vitória a cair só no fim para a equipa da capital do Baixo Alentejo.
Muitos pontos marcados pelos dois conjuntos, mostrando "mão quente" e revelando que os ataques superavam com facilidade as defesas. A maior experiência dos de Beja conduziu à vitória no jogo, e a lógica imperou pois os bejenses são um conjunto mais "rodado" pela sua participação no CNB2.

De seguida a partida mais aguardada por este Humilde Observador. Salesianos de Évora defrontava o SCC, e o favoritismo dos eborenses pela excelente campanha no CNB2, com a possibilidade real de ainda conseguirem a subida de divisão, fazia prever grandes dificuldades para os de Campo Maior. Para surpresa de todos os "galgos" lideraram quase sempre o marcador, mas por margens curtas, denotando uma grande motivação dos de Campo Maior e um cuidado especial do Salesianos face ao adversário bem conhecido pelo técnico Gil Porto.

O jogo foi muito equilibrado de princípio a fim, e qualquer erro poderia ditar sentença. Com empate a 84 pontos a última posse de bola pertenceu ao Salesianos, mas a agressividade da defesa campomaiorense não permitiu a penetração desejada e a bola acabou por ficar em Ricardo Gaocho, que com 3 segundos ainda tratou de lançar mas foi tocado por um adversário. O árbitro assinalou a falta com o cronómetro a zero e o Gao tinha apenas de marcar um dos três lances-livres que dispunha. Concretizou dois e assim carimbou a passagem à final do SCC por 84-86.
Na verdade qualquer um que vencesse era justo, pois o equilíbrio foi quase total com um ligeiro ascendente dos comandados de Tiago Oliveira. A surpresa da Taça estava consumada.

No domingo o Salesianos venceu com facilidade o Atlético de Reguengos por um claro 66-96. Mas devemos dizer que os de Évora ainda tiveram um susto, pois permitiram que o adversário conseguisse uma vantagem a rondar os 20 pontos. No entanto a segunda parte do Salesianos foi de grande pressão e rapidamente recuperou a desvantagem, construindo um resultado que não oferece dúvidas da sua superioridade. Deve-se dizer que foi a "falta de pernas" dos jogadores do Reguengos que não permitiram repetir a boa exibição do primeiro dia.

A final entre o Despertar de Beja e o SCC inicialmente de todo inesperada, previa-se de grande equilíbrio. O Despertar desde o início comandou as operações, acertados no lançamento exterior e contando com a entrada fria do SCC. Quase quatro largos minutos demoraram os "galgos" a marcarem o primeiro ponto, revelando muita ansiedade e pouco acerto. A equipa não esteve tão concentrada como no dia anterior, jogou mais por iniciativas individuais, prejudicando claramente o ataque organizado da véspera. Os bases Luís Barreira e Carlos Oliveira estiveram demasiado nervosos para lideraram os ataques do SCC, e o técnico Tiago Oliveira teve de recorrer à maior frieza e controlo do jogo do Tiago Pires. Com isso conseguiram que o Despertar não se distanciasse mais, mas houve dificuldades no ataque pelo receio de vários jogadores em tomarem a iniciativa de lançar.

O desgaste do jogo anterior foi notório em atletas fundamentais no SCC, como o extremo Pedro Carranca ou os postes Orlando Milhano e Radu Spînache, e por muito que a vontade de vencer fosse grande, o discernimento não foi o melhor. A isto devemos recordar a fraca percentagem de concretização na linha de lance-livre, e o mais perto que conseguiram estar dos de Beja foi a 3 pontos já na parte final.

No lado do Despertar a "mão quente" do extremo Caramba foi determinante na justa vitória final. Penso que apenas errou um lance-livre dos muitos que marcou, assumindo claramente o comando do jogo da sua equipa provocando sucessivas faltas para travar a tentativa final de recuperação do SCC.
Ao longo do jogo os de Beja foram uma equipa com as ideias mais claras, com maior índice de concentração e a Taça volta a ir para o Baixo Alentejo.

Parabéns ao Despertar pela vitória, e ao SCC que demonstrou ter uma equipa competitiva apesar de nesta época ter apenas jogado a nível regional.

Boas férias a todos e para o ano queremos mais e melhor!

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: