quarta-feira, 12 de maio de 2010

Junta de Freguesia acusada de gestão danosa pelo MUDE

O núcleo duro da coligação MUDE (Mudança para Desenvolver Elvas), convocou uma conferência de imprensa para falar de dois assuntos que consideram importantes na vida partidária. O vereador António Simão das Dores e os deputados municipais Francisco Vieira e Tiago Abreu falaram sobre o congelamento das rendas de habitação social e a conta de Gerência e Relatório de Actividades da Junta de Freguesia de Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Sobre o primeiro tema António Simão das Dores considera que “em fase de silêncio do executivo PS, os munícipes interessados movimentaram-se através de um abaixo-assinado, não tendo a Câmara Municipal outro remédio que não fosse a marcação de uma reunião com os arrendatários dos prédios de habitação social da Boa-Fé”.

No segundo ponto em causa está, segundo a coligação, uma "gestão danosa" na Junta de Freguesia de Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, liderada pelo socialista Manuel Passareiro Remédios. Numa sessão da Assembleia Municipal e analisando a conta de Gerência e Relatório de Actividades, “ficou provado que o Presidente, o Tesoureiro e o Secretário utilizam um telemóvel cada um, fornecidos pela Junta, cuja despesa no ano de 2009 totalizou 2.203,69€”, conforme afirmou Francisco Vieira.
Na referida conta “existem despesas incompreensíveis e um buraco com uma grande dimensão”. O deputado municipal solicitou o extracto da única conta bancária da Junta de Freguesia de Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso no decurso da semana passada, para conferência do saldo a 31 de Dezembro de 2009, mas o pedido até agora não foi satisfeito. Segundo Francisco Vieira “o saldo contabilístico no valor de 46.096,57 €, como é óbvio, não confere com o saldo da conta bancária”.

No entanto a coligação MUDE não assume a existência de desfalque, ressalvando que deixa ao critério de cada um os temas expostos. No entanto vai participar à Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) e ao Ministério Publico para que se proceda a uma investigação às contas e gestão da referida Junta de Freguesia.

(fontes sites Rádio Elvas e Linhas de Elvas, foto Linhas de Elvas)

Temas quentes, em especial o relacionado com a Junta de Freguesia de Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso. Em causa está a gestão do Presidente Manuel Passareiro Remédios, e a ser verdade o valor da despesa de telemóvel em 2009 é grave, pois dividindo a soma por três e depois por doze meses, dá um valor de 61,22 euros/mês, sem dúvida uma importância considerável para a gestão de uma junta de freguesia.
Na minha opinião não há necessidade de recorrer a três telemóveis pessoais, quanto muito o Presidente poderá necessitar, pois dos três elementos é o mais solicitado para intervir na gestão da Junta.

Também me deixa preocupado e a ser verdade, o facto de o saldo da conta bancária e a contabilidade não terem o mesmo valor. Francisco Vieira refere que o saldo contabilístico "como é óbvio" não confere com o saldo da conta bancária. Fico com a dúvida de como o deputado municipal pode afirmar que é óbvia a diferença, se pediu o saldo da conta bancária à Junta e até agora o seu pedido não foi satisfeito.
Creio que neste momento se torna necessária uma resposta do presidente Manuel Passareiro Remédios às declarações dos responsáveis da coligação MUDE. Isto para que haja transparência nas contas públicas e que as dúvidas levantadas nesta conferência de imprensa sejam devidamente esclarecidas.

Depois de termos a boa notícia de Elvas ser o quarto município português em eficiência financeira dos 20 melhores de media dimensão, este assunto será uma mancha importante que fará correr muita tinta. Espero que a lealdade e a sinceridade da classe política municipal esclareça os elvenses sobre este assunto, sem qualquer sintoma de que defendem exclusivamente a sua cor partidária.
Cada vez mais se sente o descrédito da classe política, que tem afundado os portugueses num poço que não sabemos se algum dia conseguiremos sair. Agora que se fala em aumentar os impostos, que os funcionários públicos não irão ter aumentos nos próximos tempos, agravado com o possível corte do subsidio de natal deste ano, são decisões duras como forma de melhorar as nossas finanças face ao euro.

É por isso o povo se sente roubado, injustiçado e saturado de tantas asneiras feitas pela simples conquista do poder, vulgarmente conhecido pela "busca de poleiro".
Mais vale que olhem para os ordenados chorudos e para as reformas monumentais que todos os meses o estado paga, melhor dizendo, nós pagamos. Mais vale que olhem para os lucros dos bancos que vão fazendo o que querem sendo eles uns dos principais responsáveis pela crise. É por tudo isto que se acredita cada vez menos nos políticos, sendo sempre o Zé Povinho a pagar para que alguns vivam como verdadeiros reis.

Políticos de Juntas de Freguesia, de Câmaras Municipais, do Governo, de todas as instituições e empresas estatais, de toda a oposição, tenham dois dedos de testa e parem de utilizar o dinheiro de todos nós para benefício próprio e não em prol do país.
JÁ CHEGA POIS UM DIA A CORDA PARTE-SE DE TANTO ESTICAR!!!!

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

5 comentários:

Anónimo disse...

E tu acreditas em tudo o que o senhor Vieira diz ou insinua?!
És um anjinho!
sabes o que o leva a fazer o que faz?
Achas que é o interesse público?
É a politiquice.
É o não saber perder.

Anónimo disse...

Gastar 400 contos da gasolina durante um ano inteiro para máquinas de cortar erva que trabalham todos os dias, é gestão danosa?

Gastar 400 contos de telemóvel, por ano, no conjunto de três pessoas que estão ao serviço da Junta de dia e de noite, é gestão danosa?

Só na cabeça de STALinistas ressabiados e invejosos que perderam as eleições com uma derrota estrondosa!
Não sabem perder, são uns frustrados da vida.

Mas pelo que vejo conseguem influenciar até gente como o SCotish!
Julgava-te mais inteligente e menos instrumentaliável.

Anónimo disse...

Que se apure a veracidade dos factos e se se tratar de mais uma DIFAMAÇÃO, que os responsáveis e todos os que a difundiram sejam julgados e condenados.

Não se pode dizer o que se quer só porque alguém acha que é político ou porque diz que se "limita" a divulgar a difamação.
Quem difama deve ser castigado e severamente.

A lei não é para brincadeiras.
Espero que quem tanto apregoa a lei, mas mesmo assim insulta ou difama, saiba disso.
Mais cedo ou mais tarde, paga.

Anónimo disse...

os 3 comentarios proferidos pela malta do rissol são do mais incrivel que pode haver, e é graças a elas que o concelho e o pais esta como esta.

Anónimo disse...

Não percebo porquê?

Concordo que se esclareça a verdade.

O que não concordo é que façam conferências de imprensa a lançar suspeitas e a condenar já as pessoas sem provarem nada.

Só quem julga são os tribunais e se houver alguma coisa de errado,eles funcionarão de certeza.

E mesmo que haja coisas erradas, não acredito que os fulanos do PSD e do CDS denunciem ou lancem suspeitas porque se preocupam com a população ou com a Junta.

Acho que a unica preocupação deles é tirarem dividendos politicos para se vingarem da derrota eleitoral.