quinta-feira, 8 de abril de 2010

TGV - 2013 é apenas referência temporal

Na conferência de imprensa do ministro das Obras Públicas e Transportes, António Mendonça, e do seu homólogo espanhol do Ministério de Fomento, José Blanco, transpareceu a ideia de que 2013 poderá não ser a data definitiva para o TGV na nossa região.

Segundo o ministro português os países vizinhos "continuam a trabalhar com as referências temporais que existem"...

Será que o projecto não será concluído até 2013? Haverá desvio temporal?
Esperemos que não, mas ouvindo António Mendonça a possibilidade existe, e mais uma vez a classe política volta a não ser clara nos timings por eles inicialmente estabelecidos.

O encontro em Madrid definiu que a plataforma logística ficará do lado português e a estação de passageiros no lado de "nuestros hermanos", acordo definitivo que será assinado na próxima cimeira ibérica que se realizará em Setembro na nossa cidade.
Esta sim é uma boa notícia, pois o nosso interesse neste projecto residia na possibilidade de "ficarmos" com as mercadorias do nosso lado. Para isso se deslocou a Saragoça o ministro português e verificar no local as possibilidades de desenvolvimento que a nossa região poderá ter.

Quem não gostou desta decisão foi Miguel Celdrán, alcaide de Badajoz, que vê fugir a melhor parte do projecto para Elvas, considerando que o acordo "no es bueno" para Badajoz. Como podem ver no artigo de hoje do Diário Hoy (clique aqui), Celdrán entende que toda a plataforma logística ficará do lado espanhol, e que não é possível a estação de mercadorias ficar separada.

Penso que ainda iremos abordar este tema por diversas vezes, pois na minha opinião todo o projecto continua sem estar muito claro para o cidadão comum...

(fonte Público; foto CM/Miguel H.de Leon/Lusa)

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: