sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tertúlia da Semana (#11)

Esta semana o tema trata-se da última reunião do elenco camarário da nossa cidade. A principal decisão foi a adjudicação da empreitada para a requalificação urbana da encosta sudoeste das Muralhas de Elvas. Trata-se da principal entrada da cidade, o Viaduto, disponibilizando a edilidade um milhão de euros no investimento total.
A obra envolve a área compreendida pelo Aqueduto da Amoreira no troço do Rossio de São Francisco, Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, Viaduto e toda a esplanada das muralhas até ao Jardim das Laranjeiras, com a limitação da Avenida de Badajoz.

A ideia é acertada, pois desde que a circular à cidade foi feita pela Avenida de Badajoz, toda essa zona não sofre qualquer beneficiação. Ultimamente temos sabido do elevado estado de degradação da Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, situação que tem levado à sua utilização por parte dos toxicodependentes e consequente vandalização de um património que necessita de conservação e de maior controlo das autoridades.

Penso que a entrada do Jardim das Laranjeiras pelo Viaduto deveria ser alterada. Como está não é possível barrar a entrada aos indesejáveis que a pouco e pouco conseguiram fazer daquele belo local a sua residência. O Jardim foi totalmente vandalizado, chegando a um estado de degradação que apenas os toxicodependentes entravam nele. E isto devido à fácil entrada pelo Viaduto!

Realmente a requalificação da zona é necessária, mas na minha opinião não se pode pensar apenas em embelezamento, mas também em segurança. Recordo que a maioria das pessoas que necessitam passar a pé pelo Viaduto à noite, simplesmente tentam não o fazer por insegurança.

Também veio a público a notícia que um ranking do Anuário de Municípios classificou Elvas em quarto lugar dos 20 melhores municípios de média dimensão, em termos de eficiência financeira.
É sem dúvida uma notícia positiva, mas que não esconde o facto de sermos o concelho do Alentejo com maior subida da taxa de desemprego. A Câmara goza de boa saúde financeira, situação que devemos parabenizar, pois é importante na conjuntura actual que os municípios não estejam "com a corda na garganta".
Mas o estado em que o desemprego elvense se encontra é demasiado preocupante e não podemos estar à espera que chegue o ano 2013 para vermos, esperemos, o projecto da Plataforma Logística do Caia concluído.
Creio que este é o maior problema que enfrenta esta câmara, e Elvas necessita que seja resolvido e com urgência, sob pena de termos maior êxodo de jovens da nossa terra.

Estas são as duas situações que ponho na mesa para debate.

Tertulianos digam de vossa justiça.

Scottish
Uma Paixão, uma tertúlia semanal

1 comentário:

Anónimo disse...

O desemprego aumentou em todo o mundo e em todo o país. Na vizinha Espanha ultrapassa os 20%.

Com um tecido empresarial agarrado ao comércio antigo de fronteira, uma agricultura dependente dos subsídios e uma indústria que nunca existiu nem vai existir porque as empresas que estavam em Portugal se deslocaram todas para Leste ou para a Ásia, o mínimo que temos que fazer para sermos honestos é reconhecer que a Câmara de Elvas não tem culpa nanhuma disto.

Talvez se metessemos o Presidente da Câmara de Elvas a gerir o País, teriamos mais dinheiro.