sábado, 17 de abril de 2010

Tempo de Magia (#13)

Clyde "The Glyde" Drexler foi o expoente máximo dos Portland Trail Blazers, uma equipa de cidade pequena na costa do Pacífico, mas que na década de 80 foi emergendo até chegar as Finals. O principal responsável foi sem dúvida Drexler.
Em 1989-1990 teve a sua primeira tentativa para vencer o título, mas pela frente tinha nada menos que os Detroit "Bad Boys" Pistons. Apesar da vitória no jogo inicial, a equipa liderada por Isiah Thomas (MVP das Finals) "varreu" os Blazers nos quatro jogos seguintes.
Na época seguinte Portland não conseguiu ultrapassar os Lakers na final da conferência oeste, mas em 1991-1992 voltou a lutar pela conquista do anel. Foi um memorável confronto com os Chicago Bulls, na segunda vitória consecutiva para Michael Jordan. Clyde Drexler, Terry Porter e Jerome Kersey bem tentaram contrariar o maior favoritismo dos Bulls, mas a derrota por 4-2 foi inevitável, num último jogo não apto para cardiacos.

Na época 1994-1995 os Blazers decidiram enviar Clyde Drexler para Houston, no seu regresso à cidade onde foi universitário com os Cougars. E não podia ser mais feliz, pois conseguiu chegar às Finals e os Rockets "arrasaram" os Orlando Magic com um claro 4-0. Não foi o MVP das Finals, esse título foi para o seu colega Hakeem Olajuwon, mas finalmente conseguia o tão desejado e merecido anel.

Marcou ao longo de 15 temporadas 22.195 pontos (20,4/jogo) e registou 6.125 assistências (5,6/jogo). Foi 9 vezes All-Star e é membro do Hall of Fame desde 2004. Clyde Drexler foi um dos elementos do mítico Dream Team, a melhor equipa da história do basquetebol, que venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona/92. O número #22 foi retirado pelos Portland Trail Blazers (1983-1995) e Houston Rockets (1995-1998).

Jogador de grande classe, muito rápido e elegante no seu jogo, o "afundanço" contundente foi talvez a sua marca registada, mas ao longo da sua carreira desenvolveu o lançamento de longa distância, além de ser um exímio ladrão de bolas. Actualmente é comentador nos jogos em casa dos Houston Rockets.

Este é Clyde "The Glyde" Drexler!




Scottish
Uma Paixão, um Tempo de Magia

Sem comentários: