quinta-feira, 22 de abril de 2010

NBA Playoffs 2010 (#1)

Enquanto os campeonatos na Europa se encontram na ponta final da fase regular, ainda com algumas indefinições sobre que equipas lutarão pelo título, a NBA já vive a loucura dos Playoffs. A maior e melhor liga de basquetebol do Mundo respira tensão com os 16 clubes que dirimem quem conquistará o anel esta temporada.

Os favoritos são vários e por diferentes análises, mas podem-se apontar Cleveland Cavaliers, Los Angeles Lakers, Orlando Magic ou Dallas Mavericks, e em futuros posts e à medida que os Playoffs avancem aprofundaremos este tema.
Mas vamos por Conferências e no Oeste classificaram-se para os Playoffs 2010 os LA Lakers, Dallas Mavericks, Phoenix Suns, Denver Nuggets, Utah Jazz, Portland Trail-Blazers, San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder.

Os LA Lakers (1), actuais campeões e clube favorito deste Humilde Observador, teve uma ponta final de Regular Season algo atípica, com derrotas inesperadas e dando a sensação que a equipa pode não ser tão compacta e equilibrada para lutar pelo título, como parecem ser os Cleveland Cavaliers de LeBron James. 57 vitórias e 25 derrotas são um bom registo numa liga cada vez mais complicada de destacar pela igualdade na maioria das equipas, mas com pouca diferença das restantes, antevendo-se uns Playoffs muito duros de disputar para Kobe Bryant e Pau Gasol.
Os Dallas Mavericks (2) ficaram a duas vitórias do primeiro lugar, numa ponta final soberba da equipa do alemão Dirk Nowitzki com 5 vitórias consecutivas, arrebatando a segunda posição aos Phoenix Suns (3) de Steve Nash, para mim o actual melhor base da NBA. Denver Nuggets (4) e Utah Jazz (5) acabaram com o mesmo registo (53-29), mas o quarto posto foi para a equipa do estado de Colorado pela vantagem no confronto directo.
Apesar das inúmeras lesões em jogadores importantes, os Portland Trail-Blazers (6) do espanhol Rudy Fernández conseguiram o apuramento para os Playoffs inesperadamente à frente dos San Antonio Spurs (7) de Tim Duncan, fechando o leque dos candidatos pelo Oeste os surpreendentes Oklahoma City Thunder. Esta equipa tinha fechando a época anterior com um record de 23-59, passando época para o clube das equipas com 50 jogos ganhos. Grande mérito no exito dos Thunder deve-se ao técnico Scott Brooks, nomeado pela NBA "Coach of the Year". Registem também o nome de Kevin Durrant para o futuro da competição. Apenas com 22 anos conseguiu uma média de 30,1 pontos por jogo, números enormes para a sua segunda época na elite.

Na Conferência Este os apurados são os Cleveland Cavaliers, Orlando Magic, Atlanta Hawks, Boston Celtics, Miami Heat, Milwaukee Bucks, Charlotte Bobcats e Chicago Bulls.
Os Cavs (1) conseguiram o melhor registo da Fase Regular com 61 vitórias e 21 derrotas no 82 jogos disputados, tendo a vantagem campo sempre a seu favor contra todos os adversários. Grande desempenho de LeBron James e companhia, que sempre ambicionaram o primeiro lugar geral, e que contam com o favoritismo da maioria para vencer o anel.
Os finalistas vencidos da passada temporada Orlando Magic (2), ficaram na segunda posição geral com 59-23, aproximando-se da liderança de King James com seis vitórias consecutivas nos últimos jogos da Regular Season, para 4 derrotas em tantas partidas dos líderes. Mostraram que pretendem no mínimo chegar as Finals mas a luta vai ser intensa.
Atlanta Hawks (3) fecharam o podium do Este à frente dos Boston Celtics (4). Surpreendente? Talvez não, pois os Orgulhosos Verdes contam com uma equipa muito veterana, ao invés dos Falcões que têm uma equipa jovem e muito atlética. Os Celtics de certeza complicarão a vida a todos os adversários pela qualidade dos seus jogadores, e nunca podem ser esquecidos para as contas finais. Os Miami Heat (5), outrora campeões com Shaquille O'Neal e Dwayne Wade, são os primeiros adversários de Kevin Garnett e Paul Pierce, numa eliminatória que quem vença fora levará a melhor. Milwaukee Bucks (6) manteve a distância para os Charlotte Bobcats (7) de Michael Jordan, evitando o confronto na estreia com os Orlando Magic, mas vai ter um osso duro de roer chamado Atlanta. Por último os Chicago Bulls (8) que numa luta frenética com os Toronto Raptors do espanhol Calderon, levou a melhor e o apuramento para os Playoffs.

Neste momento as séries estão da seguinte forma:

OESTE
Lakers - 2 / Thunder - 0
Mavericks - 1 / Spurs - 1
Suns - 1 / Blazers - 1
Nuggets - 1 / Jazz - 1

ESTE
Cavs - 2 / Bulls - 0
Magic - 2 / Bobcats - 0
Hawks - 2 / Bucks - 0
Celtics - 2 / Heat - 0

Siga os NBA Playoffs 2010 aqui no Três Paixões.

Sem comentários: