sexta-feira, 16 de abril de 2010

Meeting de natação do CEN - o mais antigo do país


Amanhã a partir das 15 horas nas Piscinas Municipais, temos o XXXIII Meeting Internacional de Natação "Cidade de Elvas", numa organização do Clube Elvense de Natação, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, da Delta Cafés e dos órgãos de comunicação social locais.

Trata-se "apenas" do meeting de natação mais antigo do país, e por esse motivo merece sem dúvida um destaque especial. A natação elvense tem levado o nome da nossa cidade aos quatros cantos do país, e também na vizinha Espanha. Trata-se de uma das modalidades que há mais tempo é praticada na nossa cidade, provavelmente aquela que mais atletas federados podemos contar desde o longínquo ano de 1954.

Ao longo do tempo muitas alterações houve no que se refere à sua prática. Até à construção do Complexo das Piscinas Municipais no Morgadinho, pode-se dizer que a natação era apenas uma modalidade de "Verão". A falta de piscinas cobertas e aquecidas no interior do país a isso obrigava, e foi nessas condições que trabalhou a figura mais conhecida da natação elvense, o Professor João Franco do Vale.
Infelizmente não viu cumprido o sonho de poder desenvolver a modalidade durante todo o ano, como acontece actualmente, mas mesmo assim o sucesso do técnico foi reconhecido internacionalmente. Colocou o CEN no mapa da natação portuguesa, sendo sem dúvida uma das instituições que mais tem feito para o seu desenvolvimento no interior do país.

Sem piscina coberta e aquecida em Elvas havia que procurar soluções para que a natação fosse também uma modalidade de "Inverno". Badajoz foi uma escolha de curta duração, pois a grande quantidade de utilizadores do complexo impedia a realização de um bom trabalho. Arronches foi a solução para que a natação tivesse uma preparação mais equilibrada, dando de imediato os seus frutos a nível regional.

Com a inauguração do Complexo de Piscinas Municipais de Elvas, finalmente o CEN passou a poder "nadar" em casa. O sonho tornava-se realidade e agora a natação é uma modalidade que trabalha todo o ano. Os resultados actualmente são melhores, com "tempos" impossíveis de conquistar na época do Prof. João Franco do Vale pelo acima descrito. Mesmo assim ainda existem pessoas que contestam sem qualquer fundamento os resultados registados.

Se dúvidas existem convido-os a darem um saltinho ao Morgadinho e vejam a evolução dos jovens nadadores elvenses. FORÇA MALTA!!

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

4 comentários:

Anónimo disse...

ou vai, ou racha, vamos lá pessoal! Conseguimos!

P. disse...

Obrigado :)

Anónimo disse...

Pedro:
Não te importes com as "pessoas que contestam". Não merecem a tua atenção.
A história do clube e o historial das marcas obtidas pelos nadadores são factos. E os factos não se discutem, nem se desmentem.
Ponto final.

Anónimo disse...

Como muitos pais, passei hoje pela piscina municipal- Era já o final da noite.
Foi muito bom ver o que ali se passava. Muitas dezenas de pequenos nadadores, possivelmente desde o cinco/seis aos nove/dez ali estavam preparando a grande maioria deles a "SUA PRIMEIRA PROVA". ESPECTÁCULO!!!!
Até os cadetes eram muito crescidos ao pé deles.
Amanhã se tiver lugar nas reduzidas bancadas ali estarei.
Bom trabalho!