quarta-feira, 7 de abril de 2010

Basquetebol uma realidade em Elvas

Depois de umas necessárias férias aqui estou de regresso à escrita. Durante estes dias estive a pensar nos temas a abordar, chegando à conclusão que por vezes os blogues mais activos na nossa cidade debatem os mesmos assuntos.
Como sou da opinião que devemos diferenciar as nossas publicações, irei aprofundar uma das minhas paixões à qual não tenho dedicado a importância que na minha opinião merece, pelos muitos adeptos que temos na nossa região.

O basquetebol como desporto menos popular passa um pouco ao lado da maioria dos elvenses, mas devo informar que já se joga em Elvas como modalidade federada há 18 anos. Já antes a prática de lançar bolas aos cestos era comum no Ciclo e em especial na Escola Secundária, mas não tínhamos clube. Em 1992 surgiu a oportunidade de darmos o passo em frente, que o basquetebol tivesse uma casa e essa foi a do Clube Elvense de Natação. Desde então temos a modalidade federada no CEN, numa total união de ambas partes com reconhecido sucesso. Muitas centenas de praticantes, muitos títulos regionais, escola nacional de minibasquete, três atletas fizeram parte das selecções nacionais sendo integrados nos Centros de Alto Rendimento, a nossa cidade já contou com vários estágios de selecções, o Coliseu já foi palco de uma Final a 8 da Taça de Portugal, considerada por muitos como a mais bem organizada até então...

Por muito que o futebol seja o desporto-rei, há outras modalidades que vão ganhando terreno, aumentando todos os anos o número de federados inscritos por todo o mundo.
Nos meus tempos de criança e adolescente era muito comum vermos as nossas ruas serem utilizadas pela pequenada como se de um campo de futebol se tratasse. A bola fazia parte do quotidiano, estava sempre presente, em especial porque era o único desporto verdadeiramente conhecido e mais desenvolvido na nossa cidade. Também tínhamos a natação, o atletismo ou a ginástica, no entanto menos apelativas à maioria dos mais novos.

Hoje em dia vamos encontrando miúdos que jogam basquetebol nas nossas ruas. Colocam nas paredes umas tabelas compradas nos hiper-mercados e passam horas a lançar ao cesto. E sabem porque fazem isto? Porque Elvas ainda não conta com espaços públicos suficientes onde possam jogar, continuando o futebol a ser a única preocupação. A nossa cidade também vai sentido que os tempos mudam e que a diversidade de modalidades existentes vai necessitando do apoio camarário.
Criar os chamados "playgrounds" seria uma forma de ajudar e dinamizar uma modalidade que queiram ou não é uma realidade em Elvas.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: