quarta-feira, 14 de abril de 2010

Árbitro português na Final Four da Eurocup 2010

O árbitro internacional português Fernando Rocha foi nomeado pela ULEB para a Final Four da Eurocup 2010, a realizar no próximo fim-de-semana em Vitoria (Espanha).
Sem dúvida uma distinção importante para a arbitragem portuguesa, que tem merecido da parte da FIBA Mundo e da FIBA Europa reconhecimento internacional. Esta é mais uma prova que se trabalha para que o basquetebol português se aproxime da elite.

Muitos não considerarão que isso seja algum dia possível, mas como pessoa que sempre mantém acesa a chama da esperança, acredito que ainda poderei ver equipas portuguesas tratar de chegar às fases finais das competições europeias, ou que a nossa selecção possa atingir um patamar mais elevado.

Penso que a nomeação do Fernando Rocha é um bom indício, pois apitar na Final Four da segunda competição europeia de clubes não é para todos.
Esta casa endereça os parabéns ao árbitro português, desejando-lhe a maior sorte do mundo para que represente da melhor forma possível o nosso basquetebol.

Jogando-se no País Vasco e contando com dois representantes espanhóis nos quatro finalistas, é de esperar que o Fernando Buesa Arena esteja a rebentar pelas costuras. Trata-se de um pavilhão com uma capacidade para 9700 pessoas, ideal para este tipo de eventos, onde já se disputou uma Final Four da Euroleague em 2001.
É em Vitoria que Power Electronics Valencia (ESP), Panellinios BC (GRE), Alba Berlin (ALE) e Bizkaia Bilbao Basket (ESP) irão decidir a edição 2010 da Eurocup, sem um claro favorito.

Power Electronics Valencia e Panellinios BC jogarão a primeira meia-final, no regresso da equipa espanhola às finais europeias, registando uma vitória em 2002 na ULEB Cup. Em frente irá ter uma equipa grega, e para quem está por dentro do basquetebol europeu sabe que se vão ver "gregos" para levar de vencida a equipa de Atenas.
Do melhor "cinco" da competição a equipa "taronja" conta com o base francês Nando de Colo e o poste australiano Matt Nielsen, podendo-se depreender por isto alguma superioridade. Além do mais a equipa de Valência conta com jogadores que poderão decidir o jogo, como são os extremos espanhóis Rafa Martinez e o internacional Victor Claver, ou a força no jogo interior do poste Kosta Perovic.

O Panellinios também incluiu um jogador no "cinco ideal" da Eurocup, o extremo americano Devin Smith, além do seu técnico Ilias Zouros ter sido nomeado o melhor treinador da competição. Sabe-se que os gregos são "loucos" pelo basquetebol e muito fieis aos seus clubes, esperando-se uma presença numerosa de adeptos helénicos em Vitoria. Será sem dúvida uma meia-final escaldante.

Na segunda partida do próximo sábado, estarão frente a frente Alba Berlin e Bizkaia Bilbao Basket. Os alemães são um clássico nestas andanças, vencendo em 1995 a Taça Korac (eliminando nas meias-finais um surpreendente e estreante Caceres CB, cujo segundo jogo tive o privilégio de assistir) sendo este o maior feito dos berlineses a nível europeu. Conta com jogadores experientes como os americanos Rashad Wright (base), Julius Jenkins e Immanuel McElroy (extremos), este último eleito para o "cinco ideal" da Eurocup.

Os bilbainos são estreantes nas fases finais continentais, sendo um clube que claramente está a apostar em tratar de conseguir uma aproximação aos "grandes" do seu país. Chegar a esta Final Four foi um enorme sucesso, e mais quando se joga a pouco quilometros de Bilbao, prevendo-se por isso uma verdadeiro peregrinação dos seus adeptos até Vitoria. Há muito entusiasmo em redor de uma equipa que com o técnico grego Fotios Katsikaris melhorou muito. O investimento na equipa foi enorme, conseguindo jogadores como o internacional espanhol Alex Mumbru, o belga Axel Hervelle, ambos provenientes do Real Madrid, o americano Chris Warren ou o poste francês Jerome Moiso, mantendo o extremo letão Janis Blums e o MVP da Eurocup, o poste croata Marko Banic.

Vamos ver se a experiência e frieza do Alba Berlin poderá superar o entusiasmo do estreante Bizkaia Bilbao Basket, em mais uma partida que se prevê muito equilibrada, podendo o fiel da balança pender para os bascos pelo facto de jogar praticamente em casa.

Este Humilde Observador irá dar conta de tudo o que se vai passar no Fernando Buesa Arena durante o próximo fim-de-semana, para informar os amantes do basquetebol que temos na nossa região.

Scottish
Basquetebol, uma verdadeira paixão

1 comentário:

Anónimo disse...

Como de costume, Paulinho Portinholas elege um alvo e não desmonta da burra. As burras e os burros são assim, muito teimosos, com fixações. Agora, tem sido a Rádio Elvas e já vai em 3 posts seguidos.



O último dá um estapafúrdio exemplo de uma pequena oficina, que não pode servir bem os clientes, porque presta serviços a uma empresa grande demais. Se a Portinholândia existisse, na nossa região por exemplo, ninguém poderia trabalhar com o grupo da Delta Cafés, sob pena de ser engolido pelos desejos monopolistas e antropófagos do comentador Nabeiro.



Nesta análise simplista, Paulinho Portinholas comete dois erros:



- o primeiro erro é estar convencido que insultar as pessoas que trabalham na Rádio Elvas é o único caminho para voltar a ser ouvido na antena;



- o segundo erro é acreditar que, nas instalações da Rua dos Chilões, morrem de medo pelo que ele pensa e escreve no seu blogue de má-língua, onde têm assento os mal-dizentes.



Sendo assim, o futuro á fácil de adivinhar em três actos:



- a Rádio Elvas vai continuar a trabalhar nos moldes em que o faz há mais de 9 anos;



- Portinholas continua sem ter a atenção mediática a que se julga com direito;



- a e reiteração dos comentários referidos prossegue.



Simples. E quem não perceber não é por ser incapaz de o fazer; é porque não quer mesmo entender.










De Anónimo a 12 de Abril de 2010 às 18:52
O SALAZAR TAMBÉM PENSAVA ASSIM E BASTOU UMA SIMPLES QUEDA DA CADEIRA!!!!!!


Responder a comentário | |



De anti noddy a 15 de Abril de 2010 às 21:44

Olha decmocrta que me saiste
tu es neto dum fachista que mandou na camara vai passsear portinholas






Noddy deixa a radio em paz
és um inutil
nem tiveste coragem de te demitir quando mais uma vez perdeste vergonhosamente as ultimas eleições.
es um demagogo de muito baixo nivel
espero que na radio elvas nunca mais metas o rabo
Inutil
menino mimado
Vejo autarcas de todos os concelhos e de todos os partidos a falar para radio e tu nada
bem feito noddy