segunda-feira, 1 de março de 2010

Xynthia já fez 45 mortos em França


No passado Sábado a "tempestade perfeita" Xynthia também passou por Elvas, mas felizmente sem grandes estragos materiais a registar, e muito menos o lamentar a perda de vidas humanas.

O mesmo não aconteceu em França, onde 45 pessoas morreram devido à queda de árvores, postes da luz e inundações derivadas dos fortes ventos que chegaram aos 160 kms/hora. Na sua passagem por Portugal e Espanha, onde se esperavam bastantes estragos, os registos de estragos não são significativos face ao que desde ontem está a acontecer na França, Bélgica e Alemanha.

Na nossa cidade foi o parque de estacionamento do Minipreço a zona mais afectada pelo forte vento que se fez sentir à hora de almoço. O resultado foi um ferido sem gravidade devido à queda das estruturas metálicas dos toldos para os carros. Como consequência deste problema, o trânsito na Estrada Nacional 4 foi interrompido pela PSP de Elvas, enquanto decorriam as operações de socorro e de remoção com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Algumas árvores não aguentaram os fortes ventos e caíram, em especial nas estradas da Carvalha e de Juromenha, assim como várias antenas de televisão que danificaram alguns telhados.

A considerada "tempestade perfeita" felizmente na nossa zona não causou muitos estragos, mas estes são sinais de um inverno bastante rigoroso, e sintomas que a natureza é uma força impossível de dominar. Muita chuva, que felizmente nos irá abastecer de água por bastante tempo, mas que também nos trás o mau humor caracteristico quando ficamos dias a fio sem ver o Sol. E vai continuar...

De lamentar o sucedido no Chile, onde um sismo de 8,8 na escala de Richter abalou por completo a zona centro-sul do país. As autoridades chilenas informaram que 708 pessoas perderam a vida com este trágico acontecimento. Depois do Haiti, onde morreram cerca de 220 mil pessoas, agora foi o Chile, que apesar da magnitude ter sido superior, é um país preparado para enfrentar esta brutal manifestação da Natureza. Em 22 de Maior de 1960 o Chile sentiu o maior sismo de sempre (desde que há registos), atingindo 9,5 numa escala de 10. Desde então o país implementou normas de construção anti-sísmicas.

O Três Paixões é solidário com os povos chileno e haitiano, esperando que a ajuda internacional tenha o êxito desejado e que a reconstrução de ambos países tarde o menos possível.

(foto site Linhas de Elvas)

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

1 comentário:

Xavier de Sousa disse...

Caro amigo

Já somos 2!!!
Dia 13 no Auditório de CAscais "Mário Moita e os Trovadores do Sul", onde me incluo, entre Luis Represas, UHF, Íris, entre outros, Espectáculo Solidário com o Haiti!!!

Abraço