sexta-feira, 26 de março de 2010

Tertúlia da Semana (#9)

No passado sábado tivemos uma campanha de recolha de lixo em vários pontos verdes da geografia elvense, através do projecto Limpar Portugal. Apesar da chuva foram muitos os voluntários que decidiram enfrentar a intempérie e associar-se ao projecto. No entanto a questão é se o tempo estivesse bom, se o sol brilhasse, o número de voluntários seria maior?

Agora surge outra iniciativa para amanhã, a "Hora do Planeta".

"É uma iniciativa da rede WWF que envolve Cidadãos Comuns, Governos e Empresas numa acção conjunta que pretende sensibilizar para a necessidade de se adoptarem actos simples mas válidos que permitam ajudar o Planeta na sua regeneração, conservação e preservação.
Em 2009, durante uma hora, mais de 4 mil cidades (das quais 11 cidades portuguesas), em 88 países, 21 mil empresas e 1.200 milhões de pessoas em todo o mundo deram o seu voto ao Planeta.
Às 20h30 do dia 27 de Março de 2010 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global".
(trecho tirado do comunicado da WWF Mediterrâneo Portugal)

Para este ano as expectativas da Hora do Planeta 2010 são ainda mais abrangentes, espera-se o envolvimento de mil milhões de pessoas e 6 mil cidades em todo o Mundo.

Portalegre vai aderir à Hora do Planeta desligando a iluminação do Castelo das 20h30 às 21h30.

As questões que coloco na mesa são as seguintes:
Os elvenses somos cidadãos preocupados com a reciclagem?
Preocupamo-nos com estas coisas de poupar para viver num mundo melhor?
Tratamos de manter as nossas ruas limpas de lixo e dejectos de animas de estimação?
Consideramos importante aderir à Hora do Planeta pois sem dúvida reduzimos o consumo de energia?

Considero que estamos pouco sensibilizados para estas coisas do meio ambiente, por muito que se diga o contrário. Basta ver a quantidade de beatas de cigarro que há nas ruas, de lenços de papel, do pouco civismo de alguns que permitem os dejectos dos seus animais de estimação. E só não estamos pior porque os mais pequenos "obrigam" a reciclar o lixo de casa.
Quanto à luz, creio que é geral a queixa que a EDP nos leva o dinheiro que temos para pagar as facturas mensais. Consideramos sempre elevado o valor pedido, mas nunca nos lembramos da quantidade de electrodomésticos que ligamos ao mesmo tempo, ou do ar condicionado que está o dia inteiro a trabalhar e a consumir energia.

E não se esqueçam que o civismo é um belo cartão de visita para uma cidade que pretende ser Património do Mundo...

Tertulianos digam de vossa justiça e desejo-vos um bom fim de semana.

Scottish
Uma Paixão, uma tertúlia semanal

Sem comentários: