sexta-feira, 12 de março de 2010

Tertúlia da Semana (#8)

Na passada semana o tema da tertúlia foi o realojamento de quatro famílias de etnia cigana no bairro de São Pedro, depois dos trágicos acontecimentos nas Fontainhas que vitimaram dois elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

No anterior fim-de-semana houve mais uma tragédia, com o desabamento das habitações contíguas ao Convento de São Paulo (antigo Tribunal Militar), desalojando quatro famílias. Sendo estas habitações propriedade do Exército Português, cabia a este órgão resolver o problema do realojamento, mas até agora, e depois da promessa da cedência provisória das casas junto ao Paiol da Nossa Senhora da Conceição, as quatro famílias continuam sem ver uma solução.

A única proposta foi de pernoitarem e deixarem os seus haveres na Casa de Reclusão de Elvas. As famílias aceitaram colocar os objectos pessoais neste local, mas decidiram ficar em casa de familiares, considerando o local com falta de condições habitacionais.
Na passada segunda-feira houve uma reunião com elementos do Instituto de Acção Social das Forças Armadas, Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz, Museu Militar de Elvas e Câmara Municipal, para se conseguir uma solução.
A intenção do Exército será realojar três destas famílias no bairro de Santa Luzia, mas as casas necessitam de obras de recuperação que podem levar entre três a cinco meses. Até estarem disponíveis, foi solicitado ao Chefe do Estado Maior do Exército a cedência temporária das casas junto ao Paiol da Nossa Senhora da Conceição.

(fonte site Rádio Elvas)

Para o realojamento das quatro famílias de etnia cigana foram necessárias 48 horas, mas para estas já passou quase uma semana e ainda não há "fumo branco". O problema passará pela burocracia existente no nosso país, ou que as partes implicadas tentam empurrar a responsabilidade do problema para os outros?

Tertulianos digam de vossa justiça.

Scottish
Uma Paixão, uma tertúlia semanal

Sem comentários: