sábado, 13 de março de 2010

Tempo de Magia (#10)

Habitualmente esta rubrica tem mostrado individualidades, mas hoje vamos apresentar uma dupla. Nunca venceram o anel de campeão, sendo talvez o maior senão na trajectória invejável destes dois extraordinários jogadores.
John Stockton e Karl Malone formaram provavelmente a dupla mais letal da história da NBA. O famoso "pick and roll" (bloqueio e continuação) tinha nestes dois jogadores a sua melhor interpretação num campo de basquetebol. Não surpreendeu por isso que Chuck Dailey os tivesse escolhido para formar parte do Dream Team, em detrimento de outros que individualmente poderiam ter mais possibilidades.

Com este perfeito entendimento John Stockton passou Magic Johnson como o jogador com mais assistências na história, totalizando 15.806 (10,5/jogo) em 19 épocas nos Utah Jazz. Marcou 19.711 pontos (13,1/jogo), mostrando que sabia fazer mais do que passar a bola aos colegas.
Karl Malone, era uma verdadeira força da natureza, tinha uma capacidade física que o tornava imparável quando atacava o cesto rival. Ficou conhecido no mundo do basquetebol como "The Mailman" (o carteiro), pois sempre entregava a correspondência, leia-se deixava a bola no cesto dos adversários.

Se Stockton era um jogador que pela sua forma de ser passava despercebido, que era algo introvertido, que não gostava de chamar a atenção, Karl Malone era o contrário. Muito divertido, gostava de "puxar" pelo público com brincadeiras ou com afundanços do outro mundo. Era uma figura muito extrovertida, a antítese do seu companheiro, mas juntos formavam uma dupla fulminante para os adversários. Karl Malone ainda tentou a conquista do anel jogando uma época com os Lakers, mas a ideia não foi bem sucedida, e será sempre recordado como jogador dos Utah Jazz, clube que representou durante 18 anos, tornando-se "só" no segundo maior marcador de sempre da NBA com 36.928 pontos (25/jogo), atrás de Kareem Abdul-Jabbar. Foi duas vezes o MVP da época (97 e 99), 13 vezes All-Star, eleito um dos 50 melhores jogadores de sempre, duas vezes campeão olímpico (92 e 96).

Para vermos a importância que um tinha para o outro, ambos foram considerados MVP do All-Star Game de 93. Os números #12 (Stockton) e #32 (Malone) foram retirados pelos Utah Jazz como homenagem aos seus jogadores mais emblemáticos.

No vídeo que se segue podemos ouvir comentários sobre esta dupla e ver a magia de Stockton-Malone em campo. Desfrutem!!!!



Scottish
Uma Paixão, um Tempo de Magia

Sem comentários: