segunda-feira, 8 de março de 2010

Fim de semana muito activo em Elvas

Tivemos um fim de semana recheado de eventos na nossa cidade. Apesar da chuva convidar ficarmos em casa, na verdade é que a Feira das Oportunidades contou com muitos visitantes. Esta é uma das feiras promovidas no Centro de Negócios Transfronteiriço mais bem sucedida, e demonstrou à edilidade que o espaço é reduzido para as dimensões com que a feira já conta, para não dizer que a zona para estacionamento deve ser repensada. No terreno em frente do CNT é onde habitualmente os visitantes estacionam os seus carros, mas com a chuva e a lama houve quem decidisse não parar e visitar a Feira.

À noite no Cine-Teatro, Susana Félix cantou para meia sala... Hora e meia de concerto, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, que mesmo assim foi do total agrado da artista, satisfeita com o público elvense, considerando-o "muito talentoso". Pode-se dizer que poucos mas bons!
Durante a noite houve motivos de interesse para quem teve vontade de sair de casa. Em foco esteve a música dos anos 90, com festas na Antiga Casa de Fados da SIR e no Moto Clube Alentejano com o DJ elvense Luís Calhau.

Desportivamente o destaque vai para o regresso às goleadas da SIR, que no Campeonato Distrital "despachou" a Comenda com um rotundo 12-0. Aproveitou bem o empate do líder Campomaiorense ficando assim com 3 pontos de desvantagem, e com menos um jogo. O primeiro lugar está "a tiro"!!!
Henrique Renga, nadador do CEN que este fim de semana disputou os Zonais de Infantis, conquistou um pódio com um 2º lugar nos 200m bruços, foi 4º nos 100m bruços, 6º nos nos 200m estilos, 8º nos 100m livres e 15º nos 200m livres. Além destas posições nas provas que realizou, conquistou um MAC (Marca de Apoio ao Clube) e três TAC's (Tempo de Admissão aos Campeonatos) para os Campeonatos Nacionais a realizar em Julho no Porto. Parabéns Henrique!

Para este Humilde Observador o destaque desportivo foi o regresso ao Pavilhão que durante tantos anos foi a minha casa do basquetebol. Mas este voltar ao Pavilhão Municipal de Elvas não foi bem sucedido, com uma justa derrota frente a um CEN que está a melhorar, que conta com jogadores que trabalham bem, que colocam muita intensidade no jogo e que mereceram sem qualquer discussão a vitória, a primeira registada no Torneio Intercalar de Sub-14 masculinos.
Foi um jogo especial, mas sempre concentrado e tratando que a minha equipa mostrasse a superioridade da primeira volta em Campo Maior, no entanto os meus jogadores "decidiram" não mostrar em campo aquilo que têm aprendido nos treinos. A quantidade de lançamentos errados perto do cesto foi sem dúvida a nota que definiu a derrota por 13 pontos, 47-34.
No dia seguinte o CEN viajou até Beja, tendo sido derrotado pelo líder Despertar por 15 pontos, 59-44. Apesar de terem perdido o jogo, o resultado revela a notável melhoria da equipa e a sensação que se poderia ter feito mais qualquer coisa.
Em Évora tivemos a estreia da equipa de Sub-14 feminina com uma derrota. O Salesianos venceu o CEN por 58-16, resultado normal para quem começou há pouco tempo, mas pelo visto esperam-se melhorias à medida que vão disputando jogos.

O fim de semana foi marcado negativamente pela demolição de um prédio que ruiu no Centro Histórico. Duas famílias ficaram sem habitação, tendo a edilidade disponibilizado duas casas na Boa-Fé. O Três Paixões esteve presente na demolição do prédio, e a sensação com que ficaram os presentes foi que as paredes pareciam verdadeiras folhas de papel. Atenção que situações como esta poderão voltar a acontecer devido ao elevado estado de degradação em que se encontram várias habitações no Centro Histórico. Para não haver alguma tragédia é urgente tomar medidas de recuperação dos imóveis que revelam estar a "cair aos bocados".

Ao fim de 12 anos a Barragem do Caia voltou a realizar uma descarga obrigatória de água. A muita chuva que tem caído obrigou a tomar esta decisão pois a barragem atingiu a cota 232. O espectáculo que proporciona a descarga levou muita gente à zona da albufeira do Caia, numa verdadeira romaria.

(fontes site Rádio Elvas e blog CEN Natação)

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

6 comentários:

cantosdacarreira disse...

Meia cidade no centro historico,está em pré-demolição,quer dizer vão caindo aos poucos os prédios mais antigos sem que haja uma politica que acuda a este flagelo.

A proposta de criar várias praças e largos com o derrube de uma serie de quarteirões parece ganhar força.

cantosdacarreira disse...

Meia cidade no centro historico,está em pré-demolição,quer dizer vão caindo aos poucos os prédios mais antigos sem que haja uma politica que acuda a este flagelo.

A proposta de criar várias praças e largos com o derrube de uma serie de quarteirões parece ganhar força.

Anónimo disse...

A ganhar força da parte de quem?
Só se for na cabeça de anormais como tu!

Anónimo disse...

Estava á espera de um mendecapto como tú,só para me deixar rir de ti anonimo das 9.59.,é que o derrube já está feito,é só fazer os largos e ruas.

Anónimo disse...

O coxo deixou elvas a cair,parece kabul depois dos bombardeamentos

Anónimo disse...

Coxo és tu e é da cabeçorra que tens.

Não sabia que este blogue também aceitava comentários ofensivos.

É lamentável que haja o Portinholas do costume que deita para cima da Câmara as culpas de uma situação que é da responsabilidade dos militares. Os prédios que cairam são do Exército, não são da Câmara.

O Portinholas sabe, mas veio aqui só para largar um vómito nogento, que é o que ele sabe fazer melhor, já que trabalhar não é com ele!